Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM e Semed realizam cerimônia de encerramento da formação em Justiça Restaurativa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM e Semed realizam cerimônia de encerramento da formação em Justiça Restaurativa
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM e Semed realizam cerimônia de encerramento da formação em Justiça Restaurativa

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Participaram da formação professores e gestores de ensino da REDE municipal de ensino, além de profissionais que atuam na REDE de proteção à criança e ao adolescente.

 

O Tribunal de justiça do Estado do Amazonas, por meio da escola Judicial e da Central de justiça Restaurativa, em parceria com a Secretaria Municipal de educação de Manaus (Semed) realizaram na tarde de quinta-feira (16/05), a cerimônia de encerramento da “Formação de Facilitadores em justiça Restaurativa” ofertada aos professores e gestores de ensino da REDE municipal de ensino, além de profissionais que atuam na REDE de proteção à criança e ao adolescente.

A solenidade que aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento do Magistério, localizada na Avenida Maceió, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, contou com a presença do diretor da Ejud, desembargador Cezar Luiz Bandiera; do juiz Luís Cláudio Cabral Chaves, titular da Vara de execução de Medidas Socioeducativas e coordenador da Central de justiça Restaurativa do TJAM; do chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar da Semed, Luís Oliveira, representando a Secretária Municipal de educação, Dulce Almeida, bem como dos instrutores da formação, concluintes e servidores da Semed.

O juiz Luís Cláudio Chaves destacou, durante a abertura do evento, que a formação “é fruto da parceria entre o Tribunal e a Semed, sendo este um importante passo que damos na difusão da Cultura de Paz na nossa sociedade, para o qual contamos com o total apoio da desembargadora Nélia Caminha Jorge, presidente do TJAM e do desembargador Cezar Luiz Bandiera, diretor da EJUD”.

Ele evidenciou também que a capacitação foi ministrada integralmente pelas servidoras do TJAM Sabrina Almeida e Nayluce de Lima, dentro do que preconiza o Conselho Nacional de justiça (CNJ). “O curso já foi realizado com carga horária e ementa em consonância com o plano pedagógico mínimo do CNJ e capacitou servidores de sete escolas do Município, cada uma situada em um dos seus sete distritos, e abriu o caminho para o próximo passo: a transformação dessas escolas em escolas restaurativas, sob a supervisão de nossas supervisoras em justiça Restaurativa”, finalizou o magistrado coordenador da Central de justiça Restaurativa.

Certificados

Durante a solenidade foram entregues diplomas aos 25 facilitadores que concluíram o curso, aos instrutores que realizaram as aulas, além de menção honrosa ao diretor da Ejud, ao coordenador da Central de justiça Restaurativa, e à equipe de coordenação da Semed.

Uma das formandas que recebeu a certificação de conclusão do curso das mãos do diretor da Ejud, foi Mayane Serrão. Para ela, a capacitação atingiu o resultado esperado, focando no ensino de técnicas da justiça Restaurativa que vão poder ser aplicadas nas escolas. “O curso foi excelente com o uso de metodologias e várias estratégias que vamos poder utilizar na sala de aula com os nossos alunos e com a comunidade escolar em geral”, afirmou.

Para o desembargador Cezar Bandiera, diretor da Ejud, a difusão da justiça Restaurativa é um passo fundamental para a construção de uma cultura de paz em nossas escolas. “Ao empoderar nossos educadores e gestores com essas práticas, estamos promovendo um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e inclusivo. Este esforço é essencial para a implementação do Plano de Implantação de justiça Restaurativa do Poder Judiciário, que busca transformar a forma como lidamos com conflitos e promover uma sociedade mais justa e equitativa. Estamos construindo juntos um futuro onde a empatia, o respeito e a justiça prevaleçam, e onde cada criança e adolescente possa crescer e aprender em um ambiente de paz”, declarou o magistrado.

 

#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria mostra participantes e organizadores durante a cerimônia de encerramento da “Formação de Facilitadores em justiça Restaurativa” ofertada aos professores e gestores de ensino da REDE municipal de ensino, além de profissionais que atuam na REDE de proteção à criança e ao adolescente.

 

Texto: Igor Braga e Elisângela Araújo | EJUD
Foto: Marcus Phillipe | TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto de Roberto Cidade que estabelece protocolo de proteção em casos de pagamento em duplicidade segue para sanção governamental
Próximo artigo Agendão Cultural está repleto de eventos nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades

2 dias atrás

FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade

2 dias atrás

Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico

2 dias atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto

2 dias atrás

Amazonas Green Jazz Festival marca o lançamento do álbum

3 dias atrás

Agosto Lilás: Conscientização em Manaus

3 dias atrás

Governador Wilson Lima e R$ 500 mil para Expoap 2024

3 dias atrás

Governador Wilson Lima: Combate a Incêndio em Manaus

3 dias atrás

Praça dos Remédios: Revitalização e Políticas Sociais

3 dias atrás

Educa Nise: 105 escolas e conscientização sobre bullying

4 dias atrás

Residencial Carlos Braga – Novo lar em Manaus

4 dias atrás

Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus

4 dias atrás
Centro histórico de Manaus – Turismo comunitário em foco
Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus
Fiscalização em Manaus – Vagas especiais são protegidas
Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres
Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?