Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Magistrados do TJAM participam de “Oficina em Mediação de Conflitos Fundiários”, realizada no Maranhão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Magistrados do TJAM participam de “Oficina em Mediação de Conflitos Fundiários”, realizada no Maranhão
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Magistrados do TJAM participam de “Oficina em Mediação de Conflitos Fundiários”, realizada no Maranhão

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Juízes Roger Paz de Almeida e Otávio Augusto Ferraro participaram da oficina que discutiu, como tema principal, “O NOVO paradigma de tratamento dos conflitos fundiários”.

 

O Poder Judiciário do Estado do Amazonas esteve representado pelos juízes Roger Paz de Almeida e Otávio Augusto Ferraro na “Oficina em mediação de conflitos Fundiários” que foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão, na cidade de São Luiz/MA.

Os dois magistrados do Amazonas integram a Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de justiça do Amazonas, que é presidida pelo desembargador Abraham Peixoto Campos Filho.

O evento realizado pelo Poder Judiciário do Maranhão, por meio da Comissão de Soluções Fundiárias, teve como público-alvo: magistrados e servidores do Judiciário que atuam na pacificação de conflitos fundiários.

Um dos objetivos da oficina foi o de fomentar os princípios da mediação e conciliação em demandas coletivas relacionados ao tema.

Conforme a programação, em seu primeiro dia (24/10) a oficina contou com palestras com os temas: “O Conselho Nacional de justiça e a Resolução 510/2023 – Um NOVO paradigma de tratamento dos conflitos fundiários”, ministrada pelo desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano (CNJ); “Demandas coletivas estruturais e processo de mediação fundiária”, proferida por Fabiane Pieruccini (juíza-auxiliar – CNJ); e “Inspeções Judiciais e atuação do magistrado em processos coletivos agrários”, ministrada por Ticiany Palácio (Juíza Diretora Geral – TJMA).

Já no dia 25/10, o evento contou com as palestras: “A experiência do TJMA na solução de conflitos fundiários: boas práticas”, ministrada pelo desembargador Gervásio do Santos (TJMA); “Fluxo e encaminhamentos de demandas no âmbito da CSF/TJMA: roteiro de estruturação de visitas técnicas e de relatório de casos”, ministrada por Daniel Pereira de Sousa (secretário da Comissão de Soluções Fundiárias – TJMA); e “Atuação integrada do Núcleo de Governança Fundiária e do CEJUSC nas soluções de demandas fundiárias”, ministrada por Douglas Lima da Guia (juiz coordenador do Núcleo de Governança Fundiária – TJMA) e por Francisco Soares Reis Júnior (juiz coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania Fundiário – TJMA).

Participação

Para o juiz Roger Paz de Almeida, o encontro foi proveitoso pelos conhecimentos transmitidos e pela troca de experiência entre os partícipes. “Este foi um evento extremamente producente e, com a comitiva do Amazonas sendo muito bem recebida pelos anfitriões – da Comissão de Soluções Fundiárias do Maranhão –, tivemos a oportunidade de conhecer projetos que são referência, no segmento, em nosso País e tivemos acesso a palestras de extrema relevância que foram ministradas no sentido de qualificar os envolvidos no tratamento destas questões: juízes, defensores públicos, instituições que atuam com o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e com o atendimento aos povos originários”, destacou o magistrado.

Com informações do site: CNJ.jus.br

 

 

Revisão textual: Joyce Desideri Tino.
Imagem: Divulgação

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

 

Tags:AmazonasEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior No Dia Nacional do Livro, deputado João Luiz destaca que destinou R$ 500 mil em emenda parlamentar para a aquisição de livros à UEA
Próximo artigo Sinésio Campos articula junto à Suframa regularização fundiária de áreas federais

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

2 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

3 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

4 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

4 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

4 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

6 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

7 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

7 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

7 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

1 semana atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

1 semana atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

1 semana atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?