Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Justiça decide que caseiro acusado de matar dono de sítio vai a júri popular
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Justiça decide que caseiro acusado de matar dono de sítio vai a júri popular
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Justiça decide que caseiro acusado de matar dono de sítio vai a júri popular

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A decisão, da qual cabe recurso, foi proferida pelo juiz Fábio Olintho, titular da 1.ª Vara do Tribunal do Júri.

 

O juiz de direito Fábio César Olintho de Souza, titular da 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, decidiu na Ação Penal n.º 0661452-05.2022.8.04.0001, que o réu Ednaldo Oliveira de Freitas será submetido a júri popular. Conforme a decisão, da qual cabe recurso, o acusado deverá ser julgado por homicídio duplamente qualificado (praticado por motivo fútil e mediante emboscada).

“(…) com fundamento no art. 413 do Código de Processo Penal, julgo procedente a denúncia do Ministério Público e por conseguinte pronuncio o réu Edinaldo Oliveira de Freitas, como incurso nas sanções do art. 121, §2.º, II e IV do Código Penal a fim de que seja submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri Popular desta Comarca”, registra o magistrado na decisão, proferida no último dia 03/03.

Conforme a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) com base no Inquérito policial, na noite de 21 de abril do ano passado, a vítima – Antônio Francisco Lopes Cardoso, conhecido como “Shalom” -, estava no sítio de sua propriedade (no Km 23 da BR-174, zona rural de Manaus) participando de uma pescaria com Ednaldo, que vinha trabalhando para ele como caseiro.

Em dado momento, quando estava sentado à beira do igarapé, pescando, Antônio foi atingido por um tiro de espingarda, na nuca, e morreu no local. De acordo com a denúncia, Ednaldo foi o autor do disparo, tendo confessado o crime, dois dias depois, ao comparecer à delegacia de polícia, levado por sua irmã.

Segundo as informações do processo, Ednaldo trabalhava no sítio de Antônio na função de caseiro, e teria acertado com um patrão que receberia pelo serviço o salário mensal de R$1.500,00, o qual não estava recebendo há oito meses. Na fase do inquérito, o réu assumiu a autoria do crime, mas, em Juízo, na fase de instrução que antecedeu a decisão de pronúncia, optou por permanecer calado.

A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público em 7 de dezembro de 2022 e aceita pelo juízo da 1.ª Vara do Tribunal do Júri no dia 15 do mesmo mês. Ednaldo Oliveira de Freitas responde o processo em liberdade desde o dia 7 de fevereiro de 2023. Até o momento, ele está sendo assistido pela defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE/AM).

Como ainda cabe apelação da decisão de pronúncia, somente após o trânsito em julgado (quando não cabe mais recurso) é que a Vara poderá pautar o processo para ser julgado em Plenário.

 

 

 

Carlos de Souza

Foto: Raphael Alves / arq. 20/03/2024

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasDenúnciasEstado do AmazonasManausPolícia
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 322 vagas de emprego para esta sexta-feira
Próximo artigo Rodas de conversas e exposição de fotos marcam evento da Semana Nacional da Adoção

Mais notícias desta categoria

Mídias Digitais – Capacitação de Alunas na Rede Pública

11 horas atrás

Antecipação do salário de dezembro: ótima notícia!

13 horas atrás

Operação Natal Mais Seguro 2025: Segurança em Manaus

14 horas atrás

Veículos pesados – Fiscalização eficaz em Manaus

15 horas atrás

Governo Presente: 25ª edição e 7,6 mil atendimentos

1 dia atrás

JEBs 2025: Resultados do Amazonas Impressionam

3 dias atrás

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

4 dias atrás

Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação

4 dias atrás

Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus

4 dias atrás

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

4 dias atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

5 dias atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

5 dias atrás
Dia Nacional do Livro – Celebre a Leitura com o Prato Cheio
Pronto Atendimento Platão Araújo: Agilidade e Qualidade
SPA Outubro Rosa: Cuide do Seu Bem-Estar em Manaus
Alfashow Sadeam 2025 – A Educação Lúdica em Foco
Feira Mística de Manaus – Celebre a Espiritualidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?