Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM alerta sobre a importância do combate ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM alerta sobre a importância do combate ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM alerta sobre a importância do combate ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Magistrados, servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal participaram na manhã desta quinta-feira de evento em que foi lançada nova versão de cartilha que aborda a temática.

 

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio de sua Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação, lançou nova versão de cartilha que aborda a temática com ênfase no ambiente institucional. O evento, realizado na manhã desta quinta-feira (09/05), contou com a presença de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal e integrou a programação da “Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação”. 

Compuseram a mesa de honra da solenidade a presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge; a presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do TJAM, desembargadora Carla Maria Santos dos Reis; a vice-presidente da Comissão, desembargadora Onilza Abreu Gerth; a coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar e Ouvidora da Mulher, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo; a desembargadora Vânia Marques Marinho; e o desembargador Délcio Luis Santos.

A elaboração da cartilha, que é voltada ao público interno, contou com a colaboração de servidores e magistrados que integram a Comissão de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação e, também, com o apoio da Assessoria de Comunicação do TJAM para a construção gráfica, diagramação e revisão textual.

O conteúdo da publicação pode ser acessado no link https://www.tjam.jus.br/index.php/cpeamsd/inicio . Nesse espaço virtual, o usuário também encontrará Resoluções e Portarias, Informativos, Formulários de Notícia de Fato (este último destinado ao interessado que passou por alguma situação de assédio ou discriminação e que deseja levar ao conhecimento da comissão), além de informações sobre outras ações da comissão e contatos da equipe.

União da sociedade

Na cerimônia de lançamento da versão atualizada da cartilha, a desembargadora Carla Reis afirmou que a sociedade precisa se unir para promover uma cultura de respeito e igualdade, em que cada indivíduo seja valorizado e protegido.

“Com essa cartilha o Poder Judiciário do Amazonas está dando um exemplo para outras instituições e outros poderes sobre o quão importante é sabermos quebrar essa cultura de assédio ou discriminação dentro do ambiente de trabalho. Nossa cartilha é de âmbito interno, e foi atualizada considerando todas as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, refletindo nosso compromisso coletivo com a criação de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso”, afirmou a magistrada.

Conforme consta na cartilha, a todo denunciante de assédio é resguardado o sigilo profissional, a fim de minimizar riscos psicossociais e promover a saúde mental no ambiente de trabalho, com a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação tendo o compromisso de garantir a proteção às pessoas envolvidas, a preservação de provas e a garantia da lisura e do sigilo das apurações.

A desembargadora destacou que os eventos que chegam ao conhecimento da Comissão são tratados de forma sigilosa. “É importante ressaltar que o trabalho tem sido exitoso e o Tribunal está de parabéns. Que seja cada vez mais quebrada essa cultura e permeada pela Educação, que move e transforma. Juntos podemos construir um ambiente onde o assédio e a discriminação sejam coisa do passado e onde a Justiça prevaleça verdadeiramente. E sobre o racismo de todas as formas, seja ele explícito ou sutil, consciente ou inconsciente, devemos sempre examinar nossas práticas e culturas organizacionais, para identificarmos e eliminarmos qualquer discriminação racial”, pontuou Carla Reis.

Após a solenidade de lançamento da cartilha, acompanhada da vice-presidente da Comissão, desembargadora Onilza Gerth, Carla Reis percorreu setores do Fórum Henoch Reis, onde conversou com servidores e magistrados e distribuiu exemplares da publicação.

A “Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação” foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, estando alinhada às diretrizes da Resolução n.º 450/2022 do CNJ.

Vídeo

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo institucional elaborado pela Assessoria de Comunicação do TJAM e que aborda o conteúdo da cartilha e informações que podem contribuir pela defesa de relações saudáveis no ambiente de trabalho do Poder Judiciário. O vídeo pode ser acessado por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=Fg5rsesaam4.

Roda de conversa

Na terça-feira (o9), também como parte da programação da “Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação”, foi realizada no auditório do Fórum de Justiça Euza Naice de Vasconcellos a “Roda de Conversa: Discriminação e sua relação com o assédio no ambiente de trabalho”. Organizado em parceria com a Escola Judicial (Ejud) e Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), o evento abordou os temas: racismo, gênero e capacitismo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

 

 

Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

 

Tags:AmazonasViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior 4º Simpósio Prevenção é Solução da Unale é realizado na Alerj, por iniciativa dos deputados João Luiz e Danniel Librelon
Próximo artigo Jornada de Integração Regional do Amapá terá Picth Day para captação de projetos em PD&I

Mais notícias desta categoria

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

14 horas atrás

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

20 horas atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

1 dia atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?