Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM encerra programação da “1.ª Semana Nacional dos Juizados Especiais”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM encerra programação da “1.ª Semana Nacional dos Juizados Especiais”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM encerra programação da “1.ª Semana Nacional dos Juizados Especiais”

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

No último dia da programação, foram abordados temas decididos por tribunais superiores que influenciam na atuação dos juizados especiais.

 

O Tribunal de justiça do Amazonas realizou nesta sexta-feira (07/06) o encerramento da primeira edição da “Semana Nacional dos Juizados Especiais”,   programação realizada em âmbito estadual desde a última  segunda-feira (03/06), no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus F. Lopes, no prédio anexo à sede da instituição, com a participação de magistrados, servidores e palestrantes convidados.

No começo do dia houve a transmissão de um vídeo com mensagens de magistrados integrantes do Comitê Nacional dos Juizados Especiais, em que a sua coordenadora, Mônica Autran Machado Nobre, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região e conselheira do CNJ, falou que o evento tem como objetivo fortalecer os juizados especiais.

Criados há quase 30 anos (pela Lei n.º 9.099/1995), os juizados especiais se tornaram uma conquista valiosa para a sociedade brasileira, garantindo uma justiça mais célere, afirmou a conselheira Mônica Nobre, destacando que essa programação tem uma importância singular para refletir sobre desafios que se tem pela frente.

Palestra

Em seguida, o juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Márcio André Lopes Cavalcante, ministrou a palestra “Os Juizados Especiais na visão do STF e STJ”, citando cinco situações julgadas recentemente que podem ter impacto na atuação dos magistrados e para aprofundar a discussão sobre elas.

Com atuação em turma Recursal da justiça Federal desde 2014, o magistrado afirmou ter orgulho de atuar no microssistema dos Juizados Especiais, ressaltando a importância de o juiz se colocar no lugar do outro. “Eu julgo causas de baixo valor, mas muitas vezes representam tudo o que a pessoa que está pedindo tem; há pessoas que não sabem ler ou escrever”, referindo-se aos jurisdicionados que são partes em processos que analisa.

Quanto aos julgados dos tribunais superiores, o juiz citou que o STJ decidiu, no Tema 1053, que os juizados especiais da fazenda pública não têm competência para julgar ações de acidente de trabalho em que o INSS figure como parte. Isso porque o artigo 2.º da lei 12.153/2009, que trata da competência destes juizados, não inclui órgãos ou entidades federais.

Outra questão abordada por Márcio André foi a da competência dos tribunais de justiça para julgar mandado de segurança contra acórdão de turma recursal. Sobre isso, o STJ decidiu (RMS 70.750-MS) que, embora a regra seja de que competência para julgar tal processo contra ato de juizado especial é de turma recursal, admite-se como exceção que os tribunais conheçam dos mandados de segurança para controle de competência dos juizados especiais.

O magistrado também falou sobre o pedido de uniformização de jurisprudência e juizados especiais cíveis estaduais, que não está previsto na Lei n.º 9.099/1995. Sobre isso, houve decisão do STF em 2009 (ED RE 571.572 BA) para definir a competência do STJ para dirimir divergências entre decisões de turmas recursais estaduais e jurisprudência (do STJ) até a criação de turma de uniformização dos juizados especiais estaduais. Depois o STJ editou a resolução n.º 03/2016, transferindo tal competência aos tribunais estaduais.

Diante disso, o juiz citou casos de tribunais que decidiram que a resolução é inconstitucional e outros que começaram a editar atos internos disciplinando as turmas estaduais de uniformização de jurisprudência no âmbito dos juizados especiais dos estados. “Parece ser o modelo mais acertado, uniformiza, não sobrecarrega os tribunais ou o STJ e mantém equidade para segurança jurídica”, afirmou o palestrante. Esses e outros tópicos abordados pelo magistrado podem ser vistos no vídeo, cujo link está indicado ao final do texto.

Balanço positivo

Após a palestra do juiz Márcio André Lopes Cavalcante, o coordenador dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do TJAM, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, fez um pronunciamento e destacou que os cinco dias do evento foram muito proveitosos, proporcionando troca de experiência e conhecimento, com palestras realizadas em parceria com a escola Superior da Magistratura e oficinas temáticas em parceria com a escola Judicial, ambas do TJAM. Saraiva agradeceu à direção das duas escolas pelo apoio, bem como ao magistrados e servidores que atuaram na organização do evento e aos que frequentaram as palestras e oficinas (presencialmente ou pela transmissão da programação no canal do TJAM na plataforma YouTube) durante a “1.ª Semana dos Juizados Especiais”.

 

Confira a cerimônia de Encerramento: https://www.youtube.com/live/HbNxycBYGJA

Confira as fotos do último dia do evento AQUI: 

 

 

Patrícia Ruon Stachon

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:    [email protected]

(92) 2129-6666 / 993160660

 

 

Tags:AcidentesAmazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Lissandro Breval afirma que escola municipal continua servindo bolacha e suco como merenda escolar
Próximo artigo Operação Impacto: Polícia Militar do Amazonas prende homem com entorpecentes

Mais notícias desta categoria

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

10 horas atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

13 horas atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

13 horas atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

14 horas atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

16 horas atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

1 dia atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

1 dia atrás

PNAB: Escuta pública fortalece a cultura no Amazonas

2 dias atrás

Vacinação contra HPV: Amplie a saúde no Amazonas

2 dias atrás

ExpoSeg Amazônia: Segurança Pública em Foco

2 dias atrás

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança

2 dias atrás

Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados

2 dias atrás
Designer de Sobrancelhas: Curso Gratuito em Manaus
Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades
FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade
Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico
Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?