Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Rodas de conversas e exposição de fotos marcam evento da Semana Nacional da Adoção
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Rodas de conversas e exposição de fotos marcam evento da Semana Nacional da Adoção
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Rodas de conversas e exposição de fotos marcam evento da Semana Nacional da Adoção

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Atividade realizada pela Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij) e o Juizado da Infância e Juventude Cível (JIJC) foi realizada no auditório do Fórum Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, trazendo à tona temas como “A Cultura da adoção no Amazonas” e a “Legitimação da Homoparentalidade e adoção”, além do lançamento de uma exposição de fotos em totens com o tema “adoção: Um encontro transformador de vidas”.

Na manhã desta quinta-feira (23) a Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij) e o Juizado da Infância e Juventude Cível (JIJC) do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) realizaram evento alusivo à “Semana Nacional da adoção”, integrado por duas rodas de conversa com os temas “A Cultura da adoção no Amazonas” e “Legitimação da Homoparentalidade e adoção” e o lançamento de uma exposição de fotos em totens com o tema “adoção: Um encontro transformador de vidas”.

As rodas de conversa temáticas foram “A Cultura da adoção no Amazonas”, com palestra da presidente do Grupo de Apoio a Pais Adotivos no Amazonas (GAPAM), Iracy Rocha; e “Legitimação da Homoparentalidade e adoção”, da advogada e escritora Elaine Bezerra de Queiroz Benayon.

A programação também foi marcada pela exposição de painéis com fotos de famílias adotantes e identificadas pelo sobrenome, acompanhados de frases de destaque, como a da família Pinho que adotou grupo de irmãos: “adoção é uma linguagem de amor que preenche a alma deixando ela cheia de cores, sabores, emoções e vivências especiais”.

Durante a abertura, no auditório do Fórum Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, a juíza Scarlet Braga Barbosa Viana, titular da 2.ª Vara de Manacapuru, respondendo cumulativamente pelo Juizado da Infância e da Juventude Cível de Manaus, representou a desembargadora Joana Meirelles, que coordena a COIJ. Em seu discurso, a juíza Scarlet chamou a atenção para a necessidade de mudança em conceitos e costumes da sociedade para acompanharem a evolução da Lei no que diz respeito a adoção.

“A adoção por muito tempo foi estigmatizada como uma parentalidade de segunda categoria em decorrência das legislações anteriores, o tratamento constitucional que era dado aos filhos adotivos e o que observamos é que houve um avanço dessa legislação, a partir da Constituição de 1988 e da edição do Estatuto da Criança e do Adolescente, que revogou o antigo Código de Menores. A legislação se renova, mas culturalmente precisa haver essa solidificação desses avanços legislativos”, afirmou.

A magistrada destacou que o evento protagoniza a ação de divulgar a adoção como uma via de parentalidade tão importante e significativa quanto à parentalidade biológica sem estigmas e diferenças e que assegura às crianças e adolescentes que por várias razões de violação de direitos estão institucionalizadas, tenham os direitos constitucionais que são assegurados dentro do núcleo familiar.

A promotora de justiça Romina Carmen Brito Carvalho, coordenadora da Infância e Juventude do Ministério Público do Amazonas (MPAM) afirmou que o momento é para sensibilização da sociedade ao direito de crianças e adolescentes estarem em convivência familiar. “Muitas crianças e adolescentes, por motivos diversos, estão em uma fase de sua vida que não possuem direito ao convívio familiar e precisamos assegurar esse direito. Não obstante toda a excelência na prática de juízes, promotores de justiça, defensores e de toda a REDE de atuação na proteção da infância e juventude, ainda temos um déficit de crianças e adolescentes que não são adotados. Muitas pessoas possuem um perfil para adoção e muitos abrigados em instituições vão ficando de lado. Essa semana visa, sobretudo, conscientização com relação às famílias para que a gente coloque essas crianças e adolescentes como centro das atenções. Que as famílias percebam que o importante é levar esse direito à convivência familiar e um lar amoroso para as crianças”, disse a coordenadora do MPAM.

O evento reuniu instituições e entidades ligadas a adoção como a defensora pública substituta da 2ª DPE, Sarah de Souza Lobo; a advogada e escritora Elaine Bezerra de Queiroz Benayon; a presidente do Grupo de Apoio a Pais Adotivos no Amazonas (GAPAM), Iracy Rocha; a representante da REDE Acolher (que integra os abrigos), Magaly Araújo; a secretária de direitos humanos da SEJUSC, Gabriela Campezatto; a coordenadora de serviço social da Faculdade Nilton Lins, profa. Gerlane Freitas Andreocci, além de representantes e grupos de alunos de instituições de ensino e servidores do judiciário.

 

 

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz o registro fotográfico da solenidade de abertura da “Semana Nacional da adoção”, realizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij) e o Juizado da Infância e Juventude Cível (JIJC) do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) 

 

Texto: Sandra Bezerra

Fotos: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: divulgacao@tjam.jus.br

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasManacapuruManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Justiça decide que caseiro acusado de matar dono de sítio vai a júri popular
Próximo artigo Ageman vistoria pontos de iluminação no conjunto Nova República

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança

8 horas atrás

Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados

10 horas atrás

Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025

12 horas atrás

FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções

13 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível

1 dia atrás

Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público

1 dia atrás

Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas

1 dia atrás

Designer de Sobrancelhas: Curso Gratuito em Manaus

2 dias atrás

Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades

4 dias atrás

FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade

5 dias atrás

Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico

5 dias atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto

5 dias atrás
Educa Nise: 105 escolas e conscientização sobre bullying
Residencial Carlos Braga – Novo lar em Manaus
Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus
Secretaria de Educação convoca 61 candidatos do PSS
Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?