Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM homologa acordo entre Município de Manaus e Ministério Público sobre questão do aterro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM homologa acordo entre Município de Manaus e Ministério Público sobre questão do aterro
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM homologa acordo entre Município de Manaus e Ministério Público sobre questão do aterro

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Funcionamento, com expansão do aterro atual, fica prorrogado até abril de 2028, quando deverá haver a instalação e operação de NOVO aterro em local distinto.

 

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de justiça do Amazonas homologou na sessão desta segunda-feira (08/04) acordo entre o Ministério Público do Amazonas e o Município de Manaus no processo que trata sobre o aterro sanitário da cidade. A decisão foi por unanimidade, na Ação Civil Pública n.º 0011561-03.2000.8.04.0012, de relatoria do desembargador João de Jesus Abdala Simões.

O acordo tem duas partes: uma sobre a expansão do aterro atual; a outra sobre a instalação e operação de um NOVO aterro na cidade de Manaus. Na primeira, destaca-se que a expansão do aterro atual controlado é viável, com condicionantes impostas ao Município: a duração do aterro atual será prorrogada até abril de 2028, com tempo para que o Município, paralelamente à expansão, instale e opere um NOVO aterro em local distinto.

Na sessão, o relator explicou que o processo já existe há 34 anos, que chegou ao colegiado como recurso contra decisão de 1.º Grau e foi julgado em agosto de 2023, com imposição de multas e condições para continuidade de funcionamento do aterro a serem cumpridas pelo Município. Após, foram interpostos embargos de declaração e durante a tramitação destes recursos houve acordo entre o Ministério Público e o Município, único condenado com imposição de condicionantes.

O magistrado apresentou os itens da ementa, que tratam da busca de solução consensual no processo (o Município requereu audiência de conciliação); apresentação do Termo de Ajuste de Conduta dividido em duas partes: a primeira diz respeito à continuidade por um certo período e expansão do aterro atual e a segunda parte é sobre instalação de NOVO aterro para a cidade de Manaus, com desativação do atual; e a possibilidade de homologação de acordo, até mesmo depois de decisão judicial.

Depois da votação, o relator agradeceu a participação e o interesse do MP e do Município em solucionar a questão, de interesse de todos e principalmente de quem mora na cidade.

A seguir, a procuradora de justiça Silvana Nobre de Lima Cabral agradeceu pela condução do processo por parte do relator, que fez todo o trâmite de abrir a mesa de diálogo entre os envolvidos visando ao interesse do bem comum da cidade. “Agora que começa o trabalho para sair do ponto em que estamos, com muita responsabilidade e compromisso com o meio ambiente”, afirmou.

Acordo

O Município de Manaus apresentou em 15/03/2024 no processo o pedido de homologação de acordo firmado com o Ministério Público do Amazonas, autor da ação, após diversas reuniões e com a participação de vários órgãos, incluindo Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Segundo o Município, o acordo foi necessário, apontando que o prazo estabelecido no Acórdão de 2023 para a desativação e instalação de um NOVO aterro não seria possível de ser atendido, considerando que “o problema de resíduos sólidos na cidade é complexo e estruturante, situação que exige a participação efetiva das partes”.

 

 

 

Patrícia Ruon Stachon

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 99316-0660

 

Tags:AmazonasManausmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior TRT-11 abre inscrições para Semana da Conciliação Trabalhista de 2024
Próximo artigo Memória: Processos históricos do arquivo do TJAM lançam luz sobre casos “romantizados” pelo imaginário popular

Mais notícias desta categoria

Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco

3 dias atrás

Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional

3 dias atrás

Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro

3 dias atrás

Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas

3 dias atrás

Procon nas Escolas – Aprendizado essencial para jovens

3 dias atrás

Plano Municipal de Segurança Viária: Avanços em Manaus

5 dias atrás

Sedecti e Fapeam: Inovação no Amazonas

6 dias atrás

Manaus lidera ranking nacional de cobertura vacinal

6 dias atrás

transporte legal – Ação da Prefeitura de Manaus na zona Norte

6 dias atrás

Visa Manaus inicia operação de rastreabilidade alimentar

6 dias atrás

Prefeito David Almeida promove melhorias na saúde

6 dias atrás

Crédito Rosa: A oportunidade que impulsiona negócios

7 dias atrás
Viver com Arte: Transformando Residencial em Galeria
Prefeitura de Manaus capacita servidores para atendimento social
Tecnologia da Prodam revoluciona pagamento de multas
Minicomputadores ampliam inclusão digital nas escolas estaduais
Encontro Regional do Fonseas: Integração na Assistência Social
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?