Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Magistradas do Tribunal de Justiça recebem “Medalha de Honra à Mulher” concedida pelo TCE/AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Magistradas do Tribunal de Justiça recebem “Medalha de Honra à Mulher” concedida pelo TCE/AM
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Magistradas do Tribunal de Justiça recebem “Medalha de Honra à Mulher” concedida pelo TCE/AM

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A homenagem a várias personalidades femininas marcou a instalação da Ouvidoria da Mulher, na Corte de Contas.

 

As desembargadoras do Tribunal de Justiça do Amazonas, Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, Vânia Marques Marinho, Onilza Abreu Gerth, e a juíza auxiliar da Presidência do TJAM, Elza Vitória de Sá Peixoto Pereira de Mello, receberam a “Medalha de Honra à Mulher”, homenagem concedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM) a 50 personalidades como forma de reconhecer a trajetória em prol dos direitos das mulheres e igualdade de gênero. A honraria marcou a solenidade de instalação da Ouvidoria da Mulher, na Corte de Contas, nesta quinta-feira (04/04).

Representando o Tribunal de Justiça, a desembargadora Socorro Guedes parabenizou a presidente do TCE, conselheira Yara Lins, pela iniciativa, e afirmou que este novo canal traz transparência, acessibilidade, e é uma forma de dar voz, de maneira mais célere, às mulheres e com providências necessárias.

“Ter a possibilidade de coibir qualquer tipo de agressão, qualquer tipo de discriminação, é um sonho de todos nós. E mais ainda, eu digo da alegria de participar deste momento e ser uma das homenageadas. Eu que estou na vida pública há mais de 30 anos, que tive a honra de ser a primeira mulher a ser procuradora-geral do Ministério Público do Amazonas e também sofri, como toda mulher já sofreu em algum momento de sua vida, esse tipo de discriminação simplesmente pelo fato de ser mulher. Mas é um novo momento, é um momento de esperança, de tratar o outro como eu gostaria de ser tratado, amar o próximo como eu gostaria de ser amado, isso independe de gênero”, destacou a desembargadora.

Para a juíza auxiliar da Presidência do TJAM, subcoordenadora do Comitê da Mulher em Situação de Risco, do Tribunal, e titular do 6.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Manaus, magistrada Elza Vitória Pereira de Mello, a instalação da Ouvidoria da Mulher no TCE abre mais um flanco e artilharia na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência doméstica. “Hoje a violência doméstica vem aumentando cada dia mais, porém a população está mais conscientizada. Ao mesmo tempo em que vem aumentando, a população também tem se conscientizado, principalmente as mulheres vítimas, entendendo que é necessário combater, é necessário não se calar, não silenciar e lutar pelos seus direitos e denunciar. Cabe ao Estado, ao Poder Judiciário, cabe a nós, combatermos a violência doméstica”, afirmou a magistrada.

Homenageadas

Também estão na lista de homenageadas a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Jorge Caminha, a vice-presidente desembargadora Joana Meirelles, e as desembargadoras Carla Reis, Luiza Marques, Maria das Graças Pessoa Figueiredo e Mirza Telma, que foram representadas pelas colegas de Corte na cerimônia.

Uma das agraciadas fora do Poder Judiciário Estadual é a ativista do direito das mulheres, Maria da Penha Maia Fernandes, farmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Sua luta resultou na criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), principal normativo brasileiro de combate à violência contra a mulher em razão do seu gênero.

Outras agraciadas foram a senadora e advogada Soraya Vieira Thronicke (Pode), a empresária, atriz, ativista e modelo brasileira, Luíza Brunet, além de parlamentares, magistradas do TRE e TRT/11, médicas, pesquisadoras e advogadas com atuação reconhecida referente à defesa das mulheres.

Ouvidoria

A Ouvidoria tem como objetivo ser um canal de escuta ativa, além de receber, encaminhar e acompanhar demandas relativas à igualdade de gênero, participação feminina e violência contra a mulher envolvendo as servidoras, estagiárias, colaboradoras e visitantes da Corte de Contas, bem como jurisdicionados e da sociedade civil.

“Estamos em 2024 e ainda há necessidade de falar de equidade. A voz que recebemos de Deus é para falarmos o que for preciso para combater a desigualdade. É dever de todos atuarem para combater a violência contra mulher, é dever de todos nós denunciarmos. Meu compromisso está sendo cumprido, começando a mudar o cenário de preconceito dentro da nossa própria casa”, disse a conselheira presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, Yara Lins.

 

Confira o álbum de fotos da solenidade AQUI 

 

Asafe Augusto

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:     [email protected] 

(92) 2129-6666 / 993160660

 

Tags:AmazonasManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Para destacar o turismo regional, Projeto de Lei do deputado Cristiano D’Angelo instituirá a ‘Semana do Turismo Rural’
Próximo artigo Prefeitura faz operações para reforçar segurança no trânsito

Mais notícias desta categoria

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

4 horas atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

PL que institui Semana Municipal de Adoção Tardia de Crianças e Adolescentes, é aprovado na CMM

8 meses atrás

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?