Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Integração entre as Ouvidorias e combate à desinformação são temas do primeiro dia do Encontro de Ouvidores-Gerais de Justiça em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Integração entre as Ouvidorias e combate à desinformação são temas do primeiro dia do Encontro de Ouvidores-Gerais de Justiça em Manaus
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Integração entre as Ouvidorias e combate à desinformação são temas do primeiro dia do Encontro de Ouvidores-Gerais de Justiça em Manaus

1 ano atrás
Compartilhar
8 Min Lidos
Justica 2 300x200 2 150x150 1

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o ouvidor-geral do TJAM, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, destacou que a finalidade do evento é promover a difusão de conhecimentos e a troca de experiências.

Foi aberto na tarde desta quinta-feira (13/06), na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, o 2.º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região Norte do País. Ao dar as boas-vindas aos participantes, o ouvidor-geral do TJAM, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, destacou que a finalidade do evento é promover a difusão de conhecimentos e a troca de experiências, de forma a contribuir para o permanente aperfeiçoamento do trabalho realizado pelas Ouvidores Judiciais, em uma região cheia de desafios e que é, em vários aspectos, diferenciada das demais regiões da Federação.

“Este evento é muito importante para o Poder Judiciário do Amazonas porque é a segunda vez que vamos reunir as Ouvidorias-Gerais dos Tribunais de Justiça da Região Norte para compartilharmos experiências e todo o conhecimento que cada estado traz, na medida em que a nossa região é diferenciada das outras brasileiras, sobretudo em razão da nossa condição geográfica e populacional”, frisou o desembargador Abraham.

Na oportunidade, o presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud) e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Altair de Lemos Júnior, também enalteceu a troca de experiências entre os magistrados. “É uma honra muito grande pra mim estar aqui. Vamos continuar, todos, nessa parceria de uma grande família de ouvidores. Os encontros são sempre sempre uma oportunidade de troca de experiências”, afirmou.

Ouvidoria da Mulher

Presente ao encontro, a Ouvidora da Mulher do TJAM e coordenadora das Varas Maria da Penha, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, explicou que a Ouvidoria da Mulher visa à aproximação das servidoras e juízas que se sintam ameaçadas moralmente, fisicamente ou violência velada, ou seja, todo tipo de assédio que possam relatar. “Esse é um trabalho de muita satisfação porque o prazer de ajudar as mulheres, servidoras e colegas magistradas que passem esse tipo de constrangimento”, disse ela.

A desembargadora distribuiu aos demais participantes do “2º Encontro” cópias da cartilha de combate à violência doméstica contra a mulher e compartilhou dados como a existência de quase 16 mil processos relacionados a esse tipo de crime em tramitação na Justiça estadual.

Palestras

A programação do primeiro dia contou com duas palestras. Na primeira, o juiz auxiliar da Ouvidoria do TJAM, magistrado Túlio Oliveira Dorinho, falou sobre “O Impacto da Desinformação em Relação às Comunidades do Interior do Amazonas e o Papel da Ouvidoria do Tribunal de Justiça”, e apresentou um projeto que visa levar a Ouvidoria para as escolas do interior com objetivo de trazer conhecimento e explicar de que maneira a população interiorana pode, de algum forma, diminuir os efeitos da desinformação, as populares fake news.

“Este é, de fato, um encontro muito importante, notadamente por se tratar dos Ouvidores da Região Norte, que tem uma peculiaridade muito específica: ela é gigante. E a Ouvidoria precisa chegar às populações interioranas, e quando eu falo de desinformação, ela atinge, com maior intensidade, essa população vulnerável. A Ouvidoria pode mitigar essa desinformação através de uma educação midiática, que é da Ouvidoria chegar nas escolas do interior para levar conhecimento e explicar de que maneira a população interiorana pode, de algum forma, mitigar os efeitos da desinformação”, afirmou o juiz Túlio Oliveira Dorinho.
Já a segunda palestra foi ministrada pelo ouvidor-geral do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Erick Linhares e teve como tema “Ouvidoria e CNJ”. O magistrado comentou sobre a importância do evento em Manaus e lembrou da realização da primeira edição do evento, em Boa Vista (RR).

“O Conselho Nacional de Justiça trabalha muito com a ideia de cooperação e interligação entre os órgãos do Poder Judiciário, e esse encontro de ouvidores vem justamente discutir essa integração dos Tribunais por meio das Ouvidorias. Todos temos a mesma realidade amazônica, uma população ribeirinha, populações invisibilizadas, grandes distâncias, e um consegue entender o outro, e no momento que a gente interliga as Ouvidorias em atuação em uma rede de cooperação, nós conseguimos encontrar soluções para os nossos problemas comuns”, destacou o desembargador Erick.

Ele salientou que na primeira edição do encontro regional, em Boa Vista, foi viabilizado um ato de cooperação entre as Ouvidorias, e que neste encontro de Manaus a ideia é trabalhar o aprofundamento dessa cooperação, com interligação entre as plataformas, como o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e ligando todos em um SEI federação que existe”, explicou o desembargador Erick Linhares.

Nesta sexta-feira (14/06) – segundo e último dia do evento – a programação começou com a apresentação do tema “Boas Práticas da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Tocantins”, pelo ouvidor substituto (do TJ Tocantins), desembargador Adolfo Amaro Mendes e pela coordenadora da Ouvidoria Judiciária e Ouvidoria da Mulher do TJ Tocantins, Alessandra Martins Polonial Adorno.

Em seguida, aconteceu a apresentação, pelo ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Agostino Silvério Júnior do TJAP, do tema: “Integração entre as Ouvidorias – Integrar e uniformizar procedimentos entre as ouvidorias, a fim de melhorar o fluxo das demandas, além de facilitar o acesso ao cidadão que precisa do atendimento”. Logo depois, a secretária de Planejamento do Tribunal de Justiça do Amazonas, servidora Márcia Rizzato, e a apresentação do “Power Business Intelligence”.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença do ouvidor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho; do presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud) e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Altair de Lemos Júnior; do presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Jésus Nascimento; dos ouvidores e representantes dos Estados de Acre, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins; da Ouvidora da Mulher do TJAM e coordenadora das Varas Maria da Penha, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo; do diretor da Escola Judicial do TJAM, desembargador Cezar Bandiera; dos juízes-auxiliares da Ouvidoria-Geral de Justiça do TJAM, magistrados Ana Maria Diógenes e Túlio de Oliveira Dorinho; do coordenador da Ouvidoria da Corte, servidor Diogo de Oliveira Lins; das servidoras Ana Paula do Nascimento Silva (que contribuiu com a organização do evento) e Márcia de Souza Amorim (assessora jurídica do gabinete do desembargador Abraham Peixoto); demais magistrados, servidores do Poder Judiciário e imprensa local.

Veja mais fotos aqui: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720317883627/

 

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz o registro fotográfico parcial da mesa de participantes do 2.º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região Norte do País.

 

Texto: Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:    [email protected]

(92) 993160660

 

 

 

Tags:AmazonasManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Audiencia Publica do deputado Sinesio Campos discute manejo sustentavel dos jacares Foto Elvis Cavalcante 1024x768 wfX5hp Audiência Pública do deputado Sinésio Campos discute manejo sustentável dos jacarés
Próximo artigo Prefeitura realiza atividade em alusão ao ‘Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa’

Mais notícias desta categoria

SEAS CENTROS DIVULGACAO 5 1024x682 1

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

2 dias atrás
UGPE REGIONALIZACAO DO SANEAMENTO NO AMAZONAS FOTO TIAGO CORREA UGPE 04 1 1 1024x683 1

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

3 dias atrás
Procon AM Notificacao Cinema 1024x689 1

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

3 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 17 at 093549 1024x682 1

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

3 dias atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás
564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
Deputado Mario Cesar Filho presidente da CDC anuncia nova edicao da E28098Operacao Limpa Nome Foto Leandro Cardoso 1024x684 Jj934Q

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás
Projeto de Debora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas e aprovado na Aleam Foto Daniel Nogueira kgMoJm

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás
Deputado Joao Luiz leva acao do E28098Ei Te Orienta ao 2o Fegam no Largo Sao Sebastiao em Manaus Foto Mauro Smith mapsh5

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás
Lei de autoria do deputado Cristiano DAngelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Cientifico no Amazonas Foto Ely Caldeira AqwqXY

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Em tempo recorde, prefeitura conclui obra na Mário Ypiranga

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?