Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Juízes da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do TJAM fazem visita técnica ao Instituto Penal Antônio Trindade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Juízes da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do TJAM fazem visita técnica ao Instituto Penal Antônio Trindade
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Juízes da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do TJAM fazem visita técnica ao Instituto Penal Antônio Trindade

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A UMF tem por finalidade monitorar a implementação das decisões e deliberações oriundas do Sistema Interamericano de direitos humanos e atua alinhada à Resolução 364/2021, do CNJ.

O juízes de direito do Tribunal de justiça do Amazonas, Anésio Rocha Pinheiro e Roseane Cavalcante do Vale Jacinto, designados pela Presidência do Tribunal para compor a Unidade de Monitoramento e Fiscalização (UMF/TJAM), visitaram no último dia 27/09 o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no quilômetro 8 da BR-174.

Instituída pelo Tribunal de justiça do Amazonas por meio da portaria n.º 1347, de 23 de abril deste ano, com composição definida pela portaria n.º 1471/2024, a UMF local está alinhada às diretrizes da Resolução n. 364, de 12 de janeiro de 2021, do Conselho Nacional de justiça (CNJ) e tem por finalidade monitorar a implementação das decisões e deliberações oriundas do Sistema Interamericano de direitos humanos. Além dos juízes Anésio Rocha e Roseane Cavalcante, também compõe a UMF/TJAM a juíza Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo.

A inspeção realizada no Ipat, foi a primeira da UMF/TJAM desde sua implementação. Porém, o grupo de trabalho já teve reunião no Conselho Nacional de justiça (CNJ), em Brasília, e tem realizado reuniões internas no sentido de programar as visitas nas unidades do sistema prisional de Manaus. “O objetivo é acompanhar e monitorar processos que envolvam violações aos direitos humanos, bem como desenvolver ações preventivas e educativas para evitar eventuais violações”, salientou o juiz Anésio.

Conforme o magistrado, estão previstas visitas às outras unidades prisionais para avaliar as condições dos presos e se estão sendo obedecidas as diretrizes da Corte Interamericana de direitos humanos, dos pactos e tratados interamericanos de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário.

A juíza de direito Roseane do Vale Cavalcante Jacinto frisa que as questões verificadas durante as visitas às unidades prisionais irão compor um relatório que será enviado ao Tribunal de justiça do Amazonas e ao Conselho Nacional de justiça.

“A visita ao IPAT se deu com o objetivo da Comissão analisar se as Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Reclusos (Regras de Nelson Mandela) estavam sendo observadas no Instituto Prisional. Todas as informações apuradas vão compor um relatório e serão comunicadas ao Tribunal de justiça do Amazonas e ao CNJ, este a depender da análise da Corte Estadual”, disse a magistrada.

 

 

 

Carlos de Souza

Fotos: Acervo da UMF

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasFiscalizaçãoManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em Humaitá, Justiça condena Município a indenizar motorista de app que teve carro avariado após desviar de buraco em via pública
Próximo artigo Escola Judicial do TJAM realiza “1.º Congresso de Pesquisa Judiciária no Amazonas”

Mais notícias desta categoria

Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025

3 horas atrás

FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções

4 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível

16 horas atrás

Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público

1 dia atrás

Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas

1 dia atrás

Designer de Sobrancelhas: Curso Gratuito em Manaus

1 dia atrás

Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades

4 dias atrás

FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade

4 dias atrás

Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico

5 dias atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto

5 dias atrás

Amazonas Green Jazz Festival marca o lançamento do álbum

5 dias atrás

Agosto Lilás: Conscientização em Manaus

5 dias atrás
Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus
Secretaria de Educação convoca 61 candidatos do PSS
Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025
Padaria Artesanal: Um Ano de Sucesso e Empreendedorismo
Atendimento humanizado melhora a qualidade de vida do paciente
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?