Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: REGISTRE-SE 2024: Reunião discute preparativos do projeto na comunidade indígena de Feijoal, em Benjamin Constant
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > REGISTRE-SE 2024: Reunião discute preparativos do projeto na comunidade indígena de Feijoal, em Benjamin Constant
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

REGISTRE-SE 2024: Reunião discute preparativos do projeto na comunidade indígena de Feijoal, em Benjamin Constant

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Além de Manaus e Benjamin Constant, o “Registre-se!” será realizado também em Barcelos e Tabatinga este ano, sempre voltado ao atendimento das populações indígenas, pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados e população carcerária.

A escola Municipal Dária Gabriel Quirino será o local que receberá a segunda edição da Semana Nacional do registro civil – “Registre-se!”, entre os dias 13 e 15 de maio, na comunidade indígena de Feijoal, localizada em Benjamim Constant, no Alto Rio Solimões e distante 56 quilômetros da sede do município, já na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. A informação foi confirmada durante reunião com a coordenação do “Registre-se!” no Amazonas e os representantes dos órgãos parceiros do município do Alto Solimões, ocorrida no último dia 11/4, no formato virtual.

O projeto, idealizado pela Corregedoria Nacional de justiça e desenvolvido pelas Corregedorias-Gerais dos Tribunais estaduais de todo o país no mês maio, é voltado para a emissão da certidão de nascimento (1.ª e 2.ª visas) dos povos indígenas, pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados e população carcerária. Em Feijoal, além da emissão desse documento aos indígenas que vivem na comunidade, também será oferecido o serviço de reconhecimento voluntário de paternidade, segundo Miguel Agra, tabelião e registrador de Benjamin Constant, e ainda haverá um casamento coletivo, na mesma escola, com aproximadamente 100 casais indígenas.

Feijoal possui cerca de 5 mil pessoas e é considerada a maior comunidade indígena do município de Benjamin Constant, segundo o portal da Prefeitura do município, com grande parte da população formada por indígenas das etnias Ticuna, Kokama e Kambeba. Chegar até essa localidade só é possível por meio de barco, cuja viagem leva em torno de 2 a 5 horas, dependendo do tipo da embarcação.

A reunião ocorreu sob a moderação do juiz-corregedor auxiliar Rafael Cró, coordenador do “Registre-se” no Amazonas, e de Miguel Agra, do cartório extrajudicial de Benjamin Constant, com os representantes dos órgãos parceiros para discutir a infraestrutura necessária, logística e a atuação de servidores durante o evento. O juiz enfatizou o empenho de todas as instituições que estão engajadas no resgate da Cidadania, mencionando inclusive a intenção do ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de justiça, de visitar a comunidade no período da ação.

Miguel Agra destacou a importância do “Registre-se!” como um programa de Cidadania nacional, ressaltando a relevância da ação em Feijoal, especialmente por ser uma comunidade indígena da tríplice fronteira. David Bemerguy, prefeito de Benjamin Constant, assegurou o suporte da Prefeitura quanto à infraestrutura, logística de transporte, internet e outros materiais, destacando o apoio da UBS da comunidade, que disponibilizará sua embarcação para dar suporte aos trabalhos.

Além disso, a presença da defensoria pública, representada pelos defensores públicos Leandro Antunes e André Beltrão, garantirá atendimentos à população local quanto a serviços jurídicos envolvendo o registro civil, enquanto a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), representada pela servidora Idnilda Oliveira na reunião, prestará suporte logístico de transporte fluvial e atendimento à população indígena. “Essas medidas evidenciam o compromisso conjunto em promover a Cidadania e o acesso ao documento essencial do cidadão, que é a certidão de nascimento”, comentou o juiz Rafael Cró.

De acordo com o titular do cartório extrajudicial da Comarca de Benjamin Constant, Miguel Agra, já foram realizados aproximadamente 900 pré-atendimentos na comunidade de Feijoal, voltados para a emissão da certidão de nascimento, integrando os esforços preparatórios para a ação da II Semana Nacional do registro civil. E, nos últimos dias, os funcionários do cartório tem atuado no pré-atendimento das ações de reconhecimento voluntário de paternidade e habilitação de casamento.

 

 

 

 

Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM

Foto: Umberto Rodrigues | CGJ/AM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

(92) 993160660

 

 

Tags:AmazonasBarcelosBenjamin ConstantManausTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Procon Manaus promove palestra para lojistas
Próximo artigo Após solicitação de Jander Lobato, ruas da comunidade Cabo Lima recebem serviços de pavimentação

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

6 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

6 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

1 semana atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

1 semana atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

1 semana atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

1 semana atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

1 semana atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?