Em Manaquiri, a ampliação do Ponto de Inclusão Digital (PID) oportunizará uma nova gama de serviços judiciais à população.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e órgãos parceiros inauguraram, no município de Manaquiri (distante 54 quilômetros de Manaus), o primeiro Ponto de Inclusão Digital (PID) de nível 2 no estado.
Em atendimento às diretrizes da Recomendação n.º 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os Pontos de Inclusão Digital estão sendo inaugurados – e expandidos – no Amazonas, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços judiciais.
Tendo acesso aos Pontos de Inclusão Digital (PIDs), a população pode, de forma online, participar de audiências; protocolar documentos; realizar atermação (peticionar processos nos Juizados Especiais) e ter acesso a outros serviços.
No caso específico do município de Manaquiri, onde um PID já havia sido inaugurado no segundo semestre de 2023, a ampliação do projeto oportunizará uma nova gama de serviços à população local e de localidades adjacentes.
Com a inauguração do PID de nível 2, os que procurarem por atendimento, em Manaquiri, terão ao seu dispor os serviços oferecidos pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e também Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM).
Em Manaquiri, o Ponto de Inclusão Digital está localizado na comunidade Boa Vista Alto Manaquiri e a inauguração da nova modalidade do projeto contou com a participação do desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas, Henrique Veiga; do prefeito de Manaquiri, Jair Souto; do Juiz de Direito e coordenador do projeto, Roberto Taketomi, dentre outras autoridades.
Novas expansões
Conforme a coordenação do projeto de instalação dos Pontos de Inclusão Digital no Amazonas, o projeto continuará sendo ampliado de modo a atender, sempre, um maior número de pessoas e a expansão do projeto (nível 2) deve chegar, no próximo mês de julho, aos municípios amazonenses do Careiro e de Tonantins.
#PraTodosVerem: A foto principal que ilustra a matéria mostra um grupo de oito pessoas em pé, com duas mulheres ao centro e três homens a direiita e outros três à esquerda delas. O grupo segura um cartas horizontal onde se lê em destaque a frase: “Ponto de inclusão digital-PID”, abaxo da frase central está escrito ”nível 2, Resolução CNJ n.º508, de 22 de junho de 2023, Comunidade Boa Vista-Alto Manaquiri” e, a esquerda está escrito “Justiça para todos” e a direita estão as logomarcas das instituições envolvidas.
Afonso Junior
Fotos: Jardel Silva e Gabriel Pinheiro
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 99316-0660