Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM anuncia data da nova edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”, que já tem quase 2 mil processos em pauta
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM anuncia data da nova edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”, que já tem quase 2 mil processos em pauta
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM anuncia data da nova edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”, que já tem quase 2 mil processos em pauta

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Semana é um período de esforço concentrado que tem o objetivo de contribuir para a efetividade da “Lei Maria da Penha” e demais dispositivos legais de combate à violência doméstica e familiar.

O Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de violência doméstica e Familiar (Cevid/TJAM), anunciou nesta sexta-feira (09/08) que a 2.ª edição deste ano da “ Semana justiça pela Paz em Casa” acontece no período de 19 a 23 deste mês de agosto e que, até o momento, 1.895 audiências já foram pautadas, em todo o estado, para o período de esforço concentrado. Julgamentos de processos que tratam de feminicídios (tentados ou consumados) também fazem parte da programação da Semana.

A ação, que acontece nacionalmente com o apoio do Conselho Nacional de justiça (CNJ) e a parceria do Ministério Público e da defensoria pública, tem a finalidade de garantir a efetividade da “Lei Maria da Penha”, reforçando o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Em Manaus, a abertura do evento será realizada no salão do Fórum de justiça Ministro Henoch Reis, no dia 19/08, às 8h30.

A desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, Ouvidora da Mulher e coordenadora do Cevid/TJAM, destaca que as equipes dos Juizados Especializados no Combate à violência doméstica e Familiar contra a Mulher – mais conhecidas como “Juizados Maria da Penha” – e as Varas das comarcas do interior do estado estão empenhadas em organizadas a Semana que, neste mês de agosto, acontece em alusão ao aniversário 18 anos de sanção da Lei 11.340/2006 (mais conhecida como ‘Lei Maria da Penha’), comemorado no último dia 7, além de fortalecer as ações da campanha “Agosto Lilás”, de enfrentamento à violência contra mulheres.

“O nosso levantamento ainda preliminar aponta para o expressivo número de quase duas mil audiências pautadas para a ‘Semana’, em todo o estado, demonstrando o compromisso do Tribunal de justiça do Amazonas com esta desafioa causa que é o enfrentamento à violência de gênero, Esses índices no Brasil ainda são alarmantes, a despeito de todos os esforços do Sistema de justiça e das demais instituições que compõem a REDE de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica”, afirmou a desembargadora Maria das Graças Figueiredo.

Além das audiências pautadas para o período, as ações de sensibilização da sociedade e de conscientização sobre a importância do enfrentamento à violência doméstica também serão reforçadas durante a “Semana”, por meio do trabalho das equipes multidisciplinares dos Juizados Maria da Penha, que organizam palestras , rodas de conversa, expostas a serem levadas a ambientes como escolas e empresas.

“Esse é outro trabalho muito importante que buscamos destacar e fortalecer nas edições da ‘Semana justiça pela Paz em Casa’, porque sabemos que estamos lutando com uma questão estrutural em nossa sociedade. Além do rigor da lei, precisamos também trabalhar na mudança de comportamentos, de atitudes, na forma de encarar a relação entre gêneros, que precisa ser uma relação de respeito, de igualdade e sem preconceitos que levem a crer que um homem é ‘proprietário’ da vida de sua companheira, que PODE exercer sobre ela violência psicológica, financeira, física e até tirar-lhe a vida. Não Podemos, enquanto a sociedade aceitar como normal esse tipo de comportamento”, destacou a desembargadora.

 

Mobilização Nacional

Lançada em março de 2015, a ação “justiça pela Paz em Casa” é reforçada pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ), acontecendo simultaneamente em todos os tribunais do País com o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340 /2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

O evento – que chega neste mês à sua 27.ª edição – é realizado três vezes por ano: em março, marcando o “Dia Internacional da Mulher”; em agosto, em alusão ao aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha”; e em novembro, em referência “Dia Internacional para a Eliminação da violência contra a mulher – 25/11”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

Terezinha Torres / Sandra Bezerra

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:  [email protected] 

(92) 993160660

 

Tags:AmazonasManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior No Dia Internacional dos Povos Indígenas, Assembleia Legislativa destaca matérias voltadas a essa parcela da população brasileira
Próximo artigo Polícia Civil apreende adolescente por apropriação indébita do aparelho celular de sua vizinha

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus convoca 11 aprovados no concurso

2 horas atrás

HPS Platão Araújo: Transformação na Saúde da Zona Leste

16 horas atrás

CAF Jurídico – Assistência do Idam em São Gabriel da Cachoeira

22 horas atrás

Revitalização do bairro Planalto: novas pavimentações

1 dia atrás

Carteira de Identidade Nacional: Segurança Redobrada

1 dia atrás

Multivacinação 2025 – Atualize a caderneta de vacinação

2 dias atrás

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

6 dias atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

6 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

6 dias atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

6 dias atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

7 dias atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

7 dias atrás
Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata
Esporotricose: Atualização do Amazonas sobre a doença
Biblioteca Pública do Amazonas: Cultura e Memória
táxis em Manaus – Decreto amplia autorizações
Educação ambiental – PMM promove ação na escola André Vidal
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?