Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: “REGISTRE-SE 2024” – Reuniões preparatórias da Corregedoria do AM alinham atividades para a II Semana Nacional do Registro Civil  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > “REGISTRE-SE 2024” – Reuniões preparatórias da Corregedoria do AM alinham atividades para a II Semana Nacional do Registro Civil  
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

“REGISTRE-SE 2024” – Reuniões preparatórias da Corregedoria do AM alinham atividades para a II Semana Nacional do Registro Civil  

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A segunda edição do projeto ocorrerá em maio deste ano e o foco será a emissão da certidão de nascimento (1.ª e 2.ª vias) para os grupos populacionais em situação de vulnerabilidade, entre eles os povos indígenas, pessoas em situação de rua e migrantes.

A segunda edição do projeto ocorrerá em maio deste ano e o foco será a emissão da certidão de nascimento (1.ª e 2.ª vias) para os grupos populacionais em situação de vulnerabilidade, entre eles os povos indígenas, pessoas em situação de rua e migrantes.

A Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas (CGJ/AM) vem se reunindo desde o final de fevereiro com representantes de órgãos e de entidades (estadual e federal) com o objetivo de trabalhar na organização e de alinhar estratégias para os serviços que serão oferecidos no Amazonas durante a “II Semana Nacional do registro civil – “Registre-se””, que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de maio deste ano.

Os integrantes da coordenação do “Registre-se 2024” já conversaram com representantes do Setor de Certidão da CGJ/AM e de órgãos e entidades ligadas aos povos indígenas (FUNAI, Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entorno – Copime e Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas – Apiam); dos cartórios extrajudiciais do Amazonas (Arpen/AM); da defensoria pública do Amazonas (DPE/AM) e da Secretaria Estadual de Segurança Pública, através dos Institutos de Identificação e de Criminalística, para discutir as estratégias e otimizar o fluxo de trabalho de cada instituição envolvida, corrigindo eventuais falhas e implementando melhorias com base na experiência do ano passado, quando a Corregedoria Nacional de justiça lançou o projeto para combater o sub-registro civil no País, procurando resgatar a Cidadania de pessoas que, por algum motivo, não possuem registro de nascimento e, por isso, não têm acesso a direitos básicos, como atendimento pelo Sistema Único de saúde (SUS); ingresso em programas de auxílio governamentais e efetivação de matrícula em escola pública.

Conforme o Provimento n.º 140/2023, da Corregedoria Nacional, o público-alvo do “Registre-se” são os povos indígenas; as pessoas em situação de rua; os migrantes e a população carcerária. E, durante as reuniões preparatórias no Amazonas, já foram identificadas questões-chave para aprimorar alguns processos de trabalho com o intuito de garantir que a emissão do registro civil seja mais ágil para todos esses cidadãos, especialmente para os indígenas, que muitas vezes já enfrentam desafios logísticos e burocráticos adicionais.

Em relação a esse grupo populacional, uma das medidas discutidas foi a possibilidade de se trabalhar com tradutores para o atendimento aos indígenas que não falam português, além de um mapeamento prévio das comunidades a serem atingidas, quais etnias e as com maiores necessidades de documentação a fim de facilitar a atuação dos registradores.

capacitação

O juiz-corregedor-auxiliar Julião Sobral Júnior, que integra a coordenação do “Registre-se 2024”, destacou a importância do engajamento e da colaboração de todos os profissionais envolvidos no projeto, reconhecendo o papel fundamental desempenhado por cada um na promoção da Cidadania e na garantia dos direitos civis. “O objetivo das reuniões foi discutir a experiência do ano passado e otimizar medidas que, nesta segunda edição, possam facilitar e melhorar o trabalho de todos os profissionais envolvidos. São eles que fazem a diferença e nos ajudam a resgatar a Cidadania de milhares de pessoas que hoje não possuem um documento básico que é a certidão de nascimento”, comentou o magistrado, acrescentando que, entre os pontos apresentados nos encontros, também se levantou a necessidade de uma breve capacitação das pessoas que estarão no atendimento – incluindo os que irão trabalhar na triagem -, principalmente das populações indígenas, em razão de sua cultura e tradições.

“A ‘II Semana Nacional do registro civil’ se apresenta como uma oportunidade para consolidar a UNIÃO desses esforços e promover avanços significativos na prestação de serviços essenciais à população no que se refere à emissão da certidão de nascimento e outros documentos civis. A implementação de estratégias mais eficazes, que vem sendo discutidas com as instituições parceiras desse projeto, serão fundamentais para alcançarmos esse objetivo comum”, declarou o juiz-corregedor auxiliar Rafael Cró, que está coordenando os trabalhos do “Registre-se” no Amazonas.

#PraTodosVerem – A foto principal que ilustra a matéria mostra oito pessoas sentadas ao redor de uma mesa de trabalho oval discutindo determinado assunto. Em cima da mesa estão celulares, taças com água, xícaras de café e agendas para anotações. Entre as pessoas sentadas, uma é mulher e está falando. Em frente a um dos homens, que aparece de costa, está um notebook. Todos estão formalmente vestidos. Ao fundo, uma servidora, trajando blusa verde e calça preta, está sentada, fazendo anotações. Uma grande janela, com vista para parte da cidade, se destaca. O ambiente da sala é bem iluminado e as paredes são claras. Fim da descrição.

 

 

Texto e fotos: Acyane do Valle | CGJ/AM

Revisão gramatical: Joyce Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660.

 

Tags:AmazonasManausSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em menos de 24 horas, homem é preso por matar mulher com tiro no peito em Tabatinga
Próximo artigo TJAM convoca mais 150 estagiários de Direito para admissão

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 semana atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 semana atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?