Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: TJAM conclui mais uma turma do “Curso de Libras Intermediário”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM conclui mais uma turma do “Curso de Libras Intermediário”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM conclui mais uma turma do “Curso de Libras Intermediário”

Por
Última atualização: 12 de setembro de 2024
6 Min Lidos
Compartilhar

Essa é a sexta turma do curso de Libras formada pela Ejud na gestão do desembargador Cezar Bandiera.

A 6.ª turma do “Curso de Libras – Intermediário”, que contou com a participação de 20 alunos ー entre servidores, terceirizados e estagiários do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) ー concluiu nesta semana a formação realizada pela Escola Judicial (Ejud/TJAM), na sala de aula da Ejud, localizada no Fórum Ministro Henoch Reis, na avenida Paraíba, s/n.º, bairro São Francisco, zona Sul de Manaus, com uma apresentação de músicas em Libras pelos alunos.

 

A capacitação teve sua aula de encerramento ministrada pela professora Sheila Aparecida de Miranda Colares, pós-graduada em Libras e com experiências na área da Educação como Instrutora de Língua Brasileira de Sinais para ouvintes. A formação teve 40 horas-aula e foi realizada entre os meses de julho e setembro. Durante a formação, os alunos puderam aprender a Língua Brasileira de Sinais em nível intermediário, possibilitando a comunicação em Libras com pessoas surdas usuárias da Libras, com desinibição corporal em diversos contextos sociais.

Para Sheila, a sensação é de gratidão por mais uma turma formada. “Agradeço a Escola Judicial por essa oportunidade em oferecer aos seus servidores a oportunidade da inclusão, da acessibilidade. Como professora surda, sei da importância da acessibilidade em todos órgãos para comunidade surda, por isso agradeço as portas que se abrem para eu ensinar com muito amor e carinho meus alunos ouvintes”, destacou a professora.

Segundo o diretor da Ejud, o desembargador Cezar Bandiera, o curso de Libras “é mais uma importante iniciativa que reforça nosso compromisso com a inclusão e a acessibilidade. Ao capacitarmos nossos servidores em Libras, garantimos um atendimento mais humanizado e eficiente a todos que buscam acesso à justiça. Seguimos firmes em nosso propósito”, frisou o diretor.

Para a professora de educação física Vanessa Padilha, que foi uma das alunas do curso, a experiência no curso foi essencial para melhorar a comunicação no seu trabalho, visto que tem alunos surdos de todas as idades: “Foi uma vivência maravilhosa a do estudo de Libras. É muito importante esse contato com os surdos, visto que aprendemos bastante sobre suas necessidades e como ajudá-los da melhor forma possível, garantindo uma melhoria na acessibilidade e na comunicação com essas pessoas”, destacou.

A assistente social e servidora da Representação da Prefeitura de Parintins em Manaus, Cleia Braga da Silva, diz que sempre se interessou em aprender Libras e que o curso a levou a conhecer esse mundo de pessoas que precisam ser incluídas nos espaços públicos. “Essa oportunidade que surgiu pelo Ejud fez um diferencial em minha vida e, espero que possa continuar para alcançar mais pessoas e, assim, levar a inclusão social pela nossa região. Como funcionária pública sinto que os municípios do Estado do Amazonas, têm necessidade em melhorar a acessibilidade na comunicação”, concluiu.

Avanços

Esta é a sexta turma do “Curso de Libras ー Intermediário” da história da Escola Judicial. Iniciado no ano de 2022, o curso de Libras da Ejud visa a municiar os servidores do TJAM com o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, garantindo um melhor atendimento àqueles que precisam do Judiciário.

Com início previsto para o dia 1.º de outubro (terça-feira), a formação de Língua Brasileira de Sinais voltará às atividades, desta vez destinada ao nível avançado. Michel Eloi, que participou da última turma, já está na expectativa da próxima formação: “O projeto foi ótimo e maravilhoso, espero que tenha o curso avançado também! O projeto pode continuar para pessoas que precisam aprender Libras, porque é difícil ter inclusão em Libras. Locais públicos, como hospitais, tribunais, escolas, precisam ter curso em Libras, para ajudar na acessibilidade de todos”, finalizou.

 

 

#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria é a foto dos alunos do curso de Libras – Intermediário da Ejud, junto com a professora Sheila, a equipe da Escola Judicial e intérpretes. Todos estão fazendo o símbolo de “Eu te amo” em língua de sinais.

 

Gabriel Horta / Ejud
Foto: Nicolle Brito / Ejud

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasManausParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Sejusc lança projeto ‘Cuide-se’ de bem-estar da pessoa idosa

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

PC-AM divulga imagem de homem procurado por ameaça, perseguição e violência psicológica contra ex-companheira

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Em Boa Vista do Ramos, ação conjunta monitora lavouras de cacau e cupuaçu contra monilíase

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sefaz promove seminário para fortalecer o diálogo com contribuintes e esclarecer dúvidas sobre legislações fiscais

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Cigás avança com obras na avenida Cosme Ferreira e Estrada UTM 2, na Colônia Antônio Aleixo

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Projeto Cine Circo exibe curtas e palhaçaria nesta sexta-feira no Parque Rio Negro

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?