Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: TJAM lança cartilha e vídeo apresentando o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança para enfrentar a violência doméstica praticada contra magistradas e servidoras
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM lança cartilha e vídeo apresentando o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança para enfrentar a violência doméstica praticada contra magistradas e servidoras
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM lança cartilha e vídeo apresentando o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança para enfrentar a violência doméstica praticada contra magistradas e servidoras

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 24 de julho de 2024
6 Min Lidos
Compartilhar

Lançamento do protocolo pelo Tribunal de Justiça do Amazonas atende às diretrizes da Recomendação n.º 102/2021, do Conselho Nacional de Justiça.

 

O Poder Judiciário do Amazonas, como forma de orientação e esclarecimento de ações sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, lança cartilha e vídeo com conteúdo para a comunicação institucional do Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher praticada contra Magistradas e Servidoras, conforme Recomendação CNJ n.º 102/2021.

A iniciativa é voltada à prevenção e ao combate à violência doméstica contra as mulheres, com foco nas magistradas e servidoras (efetivas, comissionadas, cedidas, contratadas) e estagiárias da Corte, sendo ainda parte de um esforço contínuo para fortalecer as orientações e suporte às vítimas em relação ao tema. A cartilha e o vídeo abordam o passo a passo sobre o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança, trazendo informações e orientações em uma linguagem simples e direta.

Em 13 páginas, a cartilha explica o conteúdo da Resolução n.º 37/2023, do TJAM, que instituiu em março do ano passado o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento à Violência Doméstica praticada contra Magistradas e Servidoras. Em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a cartilha traz informações cruciais para a orientação, proteção e segurança das vítimas.

O vídeo, por sua vez, traz explicações sobre o protocolo e é fruto de um trabalho desenvolvido pela Comissão Permanente de Segurança Institucional em parceria com a Ouvidoria da Mulher da Corte.

Realizado pelos setores de Comunicação Social do TJAM e da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), o vídeo contém um passo a passo bem simples e direto, orientando as magistradas e servidoras que sofreram algum tipo de violência doméstica sobre o funcionamento do protocolo, indicando quando e onde procurar ajuda, entre outras informações. O atendimento é oferecido tanto presencialmente quanto de forma virtual, garantindo sigilo total em todas as informações colhidas.

“Com essas medidas, o Poder Judiciário do Amazonas reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar de suas magistradas, servidoras, colaboradoras, estagiárias e demais profissionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor para todas. O enfrentamento à violência doméstica contra a mulher é algo que precisa ser feito por cada um de nós e as mulheres que estão sofrendo com esse tipo de problema, podem e devem procurar ajuda. Somente dessa forma terão condições de romper com o ciclo de violência”, enfatizou a desembargadora Nélia Caminha Jorge, presidente do TJAM.

O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, reforçou que todas as informações prestadas pela vítima são tratadas de forma sigilosa. “A magistrada ou servidora vítima de violência doméstica deve procurar a Ouvidoria da Mulher para fazer a denúncia e obter as orientações necessárias. Lá, será atendida por uma equipe multidisciplinar, com uma escuta humanizada, poderá, ainda, ser encaminhada à rede de apoio (Delegacia da Mulher, IML para exames de corpo de delito, hospital – em caso de violência sexual, através de protocolo específico – e/ou encaminhamento para Casa Abrigo, quando houver necessidade de um abrigo temporário). Há todo um fluxo previsto para o atendimento dessa vítima e sempre com absoluto sigilo”, reforçou o corregedor.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJAM, desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, a cartilha e o vídeo são instrumentos idealizados e produzidos para trazer instruções e esclarecimentos às magistradas e servidoras acerca do protocolo de segurança institucional.

“A Administração do TJAM tem se preocupado com a problemática que atinge a todas as mulheres e, pensando nisso, lançamos uma cartilha e um vídeo, que são esclarecedores e apresentam ao público-alvo, as informações necessárias acerca do protocolo institucional, assim como os procedimentos que podem e devem ser adotados pelas servidoras e magistradas no caso de sofrerem violência. Este trabalho de divulgação é uma das muitas ações da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJAM, que está empenhada e atuando diuturnamente na tentativa de minimizar esse mal que assola a sociedade”, afirmou o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil.

 

Acesse aqui:

1. Cartilha sobre o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento da Violência Doméstica e familiar contra a Mulher praticada em Face de Magistradas e Servidoras (Clique Aqui e Acesse)

 

2. Vídeo com o passo a passo sobre o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento à Violência Doméstica praticada contra Magistradas e Servidora (Clique Aqui e Acesse)

 

Foto: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

Tags:AmazonascapaDenúnciasViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas captura três foragidos da Justiça durante ações na capital

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sorteio regional da Campanha Nota Fiscal Amazonense irá contemplar moradores de 14 municípios

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Caem crimes de roubos de celular, a ônibus e pedestres no Amazonas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Atuação da PGE-AM garante continuidade do ‘Potássio Autazes’, projeto com potencial para gerar mais de 17 mil postos de trabalho

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?