Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Terceira Câmara Cível dá parcial provimento a recurso de restaurante para reduzir valor e limitar período de multa em caso de descumprimento de liminar
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Terceira Câmara Cível dá parcial provimento a recurso de restaurante para reduzir valor e limitar período de multa em caso de descumprimento de liminar
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível dá parcial provimento a recurso de restaurante para reduzir valor e limitar período de multa em caso de descumprimento de liminar

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Empresa foi autuada por poluição sonora e MP iniciou Ação Civil Pública para interdição de local até a regularização de diversos documentos.

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de justiça do Amazonas deu parcial provimento a recurso de empresa da área de alimentação para imitar o período de multa a ser aplicada em caso de descumprimento de decisão liminar que determinou a interdição temporária do estabelecimento por descumprir a legislação, entre os quais a de poluição sonora.

A decisão do colegiado foi por unanimidade, no Agravo de Instrumento n.º 4001867-69.2023.8.04.0000, de relatoria do desembargador João Simões, e disponibilizada no Diário da justiça Eletrônico de 30/04.

Trata-se de caso em que o estabelecimento foi autuado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas), por não ter Licença Municipal de Operação para uso de equipamento sonoro, estando em desacordo com a Lei Municipal n.º 140/2013.

O Ministério Público iniciou Ação Civil Pública em 1.º Grau, pedindo a interdição total do estabelecimento, pela falta de Licença Ambiental, Licença de Funcionamento e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O pedido também inclui a obrigação de fazer pelo Município de Manaus, por meio da Semmas, para fiscalizar e adotar todas as medidas idôneas para assegurar a interdição.

Em 1.º Grau foi concedida a liminar para a interdição temporária do local até a efetiva comprovação de sua regularização, com a apresentação dos documentos citados, sob pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. Também foi determinado que o Município faça a fiscalização, com lacre do imóvel, também sob pena de multa.

Segundo o relator, o documento de autuação tem fé pública e não foi contestado pelo recorrente, e as alegações recursais de que estaria em funcionamento regular não merecem prosperar. Contudo, como o Juízo de 1.º Grau não fixou data final para multa e decidiu por valor considerado desproporcional, o colegiado deu parcial provimento ao recurso para constar a determinação na liminar de deferimento da interdição temporária do local até a efetiva comprovação de sua regularização, limitando a multa ao prazo de 30 dias, no valor de R$ 30 mil por dia, em caso de descumprimento.

 

 

 

 

Patrícia Ruon Stachon

Foto: Chico Batata / 26/3/2024

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

Tags:AmazonasBombeiroscapaFiscalizaçãoManausmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem no Alvorada
Próximo artigo Projeto Café com Cejusc-JT destaca a importância do diálogo e da negociação como forma de solução de conflitos

Mais notícias desta categoria

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

1 dia atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

2 dias atrás

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

2 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

2 dias atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

3 dias atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

3 dias atrás

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

3 dias atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

4 dias atrás

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

4 dias atrás

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

4 dias atrás

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

5 dias atrás

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

5 dias atrás

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?