Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Servidora do TJAM ministra palestra em evento nacional que debateu o enfrentamento à violência contra as mulheres
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Servidora do TJAM ministra palestra em evento nacional que debateu o enfrentamento à violência contra as mulheres
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Servidora do TJAM ministra palestra em evento nacional que debateu o enfrentamento à violência contra as mulheres

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

 

O Encontro conta com o apoio de instituições, além do TJAM, também do TRT 11, TRE-AM, TJAM, OAB/AM, CRC-AM, Power Sign e Instituto Natura do Brasil.

“Hoje nós falamos sobre o feminicídio a partir dos dados do Anuário Brasileiro do Fórum de Segurança Pública 2024 que foram publicados agora em julho fazendo um panorama do Brasil inteiro, falando de todas as regiões e abordando especificamente o nosso Amazonas e a cidade de Manaus. E a partir daí abordamos as características, de como funciona o feminicídio e a dimensão. O mais importante disso é entender a dimensão do feminicídio. O jurista sabe que o feminicídio é uma qualificadora do homicídio, está lá no Código Penal. No entanto, precisamos entender a dimensão. A grande pergunta que se faz é porque está tão elevado esse tipo de crime? Queremos conscientizar o público sobre esse problema”, comentou Cynthia Mendonça.

A palestrante destacou o aumento de índices de casos de feminicídio em todo o Brasil no ano de 2023, conforme traz o “Anuário Brasileiro do Fórum de Segurança Pública 2024” e manifestou sua preocupação com o assunto.

“Tivemos na Região Norte um índice elevado de casos de feminicídio, com o estado de Roraima registrando um aumento de 100% dos casos em comparação com o ano passado. O Amazonas teve 9,5% de crescimento dos casos. O Distrito Federal registrou 50% de aumento do feminicídio, com o Nordeste tendo essa mesma variação. No Sudeste, São Paulo teve mais de 13%, e a Região Sul com 5,1% de casos. Ou seja, o Brasil inteiro apresentou casos elevados de feminicídio, e não houve uma região do País com decréscimo significativo”, analisa a servidora do Poder Judiciário.

Cynthia Mendonça contou ter sido uma honra participar do “1º Encontro Nacional Ouvir & Enfrentar – Não se cale, fale!”, e também da alegria de falar não só para o público do Amazonas, mas de todo o País.

“Esse convite é feedback do trabalho voluntário que temos realizado com ações de combate à violência contra a mulher, com campanhas de educação indo às escolas e participando de movimentos sociais que tentam, de alguma forma, transformar, mudar essa chave, desconstruir esse machismo estrutural de homens que não compreendem que mulher não é posse ou um bem que se possa dispor de qualquer maneira. Somos pessoas livres, homens e mulheres, e devemos respeitar uns aos outros. Participar de um evento como esse é uma alegria muito grande e uma oportunidade de falar não só para o público do meu Estado, como também para o de todo o País”, garantiu a servidora.

Aplicativo

Em 8 de agosto do ano passado, quando da celebração dos 17 anos da Lei Maria da Penha, Tribunal de justiça do Amazonas e polícia Militar lançaram o “Aplicativo Ronda Maria da Penha’, criado no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica n.º 036/2023-TJAM e inspirado em um produto de Mestrado da servidora Cynthia Mendonça.

O app busca assegurar a atualização contínua do Banco de Dados do Tribunal de justiça do Amazonas com informações acerca do: descumprimento das medidas protetivas de urgência; das causas de desistência das vítimas; do perfil das vítimas e dos agressores e tantas outras mais que forem úteis à análise da efetividade da implementação da Lei Maria da Penha.

O encontro

Durante os dois dias, foram realizadas palestras sobre várias formas de violência contra a mulher, incluindo violência obstétrica, contra menores de 16 anos, e temas como feminicídio, suporte à mulher negra, independência financeira de vítimas e a presença feminina no futebol. Organizado pela REDEFEM, o evento apresentou, também, a história da organização e o papel das ouvidorias.

O Encontro conta com o apoio de instituições, além do TJAM, também do TRT 11, TRE-AM, TJAM, OAB/AM, CRC-AM, Power Sign e Instituto Natura do Brasil.

 

Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660

 

Tags:AmazonasManausPolíciaPolícia MilitarSegurança PúblicaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Desembargadores do TJAM prestigiam solenidade de posse dos ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão, respectivamente, como presidente e vice-presidente do STJ
Próximo artigo Concurso público: Câmara Municipal de Manaus retifica remuneração para cargos de Nível Médio e Superior

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

2 semanas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

2 semanas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 semanas atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 semanas atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?