Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: No “Registre-se!”, família refugiada consegue regularizar situação documental de duas crianças
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > No “Registre-se!”, família refugiada consegue regularizar situação documental de duas crianças
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

No “Registre-se!”, família refugiada consegue regularizar situação documental de duas crianças

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Atendimento à família ocorreu na última terça, no Centro de Convenções Vasco Vasques, durante a 2.ª edição da “Semana Nacional do registro civil – Registre-se!” no Amazonas.

Tito Joaquim, de dois anos de idade, e seu primo, William Alexandre, de sete, já podem dizer que são oficialmente cidadãos brasileiros. Oriundos de uma família colombiana de refugiados, eles tiveram sua situação regularizada ao receber, na última terça (14/05) no Centro de Convenções Vasco Vasques, as primeiras vias das suas certidões de nascimento durante a 2.ª edição da “Semana Nacional do registro civil – Registre-se!” no estado do Amazonas.

O processo para a emissão dos documentos das crianças começou na segunda-feira (13/05), quando a mãe de Tito, Carol Elizabeth Rodrigues Palacio, 23, dirigiu-se ao Vasco Vasques em companhia do filho Miguel, do sobrinho e da mãe dela, Sandra Palacio.

Carol e a mãe Sandra vieram refugiadas para Manaus há 12 anos, após dois familiares serem assassinados na cidade natal (Bogotá) e a família sentir-se ameaçada e em perigo. Hoje, moram em um bairro da zona Oeste da capital amazonense.

“Conseguir esses documentos representa muito, pois quando a criança fica doente não temos a oportunidade de levar ela ao hospital porque não há documentação, e se levarmos ela a algum lugar desses vão pedir registro e cartão de vacina, e isso eram coisas que o meu filho não tinha. E só com o meu documento não dava, pois ele também não seria atendido, e o jeito era tratá-lo em casa”, explica Carol Palacio.

Ela elogiou a iniciativa do “Registre-se!”, por achar “incrível os documentos de ambos terem sido emitidos em dois dias”. “Essa era a oportunidade de registrar meu filho, e vim atrás de regularizar a situação dele. Foi feito um ótimo trabalho aqui e rápido. Aqui estão ajudando não só a mim como a outras pessoas que estão precisando. A organização está de parabéns”, finalizou Carol Palacio.

*Ação conjunta*

“Elas (as crianças) são colombianas e faltava a legalização delas no País e a Acnur organizou a questão da documentação. As crianças nasceram aqui – uma em Manaus e outra em São Gabriel da Cachoeira e hoje aqui no ‘Registre-se!’, com dez cartórios e mais com o pessoal de São Gabriel, nós conseguimos todas as certidões negativas e fizemos o registro de nascimento do Tito e do William, nascidos aqui no Brasil. Na segunda-feira, eles fizeram o procedimento de organização da documentação aqui no Brasil e, nesta terça, vieram para organizar a questão do registro civil”, explicou a oficial do 8.° ofício de Manaus, Larissa Moura.

Quando uma pessoa é considerada refugiada pelo Estado Brasileiro ela tem proteção internacional no País. O ato é autodeclaratório, ou seja, qualquer pessoa que sofrer algum problema de perseguição em seu país de origem, seja de violência, seja por perseguição de raça ou religião, PODE pedir refúgio no Brasil, explica a assistente de proteção sênior da Agencia da Onu para Refugiados (Acnur), Dina Carmona, que acompanhou a situação dos meninos colombianos.

Ela destacou a rapidez (dois dias) com que todo processo de emissão da documentação das crianças foi feita.

“Nós apoiamos na regularização documental das mães que já estavam há muito tempo sem. Todo o processo foi iniciado aqui no espaço destinado à Acnur no Registre-se. Junto com a polícia Federal nós fizemos a pré-documentação e, após, encaminhamos para o Cartório para fazer o registro da certidão das crianças que haviam nascido aqui. E finalizamos nesta terça-feira. Pela dificuldade delas não serem documentadas, também não conseguiam tirar a das crianças. Foi tudo muito rápido. Elas já haviam tentado antes e não haviam conseguido. E agora, em dois dias, conseguiram finalizar”, explica a representante da Agência.

Ela ressalta que “o Acnur, como uma agência da Onu, está aqui em Manaus para conseguir realmente apoiar as instituições para ter acesso a direitos das pessoas refugiadas, e é muito importante para nós a participação no evento”.

 

 

 

 

Texto e foto: Paulo André Nunes

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonascapaEstado do AmazonasManausPolíciaPolicia FederalSão Gabriel da CachoeiraViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ejud recebe representantes do sistema de Justiça para alinhar ações de capacitação no sistema Projudi
Próximo artigo Servidor do TJAM em teletrabalho atua como voluntário no socorro às vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul

Mais notícias desta categoria

Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025

6 horas atrás

Padaria Artesanal: Um Ano de Sucesso e Empreendedorismo

9 horas atrás

Atendimento humanizado melhora a qualidade de vida do paciente

11 horas atrás

Amazonas: Plano Brasis 2025-2027 Impulsiona Turismo

12 horas atrás

Centro histórico de Manaus – Turismo comunitário em foco

1 dia atrás

Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus

1 dia atrás

Fiscalização em Manaus – Vagas especiais são protegidas

1 dia atrás

Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres

1 dia atrás

Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari

2 dias atrás
wilson lima

Wilson Lima Ipen/G6: regular domina imagem do Governo. Veja

3 dias atrás

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

4 dias atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

5 dias atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?