Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM abre cota para indígenas no Processo Seletivo para Juiz Leigo; inscrições para o certame iniciam neste sábado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM abre cota para indígenas no Processo Seletivo para Juiz Leigo; inscrições para o certame iniciam neste sábado
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM abre cota para indígenas no Processo Seletivo para Juiz Leigo; inscrições para o certame iniciam neste sábado

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O certame oferece 23 vagas e os selecionados atuarão no âmbito dos Juizados Especiais do Judiciário Estadual.

O período de inscrição para o “I processo seletivo para a Função de Juiz Leigo – no âmbito dos Juizados Especiais”, lançado pelo Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), inicia-se neste sábado (10/08), de forma online.

Na quinta-feira (08/07), o Tribunal publicou no Diário da justiça Eletrônico (Dje) um edital de retificação relativo ao certame para incluir, no número de vagas, uma cota de 3% para indígenas. No total serão 23 vagas, das quais 9 são destinadas à ampla concorrência, 5 para negros, 5 para pessoas com deficiência, 3 para hipossuficientes, e 1 para indígenas.

O juiz Saulo Góes Pinto, coordenador-geral de Cursos na escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) – instituição encarregada da realização do certame – e membro da Comissão do processo seletivo, ressaltou que a cota para indígenas não é obrigatória, por não se tratar de um concurso público, no entanto, a Comissão considerou adequado fazer esta inclusão.

“A comissão do processo seletivo de Juízes Leigos identificou que é uma necessidade de dar oportunidade também essa população e essa possibilidade está prevista em portarias do Conselho Nacional de justiça, portanto, acrescentamos essa cota de 3% de vagas para a população indígena, que deve seguir estritamente as determinações contidas no edital para comprovar sua condição na hora de inscrição”, disse o juiz.

Inscrição

A inscrição no processo seletivo será realizada apenas pela internet, no link https://www.tjam.jus.br/index.php/esmamprincipal, observado o horário oficial de Manaus, a partir das 8h deste sábado (10/08), até 23h59 do dia 25/08. O valor da inscrição é de R$ 100, a ser pago até 26/08, com isenção ao candidato que comprovar a condição de hipossuficiência, conforme critérios indicados no edital.

O juiz Saulo Góes destaca que os candidatos devem ter atenção para o período de pedido de isenção que é do dia 10/08 até o dia 18/08, bem como ao período de inscrição no processo seletivo, uma vez que não há previsão de que o prazo será prorrogado.

Requisitos

As vagas do “I processo seletivo para Juízes Leigos” realizado pelo TJAM são para atuação no âmbito dos Juizados Especiais e haverá cadastro de reserva, com classificação até a 200.ª colocação no certame.

Os requisitos para os candidatos interessados em disputar a vaga para a função de juiz leigo são: ser brasileiro nato ou naturalizado; ser advogado com mais de dois anos de experiência na área de direito; não ser cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, do juiz togado do Juizado onde exerça suas funções; não exercer atividade político-partidária, não ser filiado a partido político ou membro de diretoria de órgão ou entidade associativa de classe; não registrar antecedente criminal nem responder a processo penal; não ter sofrido penalidade nem praticado ato desabonador no exercício de cargo ou função pública ou privada, e no exercício da advocacia; e submeter-se à capacitação prévia (mínimo de 40 horas) e continuada, durante todo o exercício da função, a ser ministrada pela escola Judicial do TJAM, independentemente de já ter concluído qualquer outro curso ministrado por essa ou outra instituição.

 

 

Asafe Augusto

Foto: Banco de Imagens

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

Tags:AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende caminhão com 20 metros cúbicos de madeira ilegal
Próximo artigo Comitê de Governança da Suframa aprova Mapas de Riscos e Planos de Ação

Mais notícias desta categoria

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

14 horas atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

16 horas atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

17 horas atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

18 horas atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

1 dia atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

2 dias atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

2 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

2 dias atrás

Dia Nacional do Livro – Celebre a Leitura com o Prato Cheio

2 dias atrás

Pronto Atendimento Platão Araújo: Agilidade e Qualidade

2 dias atrás

SPA Outubro Rosa: Cuide do Seu Bem-Estar em Manaus

3 dias atrás

Alfashow Sadeam 2025 – A Educação Lúdica em Foco

3 dias atrás
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Boi Manaus – Celebração Cultural Imperdível na Capital
Estratégias de Vendas para Mulheres com ChatGPT
Pioneiras da Polícia Militar: Uma Inspiração Histórica
Prêmio IGMA reconhece Manaus em gestão pública
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?