Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Realizado no Amazonas, “2.° Encontro Nacional dos Nupemecs” discute o presente e o futuro da política de autocomposição no âmbito do Judiciário
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Realizado no Amazonas, “2.° Encontro Nacional dos Nupemecs” discute o presente e o futuro da política de autocomposição no âmbito do Judiciário
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Realizado no Amazonas, “2.° Encontro Nacional dos Nupemecs” discute o presente e o futuro da política de autocomposição no âmbito do Judiciário

12 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

No encontro também foram eleitos os novos dirigentes do Fonamec para o biênio 2024-2026.

A capital amazonense sediou, nesta sexta-feira (02/08), o “2.° Encontro Nacional dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos”. A reunião congregou os membros do Fórum Nacional de Conciliação e Mediação (Fonamec) e nele foram discutidos o cenário presente e as perspectivas futuras da política de autocomposição no âmbito do Judiciário.

No encontro, foram eleitos os novos dirigentes do Fonamec, que terá à frente, no biênio 2024-2026, como presidente o desembargador Erik de Souza Dantas Simões (do TJPE); como 1.º vice-presidente o juiz Juliano Carneiro Vieira (do TJMG) e como 2.ª vice-presidente a desembargadora Vanderlei Teresinha (do TJRS).

O encontro aconteceu no salão de reuniões do Centro Cultural Povos do Amazonas, na zona Sul de Manaus, com atividades pela manhã e à tarde, tendo como objetivos avaliar e aprovar os enunciados propostos pelos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemecs); discutir e aprovar a reforma do estatuto do Fonamec e eleger os novos diretores do referido Fórum.

O encontro foi aberto pela presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge que, em seu discurso, salientou que o evento é um marco significativo no contínuo aperfeiçoamento dos métodos consensuais de solução de conflitos.

Nélia Caminha Jorge também reforçou o compromisso do Tribunal de Justiça do Amazonas com a pacificação social e citou que os Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos têm desempenhado um papel crucial na promoção da cultura de paz, oferecendo alternativas viáveis para a resolução de disputas de maneira amigável, justa e rápida.

“A mediação e a conciliação – pilares fundamentais dos Nupemecs –, são ferramentas essenciais para a resolução de conflitos e neste encontro temos a oportunidade de compartilhar boas práticas e discutir os desafios que enfrentamos no cotidiano de nossas atividades. É através dessa troca de conhecimentos e da união de esforços que poderemos aprimorar cada vez mais os nossos serviços, garantindo um atendimento de excelência à população”, afirmou a presidente do TJAM.

A desembargadora Nélia Caminha Jorge, mencionando a necessidade de encontros como este realizado em Manaus, concluiu seu discurso destacando a importância do compartilhamento de experiências e da qualificação contínua. “É fundamental que continuemos investindo na capacitação contínua de nossos mediadores e conciliadores, pois são os agentes transformadores que, com sensibilidade e competência, conduzem as partes envolvidas à construção de soluções consensuais. O reconhecimento e o apoio ao desenvolvimento profissional desses profissionais são essenciais para o sucesso de nossos Núcleos”, pontuou Nélia Caminha.

Honra e alegria

O presidente do Fonamec e coordenador do Nupemec do Tribunal de Justiça do Amazonas, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, disse ter sido motivo de honra e alegria para a capital amazonense receber pessoas dedicadas e engajadas na política da autocomposição no País. “Nos reunimos em Manaus para deliberar sobre as questões do presente e do futuro da mediação e da conciliação com todos os Estados. O encontro também foi propício para que deliberássemos sobre os enunciados apresentados pelos Nupemecs, sobre a reforma do estatuto do Fórum e para que realizássemos a eleição de seus novos dirigentes para o próximo biênio. Desta forma, foi motivo de honra e alegria receber magistrados e profissionais dedicados e engajados com a política da autocomposição no País e esperamos ter contribuído com a qualificação deste colegiado”, afirmou o juiz Gildo Alves.

Satisfação

A coordenadora do Centro Judiciário de Soluções e Conflitos do Tribunal de Justiça de Sergipe, magistrada Maria Luiza Foz Mendonça, comentou sobre a importância das tratativas realizadas no encontro, apontando que as deliberações foram imprescindíveis para a evolução do Fórum e consequentemente para o desenvolvimento da política de autocomposição no Judiciário Estadual. “Buscamos dialogar sobre os rumos da conciliação no País. Muitos dos gestores que estiveram neste encontro, estão nessa luta e empreitada há muitos anos e vêm modificando o perfil dos Tribunais de Justiça perante a sociedade”, disse a magistrada, enaltecendo a oportunidade de troca de experiências e boas práticas.

Atribuições

No Brasil, os Nupemecs, no âmbito dos Tribunais de Justiça, possuem atribuições elencadas na Resolução n.º 125/10, do Conselho Nacional de Justiça, bem como no Provimento n.º 2.348/16, do Conselho Superior da Magistratura, sendo algumas de suas atribuições: a Instalação e o monitoramento dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e o desenvolvimento de políticas judiciárias de tratamento adequado dos conflitos de interesses.

Também são atividades estratégicas dos Nupemecs: a atualização permanente de servidores, conciliadores e mediadores nos métodos adequados de solução de conflitos e também a criação e manutenção de cadastro de mediadores e conciliadores.

 

 

 

Paulo André Nunes
Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas realiza correição no Careiro da Várzea e discute regularização fundiária no município
Próximo artigo ‘Suframa nas Escolas’ orienta alunos finalistas da Escola Governador Melo e Póvoas sobre a ZFM

Mais notícias desta categoria

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

19 horas atrás

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

1 dia atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

1 dia atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?