Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Juizados Maria da Penha realizam abordagem socioeducativa na Manaus Moderna, sensibilizando ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a Mulher
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Juizados Maria da Penha realizam abordagem socioeducativa na Manaus Moderna, sensibilizando ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a Mulher
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Juizados Maria da Penha realizam abordagem socioeducativa na Manaus Moderna, sensibilizando ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a Mulher

Por
Última atualização: 16 de agosto de 2024
8 Min Lidos
Compartilhar

Ação integrou as atividades da 27ª Semana da Campanha Justiça pela Paz em Casa e foi focada na divulgação dos mecanismos de proteção assegurados pela Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340 /2006).

 

As equipes multidisciplinares dos Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, juntamente com a equipe da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizaram, na manhã desta sexta-feira (16/08), uma abordagem socioeducativa aos transeuntes da área da Feira da Manaus Moderna, no Centro de Manaus. A ação integra as atividades da 27ª Semana da Campanha Justiça pela Paz em Casa e foi focada na divulgação dos mecanismos de proteção assegurados pela Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340 /2006), com a finalidade de aproximar o Judiciário da sociedade, visando informar e sensibilizar a população para a prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulher.

Durante as abordagens, foram distribuídos materiais informativos, como folders e flyers, com detalhes sobre os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha, canais de denúncia e os serviços da rede de proteção. Também foram realizados esclarecimentos e breves orientações ao público, e afixados cartazes em locais estratégicos, a fim de dar visibilidade aos transeuntes a respeito da temática. Ações como essa são importantes para aumentar a conscientização e ampliar o conhecimento das mulheres acerca dos seus direitos e onde buscar ajuda.

Com a participação de 66 idosos, no dia 7/08 o Centro de Convivência do Idoso de Aparecida recebeu a palestra “Violência doméstica contra as mulheres idosas: prevenção, direitos e denúncia”. A finalidade foi discutir a Lei Maria da Penha possibilitando reflexões e debates na perspectiva do conhecimento dos seus direitos, da prevenção e das possibilidades de denúncia.

Tendo como público servidores do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), na última terça-feira (13/08), via formato on-line pela plataforma teams, a assistente social Celi Cristina Nunes Cavalcante proporcionou orientações a respeito dos conceitos que envolvem a violência doméstica contra a mulher, como desigualdade de gênero, patriarcado, machismo, Lei Maria da Penha e seus dispositivos, assim como a rede de proteção. A atividade fez parte das atividades do “Maria vai à Comunidade” e o tema foi “Situando a violência doméstica contra a mulher: aspectos conceituais e diagnósticos”.

Esforço concentrado

A “27a Semana Justiça pela Paz em Casa” acontecerá no período de 19 a 23 deste mês de agosto, sob a organização do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM), que é coordenada pela desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo. Em Manaus, a abertura oficial do evento será realizada no salão do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, na segunda-feira (19/08), às 8h30.

A campanha, além de concentrar esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero, também promove ações interdisciplinares que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade que as mulheres enfrentam.

A ação, que acontece nacionalmente com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com a parceria do Ministério Público e da Defensoria Pública, tem a finalidade de garantir a efetividade da “Lei Maria da Penha”, reforçando o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Programação

Na próxima segunda, a partir das 9h, a Equipe Multidisciplinar visitará a Escola Estadual Prof José Bernardino Lindoso, na Cidade Nova, dentro da ação “Maria vai à Escola”, abordando o tema “Precisamos falar de relacionamento abusivo” e promovendo informação na comunidade escolar sobre as formas de violência de gênero contra a mulher e suas repercussões negativas para saúde e a vida, apontando os mecanismos de enfrentamento. Na oportunidade, serão realizadas rodas de conversa com a utilização de material audiovisual e distribuição da cartilha “Precisamos falar de relacionamento abusivo”.

Já na quarta-feira (21), a atividade será realizada na Escola Estadual Frei Mário Monacelli, no bairro Alfredo Nascimento, zona Norte.

De 19 a 23 de agosto, de 8h às 18h, na sala de apoio da equipe multidisciplinar, no Fórum Henoch Reis, a programação de atividades incluirá a prestação de assessoramento aos magistrados no intuito de acolher as partes processuais e oferecer orientações, conforme a demanda e acompanhamento à equipe.

No período de 20 a 22 de agosto, de 8h às 13h, tendo como local o auditório da Coordenadoria Psicossocial Judiciária, no 5º andar do Fórum Henoch Reis, os servidores do “Grupo Maria Acolhe” vão acolher o público jurisdicionado previamente notificado, utilizando a metodologia de proporcionar proporcionar apresentações orientativas e reflexivas sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e sobre o trâmite processual, com uso de material audiovisual. O objetivo é proporcionar orientações psicossociais aos jurisdicionados inseridos em situação de violência doméstica a fim de prevenir e romper o espiral da violência, bem como prestar informações processuais.

No dia 23, sexta-feira, de 9h às 12h, na sala da Equipe Multidisciplinar no Fórum Henoch Reis, será realizada uma roda de conversa com a participação de mulheres com processos nos Juizados de violência contra a mulher. A temática é “Reconstrução após o relacionamento abusivo”, e a finalidade é proporcionar a essas mulheres reflexões sobre o autoconhecimento, visando o empoderamento feminino, o protagonismo, a sororidade e a superação.

Até o momento, mais de 2 mil audiências já estão pautadas, em todo o estado, para o período de esforço concentrado que inclui, em sua programação, julgamentos de processos que tratam de feminicídios (tentados ou consumados).

Três vezes ao ano

Lançada em março de 2015, a ação “Justiça pela Paz em Casa” é reforçada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acontecendo simultaneamente em todos os tribunais do País com o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340 /2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

O evento – que chega neste mês à sua 27.ª edição – é realizado três vezes por ano: em março, marcando o “Dia Internacional da Mulher”; em agosto, em alusão ao aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha”; e em novembro, em referência “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher – 25/11”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz o registro fotográfico de servidora da Equipe Multidisciplinar dos Juizados Maria da Penha entregando material informativo sobre a campanha Justiça pela Paz em Casa para permissionária da Feira da Manaus Moderna, nesta sexta-feira (16/08) no Centro de Manaus.

 

Texto: Paulo André Nunes

Foto: Acervo Juizados Maria da Penha

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660

 

 

Tags:AmazonasDenúnciasManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Celebração do Dia das Mães garante programação especial nos Centros de Convivência da Família do Governo do Estado

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Missão do BID visita os conjuntos habitacionais do Prosamin+ e destaca o avanço das obras

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Corpo de Bombeiros realiza simulado de salvamento veicular com múltiplas vítimas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta sexta-feira

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação destaca apoio a estudantes da rede estadual que vão participar da Olimpíada de Matemática no Japão

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Prato Cheio promove palestras sobre saúde e combate à violência infantil

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?