Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Primeira Turma Recursal julga recursos sobre venda casada de serviços digitais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Primeira Turma Recursal julga recursos sobre venda casada de serviços digitais
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Primeira Turma Recursal julga recursos sobre venda casada de serviços digitais

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Conforme jurisprudência, prática é considerada abusiva; consumidores deverão ser indenizados por danos materiais e morais.

A Primeira turma Recursal do Estado do Amazonas julgou recursos interpostos contra decisões de 1.º Grau sobre a cobrança por serviços digitais em faturas de serviço de telecomunicações, na sessão desta sexta-feira (05/04), transmitida por videoconferência.

Nos processos analisados (0553366-03.2023.8.04.0001, 0584286-57.2023.8.04.0001 e 0636113-10.2023.8.04.0001) e pelas faturas apresentadas, o entendimento é de que no “detalhamento do serviço” não constam serviços extras utilizados pelos consumidores e cada tipo de serviço impugnado possui tarifação específica que onera as faturas.

Segundo o relator, juiz Jean Carlos Pimentel dos Santos, “os serviços são embutidos no plano à revelia do contratante, o que, na prática, configura venda casada, conduta abusiva prevista no art. 39, inciso I do CDC”.

A afirmação segue jurisprudência do Superior Tribunal de justiça, em Teses n.º 74, Direito do Consumidor III, segundo a qual “considera-se abusiva a prática de limitar a liberdade de escolha do consumidor vinculando a compra de produto ou serviço à aquisição concomitante de outro produto ou serviço de natureza distinta e comercializado em separado, hipótese em que se configura a venda casada”.

O magistrado observou que os serviços acessórios embutidos nos pacotes de forma indevida devem ser cancelados ou, se isso não for possível, deve ser aplicado desconto proporcional nas faturas a vencer.

A empresa foi condenada a restituir em dobro os valores recebidos por serviços cobrados indevidamente e a indenizar cada cliente em R$ 3 mil por dano moral.

Na sessão, o juiz Luiz Carvalho observou que cabe à empresa demonstrar se houve ou não oneração ao cliente, apontando que entre uma fatura e outra foi incluído um serviço e a fatura não mudou de valor, acrescentando que dessa forma é possível evitar que os processos evoluam para a fase de recursos.

 

 

 

Patrícia Ruon Stachon

Arte: Everson Santiago sobre foto de Banco de Imagens

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:     [email protected] 

(92) 2129-6666 / 993160660

 

Tags:AmazonasEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Isaac Tayah toma posse como vereador na CMM
Próximo artigo Desembargadores Elci Simões e Yedo Simões são homenageados com o título de Cidadãos Honorários de Presidente Figueiredo  

Mais notícias desta categoria

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

2 dias atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

2 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

2 dias atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

2 dias atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

3 dias atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

3 dias atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

3 dias atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

3 dias atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

3 dias atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

3 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

4 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

4 dias atrás
Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas
Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco
Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?