Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Quatro réus são condenados pela 1.ª Vara do Tribunal do Júri por homicídio relacionado à agiotagem
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Quatro réus são condenados pela 1.ª Vara do Tribunal do Júri por homicídio relacionado à agiotagem
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Quatro réus são condenados pela 1.ª Vara do Tribunal do Júri por homicídio relacionado à agiotagem

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Três dos réus foram condenados a penas superiores a 30 anos de prisão e o quarto recebeu a pena de 20 anos.

Em sessão de julgamento realizada pela 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, os réus Fabiana Lopes Carvalho; Sebastian Rodas Soto; Josivaldo Souza dos Santos e Genilson Silva de Castro foram condenados, acusados da morte de Máspoli Lima Farinha, crime ocorrido em 2019, no bairro São José, zona Leste de Manaus.

Conforme a denúncia, o homicídio teve relação a um “desfalque” de R$ 5 mil ocorrido no contexto de atividades de agiotagem que a ré Fabiana desenvolvia “em sociedade” com Máspoli (a vítima do homicídio).

Realizado durante dois dias da semana passada (terça e quarta-feira, 9 e 10/04), o julgamento da Ação Penal n.º 0625358-63.2019.8.04.0001 teve a presidência da juíza de direito titular da 1.ª Vara do Tribunal do Júri, Roseane do Vale Cavalcante Jacinto.

De acordo com o Ministério Público, o casal Sebastian Rodas Soto e Fabiana Lopes Carvalho contratou Genilson Silva de Castro para matar e furtar a vítima Máspoli Lima Farinha. Genilson, por sua vez, também contratou Josivaldo Souza dos Santos para realizar com ele o “serviço”.

Ainda conforme a denúncia do MP, Sebastian arquitetou o plano em conjunto com Fabiana. Ficou acertado que Fabiana iria atender a vítima na porta, quando esta fosse à residência do casal receber o valor que estava cobrando (os R$ 5 mil do ‘desfalque’). Os executores ficariam à espreita para, na saída de Máspoli da casa, matá-lo e roubar de volta o dinheiro que havia recebido de Fabiana.

Assim, a vítima foi abordada, por volta das 21h, do dia 22 de maio de 2019, na Rua João Câmara, bairro São José, por Genilson e Josivaldo, tendo sido atacada a caminho de seu veículo estacionado nas proximidades.

Fabiana Lopes Carvalho e Sebastian Rodas Soto foram denunciados pelo Ministério Público, pelos crimes de homicídio qualificado (por motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa do ofendido), além de furto qualificado. Josivaldo Souza dos Santos e Genilson Silva de Castro foram denunciados por homicídio qualificado (mediante paga ou promessa de recompensa) e furto qualificado.

Após votação, o Conselho de Sentença condenou Fabiana Lopes Carvalho, Sebastian Rodas Soto e Genilson Silva de Castro nos crimes de homicídio qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa do ofendido), e furto qualificado; quanto ao réu Josivaldo Souza dos Santos, houve a desclassificação do delito de homicídio qualificado, tendo sido condenado no crime de roubo.

Com a condenação pelo Conselho de Sentença, Fabiana e Sebastião receberam a pena de 32 anos e nove meses de reclusão; Genilson a 33 anos e seis meses de prisão e Josivaldo a 20 anos e sete meses de prisão. Todos vão iniciar o cumprimento provisório da pena em regime fechado.

Sebastian Rodas aguardava o julgamento em liberdade e não compareceu ao fórum para participar da sessão de júri popular. Na sentença, a magistrada decretou a prisão preventiva dele que, a partir de então, é considerado foragido da Justiça. Fabiana também respondia ao processo em liberdade e também teve o mandado de prisão expedido na leitura da sentença.

O julgamento

Fabiana Lopes Carvalho e Sebastian Rodas Soto negaram a autoria do delito tanto na fase do inquérito policial quanto em Juízo, na fase de instrução processual. Josivaldo Souza dos Santos e Genilson Silva de Castro confessaram o crime ao serem interrogados pela polícia, mas, em Juízo, fizeram uso do direito de se manter em silêncio. Em plenário, durante o julgamento, Josivaldo, Genilson e Fabiana narraram suas versões dos fatos. Sebastian não compareceu à sessão e a magistrada decretou a revelia do réu.

Durante os debates, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), Marcelo Sales Martins, pediu a condenação dos réus em conformidade com a denúncia e decisão de pronúncia (que levou os réus a julgamento popular).

A defesa de Fabiana e de Sebastian sustentou, como tese principal, ausência de dolo, negativa de autoria, e como teses secundárias: menor participação para a acusada desclassificação do crime; retirada das qualificadoras do motivo torpe e do recurso que dificultou a defesa do ofendido.

A defesa de Josivaldo, por sua vez, sustentou como tese principal a cooperação dolosamente distinta e como tese subsidiária a participação de menor importância, pedindo a retirada da qualificadora do motivo torpe. A defesa de Genilson sustentou como tese principal a retirada da qualificadora do motivo torpe e o reconhecimento da confissão espontânea.

Da sentença, cabe apelação.

 

 

Carlos de Souza

Foto: Raphael Alves – 09/04/2024

Revisão gramatical: Joyce Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

(92) 993160660

 

 

Tags:AmazonasDenúnciasEstado do AmazonasManausPolíciaPrisão
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Vereador Sassá diz que irá acionar MP após apagão em Manaus e cidades da região metropolitana
Próximo artigo Deputado estadual Wilker Barreto cobra esclarecimentos da Amazonas Energia sobre prejuízos causados por apagão

Mais notícias desta categoria

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

PL que institui Semana Municipal de Adoção Tardia de Crianças e Adolescentes, é aprovado na CMM

8 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Propositura de Isaac Tayah concede Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao Delegado Cícero Túlio

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?