Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM celebra “Mês da Consciência Negra” com exposição “Pretoberâncias”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM celebra “Mês da Consciência Negra” com exposição “Pretoberâncias”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM celebra “Mês da Consciência Negra” com exposição “Pretoberâncias”

8 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A atividade é desenvolvida pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação e pela Comissão de Participação Feminina, em parceria com o Coletivo Arte Ocupa.

Celebrando o “Mês da Consciência Negra” e a luta histórica contra o racismo e a discriminação, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) abriu, nesta terça-feira (05/11), a exposição “Pretoberâncias”, com obras de dez artistas negros, exibidas no hall do Fórum Henoch Reis. A exposição fica aberta ao público até esta sexta-feira (8/11). A atividade é desenvolvida pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação e pela Comissão de Participação Feminina, em parceria com o Coletivo Arte Ocupa.

“Essa exposição nos convida a refletir sobre o impacto da diversidade e da inclusão em nossa sociedade. Este evento reafirma o compromisso do Tribunal de Justiça do Amazonas com a luta pela igualdade racial e pelo respeito às diferenças. A exposição nos lembra que a cor da pele não determina quem somos e nos incentiva a valorizar as diversas identidades que compõem o nosso país, e são muitas. Hoje, mais do que nunca, reconhecemos a importância de espaços como este, que nos proporcionam a visibilidade e o respeito às múltiplas vozes e culturas que enriquecem a nossa sociedade”, disse a vice-presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação, desembargadora, Onilza Abreu Gerth.

De acordo com o curador do projeto, o artista visual Marcelo Rufi, toda a exposição se caracteriza pela pluralidade das obras e dos artistas envolvidos apontando para a vivência de cada indivíduo e como as pessoas negras enxergam o mundo em que vivem. Segundo ele o nome “Pretoberância” se originou da ideia de juntar as palavras “Preto” e “Protuberância”, valendo-se de neologismo para destacar a identidade e cultura negra, ressaltando a necessidade de resistência e respeito às culturas afro-brasileiras e suas lutas históricas.

“O Coletivo Arte Ocupa é um coletivo de artistas independentes aqui de Manaus, e para falar sobre o mês da consciência negra a gente pensou numa palavra. O Nego Bispo, ele fala que a gente não é obrigado a falar a língua do nosso colonizador. Então, a gente criou uma nova palavra chamada Pretoberância, que é resistência, transgressão, e preto é a cor e é a nossa luta. São dez artistas do coletivo que estão falando sobre o racismo estrutural, sobre as suas próprias vivências, homenageando outras figuras, outras potências pretas, aqui no TJAM. Tem artista do grafite, do desenho, do lambe-lambe, tem intervenção, tem escultura, tem fotografia, tem performance. Então, a gente acredita que a arte manauara é pulsante, e essa pluralidade vai acontecer”, destaca o curador.

A exposição busca, por meio da arte, uma reflexão sobre a importância da Consciência Negra, valorizando a diversidade cultural, a história e as contribuições do povo negro para a sociedade brasileira. No total, são apresentadas 33 obras de artistas locais, sendo: uma escultura; três instalações; 11 pinturas; dois desenhos e 16 fotografias, com o apoio da designer Manuo (Emanuely de Oliveira Gomes).

A artista visual e fotógrafa Nalud Annihs afirma que espera que a exibição da sua arte transcenda a sociedade e leve a diálogos de impacto sobre conscientização relacionadas às desigualdades raciais no Brasil.

“A “Pretoberância” tem o objetivo de exaltar a cultura Afrolatina brasileira, Afroribeirinha, de todas as formas que envolvem a negritude que tem várias camadas. Assim como eu que sou travesti, e tem a sua intersexualidade negra. As minhas obras falam da minha identidade, com meu corpo, ou um corpo sem gênero que perfoma sobre a juventude, a periferia, repressão policial. Além disso, faço uma performance com materiais sustentáveis para realizar minhas fotografias, pensando também com responsabilidade ecológica”, disse a artista.

Você pode acessar mais imagens da abertura da exposição no link https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720321722812/with/54118717266 

 

#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz o registro fotográfico de detalhe da exposição “Pretoberâncias”, realizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no hall do Fórum Henoch Reis e que celebra o “Mês da Consciência Negra” e a luta histórica contra o racismo e a discriminação  

 

Texto: Asafe Augusto

Fotos: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

 

Tags:AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Suframa recebe visita do cônsul-geral do Japão em Manaus
Próximo artigo Tribunal do Júri condena casal por homicídio ocorrido em 2021, na Praça da Matriz

Mais notícias desta categoria

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

PL que institui Semana Municipal de Adoção Tardia de Crianças e Adolescentes, é aprovado na CMM

8 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Propositura de Isaac Tayah concede Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao Delegado Cícero Túlio

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?