Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: No Amazonas, Semana Solo Seguro Favela inicia programação debatendo “Urbanismo Sustentável na Amazônia”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > No Amazonas, Semana Solo Seguro Favela inicia programação debatendo “Urbanismo Sustentável na Amazônia”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

No Amazonas, Semana Solo Seguro Favela inicia programação debatendo “Urbanismo Sustentável na Amazônia”

1 ano atrás
Compartilhar
10 Min Lidos

O evento, que aconteceu na manhã dessa segunda-feira (3), refletiu a importância de manter o diálogo constante sobre preservação ambiental, desenvolvimento econômico das cidades e direito à moradia.

 

O workshop “Urbanismo Sustentável” abriu a programação oficial da “Semana Solo Seguro Favela” no Amazonas. O evento, conduzido pelo professor Bernardo Chezzi, um dos maiores especialistas do Direito Imobiliário no Brasil, aconteceu na manhã do dia 3/6, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM), e abriu os trabalhos, em âmbito estadual, do movimento pela regularização fundiária nos centros urbanos, em atenção ao Provimento n. 158/2023 do Conselho Nacional de justiça (CNJ).

De acordo com o especialista, o Amazonas é um estado extremamente relevante para diversos aspectos do país, principalmente no que diz respeito a preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. É um lugar que demanda muita atenção, também, pela configuração populacional concentrada num município que junto a cidade formal acolhe áreas de “cidade informal” – conhecidas no Brasil pelo nome de favela.

Ainda segundo Chezzi, o evento promovido pelo Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas, em parceria com a escola Judicial do TJAM, abre importante pauta para discutir quais são os mecanismos de incentivo à cidade formal que possa garantir a existência de um microssistema de regularização das cidades informais, ou seja, das ocupações irregulares (ou favelas). “Isso é fundamental para que os recursos ambientais sejam preservados sem perder de vista o desenvolvimento econômico das cidades e a garantia de acesso à moradia dos cidadãos”, destaca.

Cerimônia Oficial

A palestra do especialista foi precedida por solenidade oficial que contou com a participação de diversas autoridades estaduais e municipais ligadas a temática da legalização fundiária e sustentabilidade em nossa região.

Na ocasião, o desembargador Cezar Luiz Bandiera, diretor da escola Judicial do Tribunal de justiça do Amazonas (Ejud/TJAM), destacou o trabalho consistente do Judiciário de se fazer presente no interior do estado levando capacitação às equipes tanto do judicial quanto do extrajudicial, para garantir a todos os cidadãos o acesso à justiça.

“Na medida que damos justiça célere e com acesso mais amplo a jurisdição, estamos não somente cumprindo as funções institucionais, mas também garantindo o direito à propriedade para todos os nossos irmãos menos favorecidos; estamos cumprindo a cláusula pétrea da Constituição Federal que garante a todo cidadão brasileiro o direito à moradia e a condições de vida dignas. E uma das maiores expressões de dignidade é ter a própria casa, a segurança de onde criar os filhos e viver feliz, pois a felicidade é o objetivo maior da existência humana”, ressalta.

Além do desembargador Cezar Bandiera e do juiz-corregedor auxiliar, Áldrin Henrique Rodrigues, que também é subcoordenador do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade do Judiciário do Amazonas, participaram da mesa de abertura do evento: o controlador-geral do Estado, Jeibson dos Santos Justiniano, que também é membro da Comissão Executiva do “Programa Permanente de Gestão Fundiária e Sustentabilidade da Amazônia”; o promotor Paulo Stélio Sabbá Guimarães, da Promotoria de justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística do MPE-AM; Sérgio Ricardo Mota Cruz, presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Notarial e Registral da OAB-AM; o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves dos Santos; o coordenador-geral  da escola de Contas, conselheiro Júlio Assis Corrêa Pinheiro; o presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Anderson Souza; a secretária da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) e presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Amazonas, Lúcia Maria Corrêa Viana; e a registradora Taís Batista Fernandes, do ofício de Imóveis do município de Coari e membro da Comissão Executiva do “Programa Permanente de Gestão Fundiária e Sustentabilidade da Amazônia”, além do palestrante Bernardo Chezzi.

UNIÃO de Esforços

O juiz Áldrin Henrique salientou em seu discurso a importância da UNIÃO de esforços de registradores e gestores públicos que atuam, de forma tão dedicada, na administração e regularização fundiária em todas as comarcas do estado.

“Aos registradores, quero dizer que reconheço o empenho do trabalho que cada um tem desenvolvido como facilitador do processo de regularização na Amazônia. Aos gestores públicos, quero destacar que é possível que o estudo aprofundado sobre essas ocupações irregulares em áreas urbanas – tema do Solo Seguro Favela, instituído pelo Provimento n.º 158/2023 do CNJ – possa servir para melhorar não só aspectos estéticos das nossas cidades, mas o cuidado genuíno com a preservação das áreas verdes em zonas urbanas, a preservação dos rios e lagos próximos a ocupações, além de impulsionar projetos que possam favorecer a atração de investimentos para melhorar a infraestrutura dos bairros e do turismo na região”, expressa o magistrado.

Reconhecimento

Na oportunidade, a Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas realizou homenagem póstuma ao juiz Adalberto Carim Antonio. “Em razão da trajetória profissional do doutor Adalberto Carim, magnífico magistrado que esteve por muitos anos à frente da primeira Vara Especializada de Meio Ambiente e Questões Agrárias do Amazonas – sempre elevando o nome do Tribunal de justiça a nível nacional e internacional – fica estabelecido pelo Provimento n.460/2024, assinado pelo corregedor-geral de justiça, desembargador Jomar Saunders Fernandes, que todos os prêmios relacionados às questões ambientais e agrárias estabelecidos no âmbito da CGJ/AM levarão o nome do saudoso magistrado”, explicou o juiz-corregedor auxiliar.

Também foi entregue ao senhor Ataliba David Filho, irmão do doutor Carim, uma placa de reconhecimento. “Em nome da minha família, agradeço o reconhecimento ao trabalho do juiz Adalberto que teve uma formação muito sólida na área jurídica com doutorado e mestrado na França. Ele podia escolher qualquer universidade da Europa para trabalhar, mas permaneceu aqui desenvolvendo projetos como o “Oca do Conhecimento” e tantos outros – em benefício do meio ambiente e da magistratura no Amazonas”, disse Ataliba Filho.

Foram, ainda, homenageados com placas de agradecimento pelos relevantes serviços prestados a regularização fundiária na região: o professor Bernardo Chezzi; o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves dos Santos; a registradora Taís Batista Fernandes, do ofício de Imóveis do município de Coari; a presidente da Comissão de Governança Fundiária e Mineração da OAB, dra. Isabelle Karam; o titular do 6º ofício de Imóveis, Aníbal Chaves; e a registradora da comarca de Canutama, Fabiana Mota.

Programação

As atividades da “Semana Solo Seguro Favela” no Amazonas iniciaram no dia 3 e se estendem até o dia 7 de junho.

Nesta terça-feira (4), às 16h, serão entregues aproximadamente mil títulos de imóveis a moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários e acontece na quadra poliesportiva da localidade (na esquina das ruas Getúlio Vargas e Nova Cidade).

Na quarta-feira (5), por recomendação do corregedor-geral de justiça, devem acontecer audiências públicas promovidas pelos juízos das comarcas do interior do estado sobre a temática fundiária – com participação de representantes do município, da defensoria pública, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil/AM e de lideranças comunitários.

Movimento Nacional

A Semana Solo Seguro Favela é um movimento promovido pelo CNJ e coordenado em âmbito estadual pelas Corregedorias-Gerais de justiça. Foi instituído pelo Provimento n.º 158/2023, que criou o “Programa Permanente de regularização fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas”.

O corregedor amazonense, desembargador Jomar Fernandes, presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de justiça do Brasil (CCOGE) participou da abertura nacional da Semana na companhia do corregedor nacional de justiça, ministro Luis Felipe Salomão. O evento aconteceu em São Paulo, nessa segunda-feira (3), com entrega de títulos a moradores do bairro Nova Heliópolis.

 

Texto: Sandra Bezerra
Edição e Revisão: Dora Paula
Fotos: Marcus Phellipe

 

 

Tags:AmazonasCanutamacapaCoariManausmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Esmam promoverá Roda de Conversa “Combate ao Assédio e Discriminação contra a População LGBTQIAPN+”
Próximo artigo Prefeitura investe na recuperação de áreas atingidas por erosão

Mais notícias desta categoria

Viver com Arte: Transformando Residencial em Galeria

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus capacita servidores para atendimento social

12 horas atrás

Tecnologia da Prodam revoluciona pagamento de multas

14 horas atrás

Minicomputadores ampliam inclusão digital nas escolas estaduais

15 horas atrás

Encontro Regional do Fonseas: Integração na Assistência Social

17 horas atrás

Vacinação de Fronteira: Reunião Trinacional em Tabatinga

1 dia atrás

Governador Wilson Lima: Avanços da Saúde no Amazonas

2 dias atrás

Mindfulness e Saúde Mental: Ações em Manaus

2 dias atrás

Prosai Parintins: 1 Ano de Obras e Impactos Positivos

2 dias atrás

Estudo sobre mortalidade por Aids no Amazonas

3 dias atrás

Complexo Hospitalar Sul: Ensino e Pesquisa Avançados

3 dias atrás

Muros de arrimo e de limite: licenciamento é essencial

3 dias atrás
Governo Presente: SSP-AM oferece Carteira de Identidade
Sedurb destaca ações de habitação e saneamento na Afeam
Delegacia Virtual da Mulher: Atendimento e Proteção
Envelhecentes conhecem linhas de crédito na feira
Feira de Negócios – Esperança para Empreendedores em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?