Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Referência em ressocialização, “Projeto Reeducar” completa 15 anos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Referência em ressocialização, “Projeto Reeducar” completa 15 anos
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Referência em ressocialização, “Projeto Reeducar” completa 15 anos

Por
Última atualização: 27 de setembro de 2024
5 Min Lidos
Compartilhar

Desde a sua criação, o Projeto Reeducar já atendeu 16.330 liberados provisórios, com uma taxa de reincidência de apenas 2,65%.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) comemorou os 15 anos do Projeto Reeducar, em um evento realizado, nesta sexta-feira (27/09), no Fórum Henoch Reis. Instituído em 2010, o projeto é uma referência na ressocialização de pessoas em liberdade provisória, promovendo a reintegração social e reduzindo a reincidência criminal através de cursos de qualificação profissional.

O projeto foi coordenado, em seus 15 anos de atividade, pela juíza Eulinete Tribuzzy, que foi homenageada na ocasião.

O evento foi realizado no Fórum Ministro Henoch Reis e contou com a presença da desembargadora Mirza Telma de Oliveira, do desembargador Flávio Humberto Pascarelli; do juiz—corregedor auxiliar, Áldrin Henrique Rodrigues (representando a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas); da juíza Rosália Nogueira – que passará a conduzir o programa Reeducar – e de demais magistrados da Corte;

Em entrevista momentos antes da solenidade, a juíza Eulinete Tribuzy, ressaltou o impacto social do programa. “A história do projeto Reeducar é singular e muito interessante, porque ele é um projeto que vem crescendo e contribuindo de maneira significativa com a ressocialização das pessoas em cumprimento de pena. Nós temos um resultado fabuloso de mais de 16 mil assistidos pelo projeto e menos de 3% retornaram a se envolver com o crime. Isso é gratificante e estimulante”, destacou a juíza.

Desde a sua criação, o Projeto Reeducar já atendeu 16.330 liberados provisórios, com uma taxa de reincidência de apenas 2,65%, o que equivale a 434 pessoas. O projeto oferece aos reeducandos cursos de capacitação em uma estrutura moderna no Fórum Henoch Reis, equipada com salas de atendimento e um miniauditório que é utilizado para aulas.

Uma década e meia de transformação

O Projeto Reeducar, ao longo de sua trajetória, tem mostrado que é possível reduzir a reincidência criminal e oferecer novas oportunidades para aqueles que buscam um recomeço. Com o apoio de parceiros institucionais e a dedicação de sua equipe, o projeto se consolida como um exemplo de ressocialização bem-sucedida no Amazonas.

É o caso do Matheus Abraão da Silva, que passou pelo projeto e agora está aproveitando as novas oportunidades. “Esse projeto fez com que eu voltasse à sociedade. Quero agradecer bastante a toda equipe. Eu quero dizer a todos os amigos que fazem parte do projeto que todas as oportunidades que vocês querem vão acontecer. A partir do Reeducar eu fiz cursos e agora ganhei uma oportunidade de trabalho e espero que todos vocês possam, também, trabalhar de carteira assinada. Eu quero mostrar para todos que estou ressocializado e vou dar muito orgulho para minha família. Graças a Deus sou uma nova pessoa”, disse..

Participação institucional

O Projeto Reeducar, ao longo de seus 15 anos de existência, contou e conta com o apoio de diversas instituições, como o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), a Secretaria Estadual do Trabalho (SETEMP/AM), a Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM), a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/AM), o Serviço Social de Aprendizagem Comercial (SENAC/AM), a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/AM), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), além dos grupos de apoio como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, tais como o secretário de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), coronel Paulo César Gomes de Oliveira Júnior e o defensor público Miguel Henrique Tinoco de Alencar. Também participaram representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI); da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) e da Ordem dos Advogados (OAB/AM).

Você pode conferir mais fotos sobre a cerimônia no link https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720320649608/with/54025487646  

 

#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz o registro fotográfico da cerimônia de comemoração aos 15 anos do Projeto Reeducar do Tribunal de Justiça do Amazonas 

 

Texto: Asafe Augusto
Fotos: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
 
E-mail: [email protected]
 
(92) 99316-0660

 

 

Tags:AmazonasEducação TecnológicaEmpreendedorismoSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia antecipação da primeira parcela do 13º salário para 23 e 24 de junho

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
28 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Semig promove Seminário de Mineração no Amazonas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
28 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação mobiliza escolas para a prevenção à infrequência escolar

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
28 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Seas e representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social promovem oficina sobre o Bolsa Verde

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
28 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Mulheres de terreiro do Amazonas participam do 5º Encontro Nacional da Renafro Saúde, em Salvador

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
28 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 174 vagas de emprego para esta quinta-feira

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
28 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?