Unidades móveis da Semsa percorrem zonas Norte, Leste, Oeste, Sul e rural para ampliar acesso a consultas e exames de prevenção.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), disponibiliza, a partir desta segunda-feira, 4/5, as Unidades Móveis de saúde da Mulher em pontos de atendimento na cidade. O serviço itinerante atua em cinco regiões — Zona Norte, Zona Leste, Zona Oeste, Zona Sul e zona rural — com ênfase no rastreio do câncer de mama e do colo do útero, oferecendo consultas, exames e orientações na Atenção Primária à saúde.
Locais e datas de atendimento
Zona Norte
Rua Ivone Seffair, nº 8, próximo à escola municipal Engenheiro João Alberto Menezes Braga – Monte Sinai
De 27/4 a 8/5
Zona Leste
Rua Coreia do Norte, s/nº, próximo à escola municipal professora Maria Raimunda Marques Brasil – Mauazinho
De 4 a 15/5
Zona Oeste
Avenida José Moacir Teberga de Toledo, s/nº, Parque Mosaico, estacionamento da USF Walid Aziz – Planalto
De 4 a 15/5
Zona Sul
Rua Theodore Levitt, s/nº, na comunidade católica São Paulo Apóstolo – Parque 10 de Novembro
De 27/4 a 15/5
Zona Rural
Rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), quilômetro 41, próximo à USFR Ephigênio Salles
De 20/4 a 8/5
Serviços oferecidos
No interior das Unidades Móveis de saúde da Mulher, as usuárias têm acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento pré-natal, planejamento familiar, mamografia, ultrassonografia, coleta e exame preventivo, testes rápidos para detecção de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e dispensação de medicamentos. O serviço integra as ações da Atenção Primária à saúde para ampliar o rastreio de cânceres e a oferta de cuidados.
Documentos e horários
O atendimento é exclusivo para a população feminina. Para ser atendida, a usuária deve comparecer a qualquer das unidades e apresentar documento oficial de identidade e o cartão do Sistema Único de saúde (SUS). As estruturas funcionam de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive nas datas declaradas pontos facultativos pela administração municipal, das 7h às 17h.
Estrutura e circulação
A Semsa opera cinco unidades móveis, uma para cada Distrito de saúde (Norte, Leste, Oeste, Sul e rural). Os equipamentos circulam preferencialmente em regiões de vulnerabilidade social e em vazios assistenciais, permanecendo em torno de 15 dias em cada localidade.
Fonte: Divulgação/Semsa
Assuntos nesse artigo:
#Semsa, #unidadesmoveis, #saudedamulher, #Manaus, #mauazinho, #planalto, #montesinai, #parque10denovembro, #am010, #usf, #mamografia, #ultrassonografia, #coletapreventivo, #testesrapidos, #prenatal, #planejamentofamiliar, #medicamentos, #rastreio, #cancerdemama, #cancercolodoutero
Publicado em: 3 de maio de 2026 às 10:42





