Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: “Restitua Amor” – Universitários reforçam campanha do TJAM que estimula doações do IR para Fundos da Infância e Adolescência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > “Restitua Amor” – Universitários reforçam campanha do TJAM que estimula doações do IR para Fundos da Infância e Adolescência
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

“Restitua Amor” – Universitários reforçam campanha do TJAM que estimula doações do IR para Fundos da Infância e Adolescência

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Acadêmicos dos Cursos de ciências Contábeis e Administração de quatro faculdades, treinados pela delegacia da Receita Federal no Amazonas, estão orientando o público das unidades judiciais do TJAM sobre a possibilidade de fazer a doação na Declaração Anual do Imposto de Renda 2023/2024.

 

Acadêmicos dos cursos de ciências Contábeis das faculdades Fametro, Martha Falcão, La Salle e Boas Novas estão realizando, de 1.º/04 a 5/04 e de 22/04 a 26/04, atividades de orientação ao público, em unidades judiciárias da capital, sobre a campanha “Restitua Amor”, desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coij), do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM). Nas abordagens, feitas de 9h às 12h no hall de entrada das unidades, os alunos orientam sobre a possibilidade de os contribuintes doarem parte do Imposto de Renda aos Fundos da Infância e Adolescência, que é  moto da campanha desenvolvida pela Coij desde 2019.

A capacitação dos acadêmicos para atuarem reforçando a ação do TJAM  foi realizada pela Secretaria da Receita Federal do Amazonas, instituição parceira da campanha.

A ação vai acontecer nos fóruns Desembargador Lúcio Fonte de Resende, Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, Ministro Henoch Reis e Desembargador Azarias Menescal de Vasconcelos, além do edifício Desembargador Arnoldo Péres, sede do Tribunal de justiça do Amazonas.

O “Restitua Amor” é um projeto do Poder Judiciário Estadual desenvolvido desde 2019 pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (COIJ), e em 2021 o Conselho Nacional de justiça criou a campanha “Se Renda à Infância” – em ambos, a população é sensibilizada a destinar, voluntariamente, parte do Imposto de Renda aos Fundos Estadual e Municipal para Infância e Adolescência. Os fundos aplicados são gerenciados pelos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente (nacional, distrital, estaduais e municipais), de acordo com o disposto na Lei n.º 8.069/90.

Abraçando a causa

Nesta terça-feira (02/04), servidores do edifício-sede Desembargador Arnoldo Peres receberam a orientação de acadêmicos da Faculdade Boas Novas, que foi representada pela coordenadora do Curso de ciências Contábeis da instituição, Maria José Rodrigues de Araújo, e pelos graduandos de 1.º período de Contabilidade e Administração, Gabriel Castro, 19, e Rayara Reis, 20.

“Estamos abraçando essa causa com o Tribunal de justiça e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal (NAF/RF), divulgando o que PODE ser feito em relação ao valor que você vai pagar de Imposto de Renda e até mesmo o valor que vai restituir. Damos ênfase nessa ajuda, do cidadão solidário destinando parte desse valor para um fundo de doação, o que facilita muito e ajuda as entidades a realizar com mais êxito seus trabalhos. Esse trabalho tanto é importante para conscientizar a população quanto para destinar para os fundos de apoio e à formação de nossos acadêmicos”, explica Maria José.

“Essa orientação ao público acaba agregando muita experiência logo de início para nós do 1º período. É algo positivo ajudar nesse projeto solidário, o que gera conhecimento geral para nós”, disse o acadêmico Gabriel Castro.

Para Rayara Reis, participar da ação “é muito importante não apenas em prol da sociedade, mas para nós enquanto seres humanos, e dá enriquecimento tanto no meio acadêmico quanto no profissional futuramente”.

Iniciativa louvável

Para a auxiliar de gabinete Juliana Lima, 23, a orientação por parte dos graduandos é louvável e visa a ajudar quem mais necessita.

“Acho muito importante essa iniciativa que é feita pelo Tribunal de justiça justamente para ajudar aqueles que mais necessitam. É um campanha da qual todos precisam ajudar e compartilhar cada vez mais ações como essas”, comentou ela, após receber um folder de divulgação sobre a campanha.

Segundo o servidor do edifício-sede do Poder Judiciário, Sandro Murilo Lima Martins, a campanha “Restitua Amor” é “válida porque existem, nos bairros carentes, muitas crianças e idosos que precisam de ajuda”.

Ao aderir ao “Restitua Amor”, a sociedade contribui de maneira segura e transparente com projetos que amparam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, psicológica, explorados sexualmente, usuários ou dependentes de drogas ou vítimas de maus-tratos. Os valores da destinação serão depositados na conta do fundo municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (dos Municípios) ou do fundo estadual, contribuindo no apoio a famílias; no incentivo à adoção de crianças e adolescentes; para a erradicação do trabalho infantil e profissionalização de jovens.

Conforme instrução da COIJ e da Receita Federal, o contribuinte poderá acompanhar a aplicação dos recursos que serão fiscalizados pelo Ministério Público Estadual, garantido a aplicação do imposto em uma causa de interesse público.

 

 

Paulo André Nunes

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:     [email protected] 

(92) 2129-6666 / 993160660

 

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior “Há muito ainda a ser transformado no sistema de Justiça”, afirma ministra do TST Delaíde Arantes na abertura da 10ª Jomatra
Próximo artigo Conheça alguns serviços gratuitos já confirmados para a 4ª edição da ‘Câmara Cidadã’

Mais notícias desta categoria

Amazonas avança na pecuária sustentável

2 dias atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

2 dias atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

3 dias atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado

3 dias atrás

#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits

3 dias atrás

Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados

3 dias atrás

Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado

3 dias atrás

Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea

3 dias atrás

FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária

4 dias atrás

#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025

4 dias atrás

Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus

4 dias atrás

Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios

4 dias atrás
Pré-Vest UEA: Revisão Gratuita no 3º Aulão Interativo
Governo do Amazonas realiza captação e transporte de órgãos
FCecon realiza exames laboratoriais de alta qualidade
Mutirão da Cidadania: Emissão da Carteira de Identidade
Telessaúde: Inovações do Amazonas no Conass
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?