Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Pleno do TJAM decide IRDR e fixa tese de que não pagamento de custas autoriza extinção de processo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Pleno do TJAM decide IRDR e fixa tese de que não pagamento de custas autoriza extinção de processo
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Pleno do TJAM decide IRDR e fixa tese de que não pagamento de custas autoriza extinção de processo

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas foi proposto para evitar decisões contraditórias sobre questão comum em unidades judiciais.

O Tribunal de justiça do Amazonas fixou tese em Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) quanto à necessidade de recolhimento de custas para evitar a extinção de processo, no julgamento dos autos n.º 0008859-17.2023.8.04.0000, de relatoria da desembargadora Luiza Cristina do Nascimento Marques.

O incidente foi suscitado pelo desembargador João de Jesus Abdala Simões, membro da Terceira Câmara Cível, durante análise de apelação interposta por financiador de crédito que ajuizou ação de busca e apreensão e teve o processo extinto sem resolução de mérito por falta de pagamento das custas para novas diligências do oficial de justiça após intimação, de acordo com o artigo 485, IV do Código de Processo Civil (CPC). Durante a tramitação do IRDR, o apelante pediu desistência do recurso, pois o requerido procurou o banco para resolver a situação do contrato.

Segundo o desembargador, o objetivo era fixar o entendimento do TJAM sobre uma questão jurídica comum em diversos processos, para evitar decisões contraditórias, constatando haver ao mesmo tempo a repetição de processos sobre a mesma questão de direito e o risco de ofender os princípios da isonomia e segurança jurídica, conforme o artigo 976 do CPC.

O magistrado observou que a ausência de recolhimento das custas processuais, referentes às diligências do oficial de justiça, repercutem na extinção do processo, pela ausência de citação. Mas destaca haver duas linhas de raciocínio no TJAM: uma pela aplicação do artigo 485, inciso III c/c parágrafo 1.º do CPC, entendendo quanto à necessidade de prévia intimação pessoal do autor para a suprir sua falta, no prazo de cinco dias, antes da extinção do feito; outra pela desnecessidade de intimação pessoal do autor, pela aplicação do artigo 485, inciso IV, do CPC (ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo).

No Tribunal Pleno, o incidente foi admitido para decidir quanto ao questionamento: “A ausência de recolhimento das custas necessárias à citação caracterizaria hipótese de abandono de causa (art. 485, III, do CPC), a justificar a prévia intimação pessoal do autor para promover a diligência ou tal ato diz respeito a pressuposto de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo (art. 485, IV, do CPC), que autorizaria a extinção do feito tão logo não houvesse o pagamento das custas no prazo assinalado, independentemente de prévia intimação pessoal do autor?”

Após o julgamento, por maioria, em dissonância do parecer ministerial, foi fixada a seguinte tese: “A ausência de recolhimento das custas necessárias à citação caracterizaria hipótese de ausência de pressuposto de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo (art. 485, IV, do CPC), autorizando a extinção do feito tão logo não haja o pagamento das custas no prazo assinalado, independentemente de prévia intimação pessoal do autor”.

 

Sessão

https://www.youtube.com/watch?v=qbCgMC4IbSA

 

#PraTodosVerem – a fotografia que ilustra o texto mostra o Plenário do TJAM durante a sessão de julgamento desta terça-feira. Em primeiro plano, a plateia, onde várias pessoas estão sentadas (elas aparecem de costas para a câmera) acompanhando a sessão. Ao fundo, aparecem os membros do Pleno (magistrados e representante do Ministério Público) em suas cadeiras, distribuídas ao centro (onde senta a presidente da Corte, o membro do MPE e a secretária do colegiado) e em duas bancadas laterais. Também é possível ver vários assessores que ficam posicionados nas laterais do plenário.

 

Patrícia Ruon Stachon

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Curso de capacitação para cidadãos no controle da gestão pública está com inscrições abertas
Próximo artigo Poder Judiciário Estadual e instituições parceiras promovem Casamento Coletivo em benefício de grupos socialmente vulneráveis

Mais notícias desta categoria

Estratégias de Vendas para Mulheres com ChatGPT

4 dias atrás

Pioneiras da Polícia Militar: Uma Inspiração Histórica

4 dias atrás

Prêmio IGMA reconhece Manaus em gestão pública

4 dias atrás

Kart: A oportunidade esportiva no Amazonas

4 dias atrás

Habitacional Mário Haddad: Entrega Confirmada e Importante

5 dias atrás

Pronto atendimento – Nova Era na Saúde em Manaus

5 dias atrás

Tafenoquina: O combate revolucionário à malária

5 dias atrás

Mulheres vítimas de violência: segurança essencial

5 dias atrás

Centro Integrado de Atenção à Criança em Manaus

5 dias atrás

Pop Rua Jud AM: Cidadania e Cuidado em Manaus

6 dias atrás

Circuito da Mulher – Ações da Prefeitura de Manaus

6 dias atrás

Projeto de Niemeyer: Transformação em Encontro das Águas

6 dias atrás
Obras no Centro de Manaus: Transformação Social
Aesop – Fortalecendo a Vigilância em Saúde no Amazonas
Circuito da Alegria: Diversão Para Todos na Zona Norte
Prosamin+ se Destaca na Premiação Internacional
Cetam oferece 67.200 vagas em cursos gratuitos online
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?