Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Segunda Câmara Cível mantém decisão que obriga o Estado a construir presídio em São Gabriel da Cachoeira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Segunda Câmara Cível mantém decisão que obriga o Estado a construir presídio em São Gabriel da Cachoeira
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Segunda Câmara Cível mantém decisão que obriga o Estado a construir presídio em São Gabriel da Cachoeira

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O colegiado negou provimento a recurso de Apelação interposto contra decisão do Juízo de 1.º Grau daquela Comarca.

 

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de justiça do Amazonas negou provimento a recurso interposto pelo Estado do Amazonas e manteve os termos de sentença de 1.º Grau que determina a implementação de políticas públicas para solucionar a precariedade no sistema carcerário de São Gabriel da Cachoeira, incluindo a construção de um presídio naquele município, distante 852 quilômetros de Manaus. Os magistrados acompanharam o voto da relatora, desembargadora Onilza Abreu Gerth.

O processo 0000016-31.2017.8.04.6901 teve origem em Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Amazonas, ajuizada na Vara Única da Comarca de São Gabriel da Cachoeira. A sentença objeto do recurso de apelação interposto pelo Estado foi proferida em 06/12/2021, pelo juiz Manoel Átila Araripe Autran Nunes.

Na sentença, o magistrado considerou a situação precária a que os presos são submetidos no Município, permanecendo em celas superlotadas nas dependências da delegacia de polícia, sem a observância de nenhuma das obrigações do Estado, previstas em legislação.

No recurso interposto em 2.º Grau, a Procuradoria Geral do Estado alega que a sentença merece ser reformada por se tratar de interferência do Poder Judiciário na competência do Poder Executivo, ocorrendo “invasão de mérito administrativo e violação à razoabilidade”.

O voto da relatora pelo não conhecimento do recurso fundamentou-se na jurisprudência do Superior Tribunal de justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhecem a legitimidade da intervenção do Poder Judiciário em situações excepcionais para garantir direitos fundamentais. A magistrada ressaltou a importância da segurança pública e a necessidade de promover medidas que assegurem a dignidade da pessoa humana no ambiente prisional. 

Entre as medidas determinadas pela sentença de 1.º Grau, estão a apresentação, pelo Estado, de um plano para a construção de uma unidade prisional na cidade de São Gabriel da Cachoeira, obra esta a ser entregue em 2 anos. O andamento da execução do plano com o cumprimento das obrigações constantes da determinação judicial deverá ser informado ao Juízo periodicamente, a cada três meses. O magistrado fixou multa diária de R$50 mil, por eventual descumprimento das obrigações.

 

 

Asafe Augusto

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 99316-0660

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasManausPolíciaSão Gabriel da CachoeiraSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Câmara Cidadã: Assembleia Legislativa do Amazonas disponibiliza serviços gratuitos à população
Próximo artigo Câmara Cidadã realiza 5,3 mil atendimentos no primeiro dia de ação no Sambódromo de Manaus

Mais notícias desta categoria

Ilumina+ Amazonas: 100% de iluminação pública em LED

2 horas atrás

Orquestra Barroca do Amazonas apresenta Sinfonias imperdíveis

3 horas atrás

Estação de Tratamento de Água: Transformando São Gabriel

4 horas atrás

Reabilitação do Centro: Investimentos em Manaus

5 horas atrás

Viver com Arte: Transformando Residencial em Galeria

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus capacita servidores para atendimento social

1 dia atrás

Tecnologia da Prodam revoluciona pagamento de multas

1 dia atrás

Minicomputadores ampliam inclusão digital nas escolas estaduais

1 dia atrás

Encontro Regional do Fonseas: Integração na Assistência Social

1 dia atrás

Vacinação de Fronteira: Reunião Trinacional em Tabatinga

2 dias atrás

Governador Wilson Lima: Avanços da Saúde no Amazonas

2 dias atrás

Mindfulness e Saúde Mental: Ações em Manaus

2 dias atrás
Festival cultural – O Mundo Encantado da Disney
IPVA 2026: Redução e Refis Anunciados por Wilson Lima
Festival Olhar do Norte 2025: Destaques Imperdíveis
Planejamento e orçamento para 2026 em Manaus
Governo Presente: SSP-AM oferece Carteira de Identidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?