Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: REGISTRE-SE: Corregedor acompanha atividades da Semana Nacional do Registro Civil em Benjamin Constant e Barcelos (AM)  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > REGISTRE-SE: Corregedor acompanha atividades da Semana Nacional do Registro Civil em Benjamin Constant e Barcelos (AM)  
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

REGISTRE-SE: Corregedor acompanha atividades da Semana Nacional do Registro Civil em Benjamin Constant e Barcelos (AM)  

Por
Última atualização: 17 de maio de 2024
7 Min Lidos
Compartilhar

A procura pela certidão de nascimento e outros serviços nos dois municípios superou todas as expectativas dos registradores locais durante a realização do “Registre-se!”.

A comitiva da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), liderada pelo corregedor, desembargador Jomar Fernandes, e autoridades do Poder Judiciário nacional, visitaram esta semana a comunidade indígena de Feijoal, na zona rural de Benjamin Constant, e a sede do município de Barcelos, no interior do Amazonas, para acompanhar as ações da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”, iniciada na segunda-feira (13/5) e encerrada nesta sexta em todo o País.

O projeto, já na segunda edição este ano, visa facilitar o registro civil de nascimento, resgatando a cidadania de milhões de pessoas que não possuem, por algum motivo, um documento básico de qualquer indivíduo: a certidão de nascimento. Sem este documento, o cidadão não tem acesso a serviços como saúde, educação, auxílios governamentais, dentre outros direitos.

Em Benjamin Constant, na comunidade indígena de Feijoal, a 56 quilômetros da sede considerada a maior do município com mais de 4 mil pessoas, a maioria da etnia ticuna, a comitiva fez a entrega simbólica de certidões de nascimento a indígenas e, logo depois, também acompanhou a realização de um casamento coletivo de 50 casais indígenas, na quadra coberta do Centro Municipal de Educação dos Saberes Indígenas Deãtüna Professora Daria Gabriel Quirino (CMEI). A cacica de Feijoal, Célia Joaquim Farias, 50 anos, da etnia ticuna, e que vive desde criança na comunidade, junto com o companheiro, estavam entre os casais que disseram o tradicional “sim”, durante a celebração do casamento, cuja cerimônia foi conduzida pela juíza de Direito de Feijoal, Luiziana Teles Feitosa Anacleto, titular da Comarca de Benjamin Constant.

Também decidiram oficializar a união em Feijoal, Idalino Fernandes Leopoldo, com mais de 80 anos, e dona Justina Cezário Parcia, da etnia ticuna, e que vivem juntos há muitos anos. A tradução para a língua ticuna foi feita com apoio de lideranças da comunidade. O corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, entregou a certidão de casamento aos noivos, diante de parentes e amigos do casal, e comentou a satisfação de fazer parte de um momento tão importante na vida dessas pessoas.

“Estamos na comunidade de Feijoal, acompanhando as ações do ‘Registre-se!’, e além de ser extremamente gratificante testemunhar o resgate da cidadania das pessoas que aqui vivem, através da emissão da certidão de nascimento, é um momento de muita alegria poder assistir o compromisso e a união de tantos casais”, comentou o desembargador Jomar Fernandes.

Barcelos

Já em Barcelos, a 406 quilômetros de Manaus, dez casais indígenas procuraram formalizar sua união no casamento coletivo realizado durante o “Registre-se!”, na sede do município. Esta foi a primeira vez que Barcelos recebeu as ações da Semana Nacional do Registro Civil.

A juíza de Direito Tamiris Gualberto Figueiredo, titular da Comarca de Barcelos, celebrou o casamento dessas pessoas, que moram na sede do município e nos arredores. A comitiva das autoridades fez a entrega simbólica das certidões de casamento emitidas.

De acordo com a tabeliã e registradora do cartório extrajudicial de Barcelos, Geiza Matos, o “Registre-se!” no município fechou esta semana com mais de 3,6 mil atendimentos no total, com a emissão da 2.ª via da certidão de nascimento, atendimento e orientações gerais, requisição da Carteira de Identidade Nacional (CIN), alistamento militar, atermações previdenciárias, inscrições e alterações de CPF, dentre outros serviços.

Participação

Além do corregedor Jomar Fernandes, a programação do “Registre-se!” no interior do estado contou, ainda, com a presença da juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, do CNJ, Beatriz Fruet de Moraes; do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; do defensor público-geral do Amazonas, Rafael Barbosa; da promotora de Justiça de Barcelos, Karla Cristina da Silva Reis; do chefe de Gabinete da CGJ/AM, Sérgio Amorim; dos titulares dos cartórios extrajudiciais nas comarcas de Barcelos e de Benjamin Constant, Geiza Matos e Miguel Agra, respectivamente; além de representantes das Prefeituras dos Municípios onde o projeto foi realizado; da Funai no Alto Solimões e no Alto Rio Negro; da Fundação das Organizações Indígenas do Rio Negro; da Câmara de Vereadores de Barcelos; servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas e da Corregedoria-Geral de Justiça; da Receita Federal; Justiça Federal; do Instituto de Identificação do Estado; Ministério Público do Amazonas; Junta Militar; Polícias Militar, Federal e Judiciária; e também representantes do Ministério dos Povos Indígenas; Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Barcelos e de Benjamin Constant; Secretarias Municipal e Estadual de Educação; dentre outros órgãos.

Veja mais fotos neste link: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720317001292/

 

#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria mostra, em primeiro plano, um casal com as mãos unidas durante o casamento coletivo de 50 casais indígenas, na quadra coberta do Centro Municipal de Educação dos Saberes Indígenas Deãtüna Professora Daria Gabriel Quirino (CMEI) na comunidade indígena Feijoal, em Benjamin Constant. Na mesma imagem, aparecem o corregedor-geral de Justiça do TJAM, desembargador Jomar (à esquerda) e a juíza de Direito Luiziana Teles Feitosa Anacleto – titular da Comarca de Benjamin Constant, que conduziu a cerimônia – e demais autoridades e servidores do Judiciário.

 

Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM

Fotos: Chico Batata e Acervo do Cartório Extrajudicial de Barcelos

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasBarcelosBenjamin ConstantManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas captura três foragidos da Justiça durante ações na capital

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sorteio regional da Campanha Nota Fiscal Amazonense irá contemplar moradores de 14 municípios

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Caem crimes de roubos de celular, a ônibus e pedestres no Amazonas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Atuação da PGE-AM garante continuidade do ‘Potássio Autazes’, projeto com potencial para gerar mais de 17 mil postos de trabalho

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?