Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Representantes Indígenas e servidor do TJAM recebem “Medalha de Mérito Acadêmico”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Representantes Indígenas e servidor do TJAM recebem “Medalha de Mérito Acadêmico”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Representantes Indígenas e servidor do TJAM recebem “Medalha de Mérito Acadêmico”

9 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
home1 Nd5j3M

A solenidade de outorga da insígnia é uma continuação da cerimônia ocorrida no dia 17 de outubro onde foram laureados diversas personalidades.

A escola Judicial do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM), realizou nesta sexta-feira (01/11), a entrega da medalha do Mérito Acadêmico a três laureados, que não puderam participar da cerimônia ocorrida no dia 17 de outubro do corrente ano, no Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Poder Judiciário onde funciona a Ejud.

A honraria, instituída pela Resolução n.º 14, de 5 de abril de 2023, do Pleno do TJAM, tem como objetivo laurear magistrados, servidores, professores, alunos e personalidades da sociedade civil por seus méritos e relevante contribuição ao ensino, à pesquisa, à extensão ou à jurisdição, em especial no âmbito da Ejud.

A solenidade de outorga da insígnia teve a presença do diretor da Ejud, desembargador Cezar Bandiera, que agraciou a presidente da Comissão de Amparo e defesa dos direitos dos Povos Indígenas da ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Adriana Inori, da etnia Kanamari; o diretor da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) na gestão 2024-2028, Edson Baré, da etnia Baré; e o diretor de Inteligência Artificial e Ciência de Dados da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJAM, Rhedson Esashika.

Em seu discurso de agradecimento a advogada Inori Kanamari falou sobre a parceria com a Ejud, que permitiu a realização de dois eventos neste ano “que exaltaram a nossa existência e a nossa cultura”.

Inori também ressaltou: “sou muito grata à escola Judicial por esse momento muito importante em que o Sistema de justiça se aproxima de nós, dos povos indígenas. Sou grata a minha ancestralidade, que me traz até aqui, a todos os meus parentes indígenas que me antecederam. Esse reconhecimento, para nós enquanto povos indígenas, é muito importante porque ressalta que nós realmente [temos] reconhecimento da nossa existência, [mesmo] estando no estado mais indígena do Brasil, mas infelizmente nós seguimos sendo invisibilizados” afirmou Kanamari.

O diretor da FOIRN também destacou sobre a importância desse momento para os povos indígenas. “Esse reconhecimento que estamos recebendo hoje é um ponto inicial para a nossa participação nesse processo de trabalho do Estado Brasileiro, não só apenas usando a nossa inteligência, nosso conhecimento, mas sim nós próprios indígenas fazendo parte desse processo. Eu estou bastante feliz em receber esse prêmio e com certeza será um grande legado para o nosso povo. Então, agradeço aos meus ancestrais e a todo o povo que me reconhece”, frisou Edson.

Já o servidor Rhedson Esashika, que ao longo do ano trabalhou em parceria com escola em ações de treinamento no uso de inteligência artificial para servidores do tribunal, afirmou que “ministrar o curso sobre inteligência artificial com os setores administrativos foi de extrema importância para que a gente saiba domar essas ferramentas porque assim vamos ter muito sucesso nos próximos anos com a aplicação de IA no Tribunal”.

Durante a homenagem, o desembargador Bandiera destacou também a importância do trabalho realizado por Adriana Kanamari e Edson Baré que fazem parte do grupo de autores que participaram da tradução oficial e integral do texto da Constituição Federal de 1988 para a língua indígena Nheengatu e do servidor Rhedson Esashika que atua na área de inteligência artificial no Tribunal.

“Com essas medalhas, outorgamos o reconhecimento e o agradecimento da parceria que os indígenas têm tido com a Ejud, além do cumprimento da nossa missão institucional. O reconhecimento e a importância que têm esses povos para a nacionalidade brasileira. Nós somos todos irmãos, devemos conviver não só em harmonia, mas em colaboração para o crescimento desses povos, para que estejam em uma condição de maior igualdade para conosco”.

O magistrado também evidenciou em seu discurso sobre “o grande trabalho que o servidor Rhedson e a equipe do TJAM vem desenvolvendo nessa área da Inteligência Artificial”. “Nós devemos aprender a manejar e utilizar a IA como uma ferramenta importante não só para a celeridade processual, mas também para a melhoria da jurisdição e o cumprirmos da nossa missão”, finalizou o diretor da Ejud.

 

#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra os medalhados com a medalha no peito e com o certifcado em mãos com o desembargador no centro. Ao fundo está uma placa com a logomarca da Ejud.

 

Texto: Elisângela Araújo | Ejud
Foto: Chico Batata | TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

Tags:AmazonasEstado do Amazonasinteligência artificial
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior estagio2 LdUL7L TJAM convoca estudantes para estágio em Direito e curso de formação presencial a ser realizado no próximo dia 5/11
Próximo artigo sala1 pf8QS1 TJAM reinaugura Sala de Amamentação e Brinquedoteca no Fórum Ministro Henoch Reis

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2025 07 29 at 173936

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

16 horas atrás
Setor primario Careiro da Vazea foto Arthur Castro Secom 3 1024x682 1

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

21 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 29 at 103533 1024x682 1

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

1 dia atrás
07038acc 7ca5 42b2 99c6 78f8256c5a51

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

2 dias atrás
CACI Tea Mauro Neto 5 1024x682 1

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

2 dias atrás
FAMILIA BENEFICIARIO RUAN DAMASCENO FOTO PAULA PESSOA UGPE 1024x683 1

Feirão Amazonas Meu Lar: Oportunidades Imperdíveis

3 dias atrás
Fonte Boa e Jutai Foto Janailton Falcao 1 1024x682 1

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

5 dias atrás
Detran AM Remocao Carros Racha Creditos Divulgacao Detran AM 3 1024x771 1

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

5 dias atrás
d4f224f9 a6bd 4aba 8cc8 49a85790cd7c

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

6 dias atrás
obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

6 dias atrás
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

6 dias atrás
IMG 7343

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

7 dias atrás

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?