Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: TJAM participa de Sessão Especial alusiva ao aniversário da “Lei Maria da Penha” e de lançamento do “Observatório da Violência contra a Mulher”, na Aleam
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM participa de Sessão Especial alusiva ao aniversário da “Lei Maria da Penha” e de lançamento do “Observatório da Violência contra a Mulher”, na Aleam
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM participa de Sessão Especial alusiva ao aniversário da “Lei Maria da Penha” e de lançamento do “Observatório da Violência contra a Mulher”, na Aleam

Por
Última atualização: 15 de agosto de 2024
6 Min Lidos
Compartilhar

O Tribunal foi representado na solenidade pela desembargadora Maria das Graças Figueiredo, ouvidora da Mulher e coordenadora da Cevid/TJAM.

A desembargadora Maria das Graças Figueiredo, ouvidora da Mulher e coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas (Cevid/TJAM), representou o Judiciário Estadual, na quarta-feira (14/08), na Sessão Especial promovida pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) em alusão aos 18 anos de sanção da “Lei Maria da Penha”. Na ocasião, também foi anunciada a instalação da plataforma de pesquisa “Observatório da Violência contra a Mulher no Amazonas”, iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, do Legislativo Estadual.

Durante o evento, a desembargadora Maria das Graças recebeu, em nome do Tribunal, recebeu um Certificado de homenagem e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo Judiciário Estadual mediante estratégias e políticas de enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e contra crianças e adolescentes do sexo femininodo, na defesa de seus direitos, na assistência qualificada e na responsabilização dos agressores.

O evento aconteceu no plenário Ruy Araújo, e também reuniu lideranças da sociedade civil organizada, estudantes e representantes de instituições que atuam na rede de proteção e na defesa da mulher vítima de violência.

Em seu discurso na Aleam, a desembargadora Maria das Graças abordou a evolução da “Lei Maria da Penha”, como passo significativo na luta contra a violência doméstica e familiar; apresentou as últimas estatísticas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicando que a cada 6 horas uma mulher é morta no País, colocando o Brasil na 7.ª posição entre 84 países do mundo. A coordenadora da Cevid/Tjam citou que nos plantões judicias de fim de semana, são concedidas em torno de 40 medidas protetivas, e lembrou, ainda, que os seis Juizados Maria da Penha contam com equipes multidisciplinares, integradas por psicólogos e assistentes sociais, para atendimento humanizado e especializado às vítimas e também aos agressores.

Na solenidade, a desembargadora destacou que, na próxima semana, de 19 a 23 de agosto, as unidades judiciais do Tribunal de Justiça do Amazonas estarão novamente mobilizadas para mais uma edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa”. Na capital, a ação, que objetiva assegurar a efetividade da “Lei Maria da Penha” e contribuir com a celeridade dos processos relativos à violência de gênero, é realizada pelos seis Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e, no interior, pelas Varas com competência para julgar processos dessa natureza. Conforme a magistrada, mais de 2 mil audiências já estão pautadas para o período de esforço concentrado, numa ação que conta com o apoio da Defensoria Pública e do Ministério Público.

“Ainda enfrentamos desafios significativos. A subnotificação de casos e a persistência de estigmas e preconceitos continuam a ser obstáculos graves. Muitas mulheres ainda hesitam em denunciar devido ao medo de represálias ou à falta de confiança no Sistema de Justiça. Para superar esses desafios, precisamos garantir que a ‘Lei Maria da Penha’ continue a ser um instrumento de transformação social”, disse a desembargadora, salientando que é fundamental a ação conjunta de todas as instituições para assegurar a aplicação da legislação de maneira consistente e eficaz.

A deputada Alessandra Campelo, que está à frente da Procuradoria Especial da Mulher, do Legislativo Estadual, também apresentou estatísticas sobre crimes de gênero e salientou o estupro. A deputada alertou que, segundo estatísticas de 2023, uma mulher é estuprada a cada seis minutos no País, grande parte crianças e adolescentes estupradas dentro de casa. “Estamos comemorando 18 anos da Lei Maria da Penha, mas ainda temos muitas coisas a lamentar e pelas quais lutar”, disse a deputada.

“Observatório da Violência”

Durante a Sessão Especial na Aleam ocorreu o lançamento da plataforma da pesquisa “Observatório da Violência Contra a Mulher no Amazonas”, instituída na Assembleia por meio da Resolução Legislativa n.° 1.049, de 26 de junho de 2024. O mecanismo objetiva monitorar, coletar e analisar dados sobre violências praticadas contra mulheres no Estado do Amazonas, promovendo a integração entre órgãos que denunciam, investigam e julgam os casos ou acolhem vítimas.

“A gente nunca teve no Amazonas um organismo específico para fazer pesquisas de dados primários, que é ir às ruas e publicar os dados que coletamos hoje, dados atuais. Isso servirá para orientar a elaboração de políticas públicas baseadas na realidade em que vivem as mulheres no Amazonas e que sejam políticas públicas efetivas. Esse é o nosso presente, a nossa colaboração nesses 18 anos de Lei Maria da Penha”, afirmou a deputada Alessandra Campello.

No mês de agosto, a primeira etapa da pesquisa de opinião com a sociedade trouxe os dados primários sobre a Percepção do Machismo e da Rede de Proteção à Mulher na cidade de Manaus (conhecimento da Lei Maria da Penha, canais de denúncia). O Observatório pode ser acessado pelo endereço: e www.observatorio.aleam.gov.br 

 

 

 

Sandra Bezerra

Fotos: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660

 

 

 

Tags:AmazonasDenúnciasEstado do AmazonasManausSegurança PúblicaViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Celebração do Dia das Mães garante programação especial nos Centros de Convivência da Família do Governo do Estado

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Missão do BID visita os conjuntos habitacionais do Prosamin+ e destaca o avanço das obras

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Corpo de Bombeiros realiza simulado de salvamento veicular com múltiplas vítimas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta sexta-feira

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação destaca apoio a estudantes da rede estadual que vão participar da Olimpíada de Matemática no Japão

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Prato Cheio promove palestras sobre saúde e combate à violência infantil

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?