Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Turma de curso de Libras do TJAM conclui formação na EJUD
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Turma de curso de Libras do TJAM conclui formação na EJUD
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Turma de curso de Libras do TJAM conclui formação na EJUD

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A capacitação foi realizada nos meses de abril a junho na modalidade presencial.

Com o objetivo de proporcionar conhecimentos de Libras – Língua Brasileira de Sinais, para tornar cada vez mais acessível ao público surdo que procura o judiciário, o Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da escola Judicial (Ejud), promoveu a capacitação de mais uma turma de Libras na modalidade básica para 14 servidores públicos, estagiários e terceirizados e servidores de órgãos parceiros.

O encerramento do curso, que foi ministrado pela professora Sheila Aparecida de Miranda Colares, pós-graduada em Libras e com experiências na área da educação como Instrutora de Língua Brasileira de Sinais para ouvintes, aconteceu na tarde de terça-feira (05/06), na sala de aula da Ejud, localizada no Fórum Ministro Henoch Reis, na avenida Paraíba, s/nº, bairro São Francisco, zona Sul, com a apresentação de uma peça teatral demonstrando a simulação de um atendimento não inclusivo e em seguida com o intérprete de libras.

“Agradeço o desembargador Cezar Bandiera, diretor da Ejud, pela oportunidade de ministrar o curso de Libras para mais uma turma. Sou professora surda e sei da importância de acessibilidade em todos os órgãos para a comunidade surda. Por isso agradeço as portas que se abrem para ensinar meus alunos ouvintes”, disse Sheila Colares.

A capacitação teve 40 horas/aulas e foi realizada nos meses de abril a junho. Durante a formação os alunos aprenderam Libras por meio de seus aspectos gramaticais, linguísticos e culturais adquirindo, assim, um vocabulário básico geral; compreenderam a inclusão do surdo na perspectiva da legislação brasileira e; se tornaram aptos a dialogar e interagir em nível básico de Libras oferecendo um bom atendimento ao surdo.

Essa é a primeira turma do ano formada pela escola Judicial. A equipe pedagógica da Ejud vem notando a boa adesão dos servidores que já estão na expectativa da turma de nível intermediário, como é o caso de Vanessa Nogueira Lima, da Divisão de acessibilidade e Inclusão do TJAM.

“Foi muito importante aprender sobre a Língua Brasileira de Sinais e, assim, ajudar e compreender as pessoas e melhorar cada vez mais a acessibilidade e inclusão de todos no Tribunal”, afirmou a servidora.

 

#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz o registro fotográfico dos participantes da capacitação de mais uma turma de Libras realizada pelo Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da escola Judicial (Ejud)

 

Texto: Elisângela Araújo/EJUD
Foto: Leandro Oliveira/EJUD

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6666 / 993160660

 

Tags:AmazonasEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Semana do Meio Ambiente: representantes da ONG Mata Viva participam de palestra na CMM
Próximo artigo Sedecti inicia campanha de sensibilização para doação de sangue com palestra do Hemoam

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 semana atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 semana atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?