Desde a sua criação, o Projeto Reeducar já atendeu 16.330 liberados provisórios, com uma taxa de reincidência de apenas 2,65%.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) comemorou os 15 anos do Projeto Reeducar, em um evento realizado, nesta sexta-feira (27/09), no Fórum Henoch Reis. Instituído em 2010, o projeto é uma referência na ressocialização de pessoas em liberdade provisória, promovendo a reintegração social e reduzindo a reincidência criminal através de cursos de qualificação profissional.
O projeto foi coordenado, em seus 15 anos de atividade, pela juíza Eulinete Tribuzzy, que foi homenageada na ocasião.
O evento foi realizado no Fórum Ministro Henoch Reis e contou com a presença da desembargadora Mirza Telma de Oliveira, do desembargador Flávio Humberto Pascarelli; do juiz—corregedor auxiliar, Áldrin Henrique Rodrigues (representando a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas); da juíza Rosália Nogueira – que passará a conduzir o programa Reeducar – e de demais magistrados da Corte;
Em entrevista momentos antes da solenidade, a juíza Eulinete Tribuzy, ressaltou o impacto social do programa. “A história do projeto Reeducar é singular e muito interessante, porque ele é um projeto que vem crescendo e contribuindo de maneira significativa com a ressocialização das pessoas em cumprimento de pena. Nós temos um resultado fabuloso de mais de 16 mil assistidos pelo projeto e menos de 3% retornaram a se envolver com o crime. Isso é gratificante e estimulante”, destacou a juíza.
Desde a sua criação, o Projeto Reeducar já atendeu 16.330 liberados provisórios, com uma taxa de reincidência de apenas 2,65%, o que equivale a 434 pessoas. O projeto oferece aos reeducandos cursos de capacitação em uma estrutura moderna no Fórum Henoch Reis, equipada com salas de atendimento e um miniauditório que é utilizado para aulas.
Uma década e meia de transformação
O Projeto Reeducar, ao longo de sua trajetória, tem mostrado que é possível reduzir a reincidência criminal e oferecer novas oportunidades para aqueles que buscam um recomeço. Com o apoio de parceiros institucionais e a dedicação de sua equipe, o projeto se consolida como um exemplo de ressocialização bem-sucedida no Amazonas.
É o caso do Matheus Abraão da Silva, que passou pelo projeto e agora está aproveitando as novas oportunidades. “Esse projeto fez com que eu voltasse à sociedade. Quero agradecer bastante a toda equipe. Eu quero dizer a todos os amigos que fazem parte do projeto que todas as oportunidades que vocês querem vão acontecer. A partir do Reeducar eu fiz cursos e agora ganhei uma oportunidade de trabalho e espero que todos vocês possam, também, trabalhar de carteira assinada. Eu quero mostrar para todos que estou ressocializado e vou dar muito orgulho para minha família. Graças a Deus sou uma nova pessoa”, disse..
Participação institucional
O Projeto Reeducar, ao longo de seus 15 anos de existência, contou e conta com o apoio de diversas instituições, como o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), a Secretaria Estadual do Trabalho (SETEMP/AM), a Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM), a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/AM), o Serviço Social de Aprendizagem Comercial (SENAC/AM), a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/AM), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), além dos grupos de apoio como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.
A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, tais como o secretário de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), coronel Paulo César Gomes de Oliveira Júnior e o defensor público Miguel Henrique Tinoco de Alencar. Também participaram representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI); da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) e da Ordem dos Advogados (OAB/AM).
Você pode conferir mais fotos sobre a cerimônia no link https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720320649608/with/54025487646
#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz o registro fotográfico da cerimônia de comemoração aos 15 anos do Projeto Reeducar do Tribunal de Justiça do Amazonas
Texto: Asafe Augusto
Fotos: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 99316-0660