Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas avança de forma consistente em obras de saneamento básico para garantir qualidade de vida para população
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas avança de forma consistente em obras de saneamento básico para garantir qualidade de vida para população
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas avança de forma consistente em obras de saneamento básico para garantir qualidade de vida para população

37 minutos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Governador Wilson Lima entregou primeira etapa da REDE de esgoto do Prosamin+, com a ETE da Raiz, beneficiando mais de 50 mil famílias

Fotos: Alex Pazuello e Mauro Neto/SECOM

O Governo do Amazonas segue realizando investimentos e entregas de obras de saneamento básico que garantem mais qualidade de vida para a população da capital amazonense. Com a entrega da primeira etapa da REDE de esgoto do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), a partir da nova Estação de tratamento de esgoto (ETE) da Raiz, Manaus passa de 35% para 40% de cobertura da REDE de esgoto, um avanço de 5% em relação ao índice atual.

A estrutura da ETE Raiz, entregue, na quarta-feira (22/10), pelo governador Wilson Lima, se soma a outros investimentos feitos no setor para ampliar a cobertura da REDE de esgoto na cidade. Em 2021, o Governo do Amazonas entregou a ETE Waldir Brito, a maior e mais moderna da região Norte, construída no bairro Educandos, zona sul da capital.

Foto: Alex Pazuello e Mauro Neto/SECOM

O secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, destacou o impacto direto da nova estação na vida da população de Manaus, que até 2027, terá 45% de cobertura da REDE de esgoto. “saneamento básico é saúde para a população. Essa é a segunda maior estação de tratamento aqui da cidade de Manaus. São cinco bairros que imediatamente se conectam a essa estação de tratamento para dar qualidade de vida à população”, declarou.

O investimento do Estado para a ETE da Raiz foi garantido pela doação do terreno, no valor R$ 6,4 milhões, para a concessionária Águas de Manaus (Aegea) construir a nova ETE. As obras do Prosamin+ são executadas pela UGPE, órgão da Sedurb. Com essa entrega, Manaus passa de 35% para 40% de cobertura da REDE de esgoto, um avanço de 5% em relação ao índice atual.

Foto: Alex Pazuello e Mauro Neto/SECOM

Nesta primeira fase, a ETE Raiz ampliará a cobertura de esgotamento sanitário das residências de moradores dos bairros Raiz, Petrópolis, Cachoeirinha e São Francisco, beneficiando mais de 50 mil famílias na zona sul. Uma das pessoas beneficiadas será a comerciante Lúcia Kátia Silva, de 62 anos.

“Vai trazer benefícios para vários bairros, além da Cachoeirinha. É um benefício maravilhoso, um benefício grandioso, que vai fazer o bem para todas as comunidades. Foi uma obra muito boa. Agora nós temos uma base de tratamento aqui na nossa área e foi muito gratificante a inauguração dessa obra maravilhosa que vai beneficiar muitos moradores”, destacou a moradora do bairro Cachoeirinha.

Mais investimentos

Desde 2021, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 148 milhões para ampliar o sistema de esgotamento sanitário do Prosamin+. O Estado está executando 60 quilômetros de REDE coletora, seis estações elevatórias de esgoto e nove quilômetros de ligações domiciliares e intradomiciliares.

Fotos: Alex Pazuello e Mauro Neto/SECOM

A ETE da Raiz é a segunda grande estação de tratamento inaugurada pelo governador Wilson Lima, por meio do Prosamin+. Em 2021, o Governo do Amazonas entregou a ETE Waldir Brito, a maior e mais moderna da região Norte, construída no bairro Educandos, zona sul da capital.

Além da capital, o Estado também investe em saneamento no interior, com o Programa de saneamento Integrado (Prosai) em Maués e Parintins. Em Maués, 100% da população já conta com água tratada e 50% com REDE de esgoto; em Parintins, a cobertura passou de 0% para 25%. Desde 2025, a criação da Microrregião de saneamento básico (MRSB) permite o planejamento regional e apoio técnico às prefeituras, fortalecendo a universalização do serviço em todo o Amazonas.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto propõe troca do termo “Síndrome de Down” por “Trissomia do Cromossomo 21” em documentos e leis
Próximo artigo Novo pronto atendimento do Platão Araújo moderniza a saúde e recebe aprovação de moradores da zona leste

Mais notícias desta categoria

IML busca por familiares de Jonas Oliveira da Silva para reconhecimento

13 minutos atrás

Idam celebra o aniversário de Manaus e o trabalho realizado junto aos mais de 1,4 mil agricultores familiares da capital

17 minutos atrás

Operação integrada realiza recambiamento de internos no interior do Amazonas

20 minutos atrás

Novo pronto atendimento do Platão Araújo moderniza a saúde e recebe aprovação de moradores da zona leste

28 minutos atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, mais de 80 pesquisadores participam de evento nórdico-brasileiro em Manaus

13 horas atrás

Amazonastur encerra ordenamento turístico na Tríplice Fronteira com avanços em capacitação e fortalecimento do setor

17 horas atrás

No aniversário de Boca do Acre, Sedurb e UGPE destacam ações que impulsionam o desenvolvimento no município

17 horas atrás

Projeto ‘Aglomeração Literária’ promove evento gratuito de contação de histórias em Manaus

17 horas atrás

Memória e afeto guiam sarau literária com idosos na 5ª Semana do Livro e da Biblioteca

17 horas atrás

Mostra Científica e Cultural mobiliza mais de 850 estudantes na Escola Estadual Ângelo Ramazzotti

18 horas atrás

Oficina de Empreendedorismo Criativo estimula alunos do Liceu a desenvolverem ideias e negócios sustentáveis

18 horas atrás

IML procura por familiares de Vera Lúcia Morais de Abreu, que morreu em Manaus

19 horas atrás
Idam emitiu e renovou 5.097 Cartões do Produtor Primário, de janeiro a setembro de 2025
Com atuação de nove órgãos, Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes do Amazonas garante assistência multidisciplinar completa
Projeto de Lei do Governo do Amazonas que reduz em 50% as alíquotas do IPVA é aprovado na Aleam
Exposições gratuitas marcam abertura da programação da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca
Ciama finaliza os diálogos participativos no interior para a elaboração do Plano de Bioeconomia do Estado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?