Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Moradores do Prosamin+ participam da 7ª edição do curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Moradores do Prosamin+ participam da 7ª edição do curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros
Governo do Amazonas

Moradores do Prosamin+ participam da 7ª edição do curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros

11 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A iniciativa tem o objetivo de capacitar a comunidade para o enfrentamento a emergências

Foto: Tiago Corrêa e Mikaella Moraes/ UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), promoveu a 7ª edição do curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros para moradores de áreas do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu nesta quinta-feira (29/05), na sede do Comando Geral do CBMAM, no bairro Petrópolis, zona sul da capital. O evento contou com a participação do secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, e do comandante-geral do CBMAM, coronel Orleiso Muniz.

Marcellus Campêlo destacou que a formação da Brigada de Incêndio é uma exigência para que os parques residenciais entregues em gestões passadas e os que ainda serão inaugurados, possam receber o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento necessário para a expedição do Habite-se.

Foto: Tiago Corrêa e Mikaella Moraes/ UGPE

“A ação busca estabelecer uma REDE de prevenção dentro dos habitacionais. Isso atende aos requisitos do Corpo de Bombeiros no procedimento de regularização, uma das etapas para o Habite-se, o que permite a cada morador obter o título definitivo do seu imóvel”, destaca.

O secretário informou que o Governo do Amazonas está regularizando todos os imóveis construídos em gestões anteriores e entregues sem o Habite-se. Os novos conjuntos habitacionais, construídos pelo Prosamin+, na atual administração, já são inaugurados regularizados, a exemplo do que ocorreu no Parque Residencial General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona sul.

Foto: Tiago Corrêa e Mikaella Moraes/ UGPE

Treinamento

Aprender a identificar riscos, prevenir incêndios, reduzir danos materiais e risco de mortes, assim como o uso correto de equipamentos, foram algumas das medidas abordadas durante o curso. O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleiso Muniz, ressaltou a importância da iniciativa e o conhecimento adquirido no curso.

“Iniciativas como essa confirmam a seriedade do programa habitacional que o Governo do Estado, através da UGPE, tem entregado à população. É uma satisfação muito grande formar pessoas da comunidade e tornar esses residenciais cada vez mais resilientes e seguros,” reforçou.

A técnica de Enfermagem Tassia Menezes, moradora do Parque Residencial Liberdade, na zona sul, conta que foi participar do curso com a intenção de estar apta para ajudar quando for preciso.

Foto: Tiago Corrêa e Mikaella Moraes/ UGPE

“Fiz o curso para aprimorar conhecimentos, aprender novas técnicas, levando em conta que Manaus é uma cidade muito quente, acontecem vários incêndios e acidentes, então, acho que é melhor ter o conhecimento e poder ajudar, do que acontecer algo e a gente não poder fazer nada”, disse.

Sobre o curso

Com carga horária de 16 horas, o curso tem objetivo de capacitar a comunidade com conhecimentos teóricos e práticos sobre combate a incêndios e atendimento básico em casos de emergência. As aulas tiveram início na quarta-feira (28/05) e encerraram nesta quinta-feira. Nesta edição, participaram 26 moradores de diversos residenciais do programa.

As aulas teóricas aconteceram no 1º Batalhão de Combate a Incêndios do Corpo de Bombeiros, no Distrito Industrial, e aulas práticas foram realizadas no Comando Geral do CBMAM.

Foto: Tiago Corrêa e Mikaella Moraes/ UGPE

Em relação à Brigada de Incêndio, os moradores aprenderam a Teoria do fogo, Propagação, Tipos de combustíveis, Classes de incêndio, Tipos de extintores e suas serventias, Equipamentos e Abandono de áreas. Sobre primeiros socorros, foram abordados conhecimentos de Socorrida, Avaliação primária, Avaliação secundária, Regras de avaliação, Técnicas de salvamento e Transporte de vítimas.

A preparação envolve simulação de sinistros, manuseio de extintores, mangueira d’água e hidrantes para o combate a incêndio e, também, noções de primeiros socorros.

O post Moradores do Prosamin+ participam da 7ª edição do curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas e Prefeitura de Parintins assinam termo de cooperação para repasse das obras de saneamento do Prosai
Próximo artigo Comissão aprova projeto que obriga presídio a instalar bloqueador de celular

Mais notícias desta categoria

Governador interino Roberto Cidade reforça ações de esporte e lazer com entrega do Centro Social Chapéu de Zinco, na Betânia

15 horas atrás

Malária: FVS-RCP apresenta TELEMAL+ e amplia caminho para atendimento especializado no interior do estado

17 horas atrás

Governo do Amazonas mantém funcionamento de serviços essenciais durante feriado de Tiradentes

17 horas atrás

Reconhecimento Nacional: FVS-RCP conquista 1º lugar na ExpoEpi com experiência inovadora em vigilância comunitária

17 horas atrás

Bê-á-bá Digital: FUnATI lança projeto de letramento digital voltado a pessoas idosas

17 horas atrás

SES-AM intensifica ações de prevenção e participa do “Pit Stop da Saúde no Trânsito”, em Humaitá

17 horas atrás

SES-AM divulga funcionamento da rede de urgência e emergência no feriado de Tiradentes

18 horas atrás

Codajás recebe ações de educação ambiental do Ipaam a partir de segunda-feira

18 horas atrás

Governo do Amazonas destina mais de R$ 230 milhões para obras urbanas e habitacionais do Prosai Parintins

19 horas atrás

Mulheres em tratamento de lesões pré-malignas do colo do útero podem se vacinar contra o HPV

19 horas atrás

Governo do Amazonas lança o 27º Festival Amazonas de Ópera no Teatro Amazonas

19 horas atrás

‘Mega Castração Amazonas’ recebe reconhecimento nacional de maior número de castrações de animais realizadas em um único local em 8 horas

19 horas atrás
Sedecti aponta caminhos para transformar bioeconomia em negócios e investimentos no Amazonas
Amazonas Meu Lar: governador interino Roberto Cidade acompanha avanço das obras no Residencial Tarumã
Defesa Civil do Amazonas reúne prefeitos e Associação Amazonense de Municípios para alinhar estratégias de enfrentamento à vazante de 2026
Hospital do Sangue completa primeiro mês com atendimento consolidado e avanço histórico na saúde do Amazonas
Secretaria de Educação convoca 118 candidatos aprovados no PSS para Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?