Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: REGISTRE-SE: Cartório de Benjamin Constant prepara casamento coletivo na comunidade de Feijoal durante a Semana Nacional do Registro Civil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > REGISTRE-SE: Cartório de Benjamin Constant prepara casamento coletivo na comunidade de Feijoal durante a Semana Nacional do Registro Civil
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

REGISTRE-SE: Cartório de Benjamin Constant prepara casamento coletivo na comunidade de Feijoal durante a Semana Nacional do Registro Civil

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Será o segundo casamento coletivo em Feijoal, considerada a maior comunidade indígena do município de Benjamin Constant (AM).

Cinquenta casais das etnias ticuna, kokama e kambeba estão prontos para dizer o tão esperado “sim” em um casamento coletivo que será realizado no próximo dia 15 de maio, o segundo da comunidade indígena de Feijoal, na zona rural de Benjamin Constant, na região da tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) – o primeiro ocorreu em 2020. A ação é uma das atividades previstas da segunda edição da Semana Nacional do registro civil- “Registre-se!”, que ocorrerá no município entre os dias 13 e 15 deste mês, nessa localidade.

Alguns dos casais não falam o português e, em razão disso, a cerimônia contará com tradutores. De acordo com o titular do cartório extrajudicial da Comarca de Benjamin Constant, Miguel Agra, muitos dos casais já vivem juntos há muitos anos e têm filhos. “Parte deles não tinha casado em cerimônia civil alegando desconhecimento e outros, falta de condições financeiras”, explicou Miguel. Entre os casais com mais idade, um dos cônjuges possui 83 anos. Já entre os noivos mais jovens, a idade é de 23 anos.

A cerimônia, marcada para 9h, será conduzida pela juíza de Direito Luiziana Teles Feitosa Anacleto, titular da Comarca de Benjamin Constant, que estará presente para celebrar e oficializar essas uniões. O evento também contará com a presença de autoridades do Poder Judiciário estadual, incluindo o corregedor-geral de justiça, desembargador Jomar Fernandes, e, ainda, o presidente do Tribunal de justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, e a juíza auxiliar da Presidência da Corte Maranhense, Ticiany Gedeon Maciel Palácio. O juiz-corregedor auxiliar do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) Julião Lemos Sobral Júnior, e o chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas (CGJ/AM), Sérgio Amorim, também estarão presentes para testemunhar este momento importante para os casais indígenas.

O Centro Municipal de educação (CMEI) dos Saberes Indígenas Deãtüna professora Daria Gabriel Quirino, na comunidade de Feijoal, sediará o casamento coletivo e as demais ações da Semana Nacional do registro civil. Durante a cerimônia haverá uma apresentação indígena para os noivos e convidados presentes, além das autoridades que acompanharão a celebração. “Este casamento coletivo, que é o segundo a ser realizado na comunidade de Feijoal, não apenas representa o compromisso de vida entre os casais indígenas, mas também destaca a importância da justiça e da igualdade em todas as comunidades. É um momento de celebração da cultura e da diversidade, reforçando os laços de UNIÃO e respeito mútuo entre as diferentes etnias presentes na região”, comentou o corregedor-geral de justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes.

Feijoal, distante 56 quilômetros da sede de Benjamim Constant, no Alto Rio Solimões, no extremo Oeste do Amazonas, possui cerca de 5 mil pessoas e é considerada a maior comunidade indígena do município, segundo o portal da Prefeitura de Benjamin Constant. Chegar até essa localidade só é possível por meio de barco, cuja viagem leva em torno de 2 a 5 horas, dependendo do tipo da embarcação.

 

 

 

Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Foto: Arquivo Prefeitura de Benjamin Constant

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

Tags:AmazonasBenjamin Constant
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Barcelos registra 209 atendimentos no primeiro dia de Registre-se!
Próximo artigo Sancionada Lei do deputado Mário César Filho que garante até dois acompanhantes às Pessoas com TEA nas unidades de saúde do Amazonas

Mais notícias desta categoria

JEBs 2025: Resultados do Amazonas Impressionam

9 horas atrás

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

12 horas atrás

Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação

15 horas atrás

Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus

1 dia atrás

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

1 dia atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

1 dia atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

2 dias atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

2 dias atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

2 dias atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

2 dias atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

2 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

3 dias atrás
Natal 2025 em Manaus: Novidades Imperdíveis
Prefeito David Almeida vistoria obras essenciais
Ipem Amazonas: Embarcações que vão à COP 30
Centros de Reservação – Saneamento e Água em Parintins
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?