Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM, TRT/11 e TRE/AM realizam reunião para discutir portaria conjunta sobre Pacto Nacional da Linguagem Simples
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM, TRT/11 e TRE/AM realizam reunião para discutir portaria conjunta sobre Pacto Nacional da Linguagem Simples
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM, TRT/11 e TRE/AM realizam reunião para discutir portaria conjunta sobre Pacto Nacional da Linguagem Simples

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Durante a reunião, foram discutidas as ações conjuntas que serão realizadas pelos três órgãos em atenção à Recomendação n.º 144 do Conselho Nacional de justiça.

Os representantes do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), Tribunal Regional do trabalho da 11.ª Região (TRT/11) e Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) reuniram-se, na quinta-feira (11/04), para discutir a implementação da portaria Conjunta n.º 03/2024, que regulamenta o uso de linguagem simples e de direito visual nas instituições, para ampliar o acesso da sociedade à justiça, melhorar a comunicação e simplificar a prática de atos processuais. O encontro aconteceu na Sede do TRT/11, em Manaus.

Durante a reunião, foram discutidas as ações conjuntas que serão realizadas pelos três órgãos, entre elas a elaboração e divulgação de Manual, Guia Prático e Glossários de orientação sobre o uso da Linguagem Simples para os públicos interno e externo dos tribunais, além da implantação de ações por parte dos laboratórios de inovação das instituições relacionadas à inovação e acessibilidade, e a cursos e capacitações em conjunto sobre Linguagem Simples no Judiciário.

O encontro contou com a participação dos representantes do Grupo de trabalho do TJAM, Márcia Assunção da Divisão de Gestão e Projetos/Seplan; José Carlos Batista, Gonçalo Brandão e Gizelly Guimarães, Laboratório de Inovação e Inteligência; Vanessa Brito, Assessoria de Comunicação; Maria Auxiliadora Paula de Paiva, Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas; Rafael Santos, escola Judicial.

A reunião também teve a presença dos servidores do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do TRT/11, Hylace Braga Filho, Vicente Fernandes Tino, Rayane Oliveira, Renan Nogueira e Lindice Oliveira e Winder Jano Moreira Silva, da Divisão de Projetos e de Iniciativas Nacionais. O TRE/AM foi representado pelos servidores do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (Liods), Kleber Merklein e Elisabete Araújo da Silva.

Foi tratado também sobre o Plano de trabalho a ser desenvolvido pelos três tribunais em atenção à Recomendação n.º 144 do Conselho Nacional de justiça (CNJ). O encontro discutiu as estratégias que serão adotadas durante o ano de 2024, com o objetivo de tornar cada vez mais acessível e compreensível a comunicação do Poder Judiciário com o público em geral, conforme as diretrizes da da Recomendação n.º 144/CNJ.

Na ocasião, foi apresentado o projeto “Simplifica TJAM”, que consiste na divulgação de vídeos nas mídias sociais e canal do TJAM no YouTube e que, futuramente, serão disponibilizados em peças processuais – por meio de QR-CODE (código de resposta rápida), para onde o cidadão (que é parte em processos) poderá apontar a câmera de seu celular para esse código e assistir aos vídeos explicativos.

 

 

 

Vanessa Brito

Revisão gramatical: Joyce Tino

Foto: TRT

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 99316-0660.

 

Tags:AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Metodologia Acatech impulsiona avanços na indústria 4.0 no PIM
Próximo artigo Crianças dos 10 aos 14 anos podem ser vacinadas contra dengue neste sábado

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

3 dias atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

3 dias atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

3 dias atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

3 dias atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

3 dias atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

4 dias atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

4 dias atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

4 dias atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

4 dias atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

4 dias atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

5 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

5 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?