Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: GMF/TJAM realiza reunião com gestores e técnicos dos serviços de saúde mental do Município e do Estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > GMF/TJAM realiza reunião com gestores e técnicos dos serviços de saúde mental do Município e do Estado
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

GMF/TJAM realiza reunião com gestores e técnicos dos serviços de saúde mental do Município e do Estado

Por
Última atualização: 16 de maio de 2024
5 Min Lidos
Compartilhar

O principal tema da reunião foi a Resolução n.º 487, do Conselho Nacional de Justiça,  sobre a política antimanicomial e a criação de fluxos de atendimento ao paciente judiciário.

 

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJAM) se reuniu na tarde de terça-feira (14/05) com e gestores e técnicos dos serviços integrantes das políticas de saúde mental do Município de Manaus e do Estado do Amazonas. A reunião foi realizada no auditório do Fórum de Justiça Des.ª Euza Vasconcellos. O principal tema da reunião foi a Resolução n.º 487, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  sobre a política antimanicomial e a criação de fluxos de atendimento ao paciente judiciário. A resolução aborda, por exemplo, o fechamento de estabelecimentos, alas ou instituições congêneres de custódia e tratamento psiquiátrico.

A abertura da atividade foi realizada pela desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, supervisora do GMF/TJAM, que destacou a importância do momento para uma articulação institucional entre Poder Judiciário e Poder Executivo, bem como o fortalecimento das políticas de saúde mental no Estado.

Depois foi conduzida pela juíza coordenadora do GTI sobre Saúde Mental e Justiça Criminal do GMF/TJAM, Larissa Padilha, contando com a participação da juíza coordenadora do GMF, Ana Paula de Medeiros Braga e o apoio do “Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD)”, através da assistente técnica estadual Luanna Marley.

.A juíza coordenadora do GTI sobre Saúde Mental e Justiça Criminal do GMF/TJAM, Larissa Padilha, destacou que a Resolução n.º 487 do Conselho Nacional de Justiça é um marco na garantia dos direitos das pessoas com transtornos mentais, pois estabelece diretrizes para a implementação da política antimanicomial no âmbito do Poder Judiciário. Ela reconhece que a internação psiquiátrica deve ser uma medida excepcional e de último recurso, priorizando o cuidado em liberdade e a integração social.

“É com grande satisfação que participo deste evento para abordar a Resolução 487 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a política antimanicomial e a criação de fluxos de atendimento ao paciente judiciário em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o Grupo Técnico Interministerial de Saúde Mental (GTI). O Judiciário tem um papel fundamental na garantia desses direitos. Ao criar fluxos de atendimento em parceria com a RAPS e o GTI, podemos garantir que os pacientes judiciários tenham acesso a tratamentos adequados e humanizados, evitando internações desnecessárias”, destacou a magistrada

A juíza explica que, para garantir que os pacientes judiciários tenham acesso a tratamentos adequados é necessário seguir um fluxo que consiste na avaliação multiprofissional e definição do plano de tratamento individualizado; oferta de serviços de saúde mental na comunidade, incluindo atendimento ambulatorial, domiciliar e hospital dia; apoio social e familiar, com a participação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros serviços de saúde mental; e capacitação de profissionais do Judiciário e da saúde mental para o atendimento adequado a pessoas com transtornos mentais.

Reunião

A reunião teve como objetivo a pactuação de fluxos com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado, além das etapas para o fechamento definitivo das Enfermarias Psiquiátricas das Unidades Prisionais, além do encaminhamento dos pacientes judiciais para os serviços referenciados pela Rede de Atenção Psicossocial, visando à efetivação da Resolução n.º 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Política Antimanicomial do Poder Judiciário.

Como encaminhamentos, foram agendados novos ciclos de reuniões operacionais para ajustes e finalização dos fluxos desde a porta de entrada, como as audiências de custódia, fluxos voltados para a fase de instrução processual, e de desinstitucionalização, para os meses de maio e junho. Ao finalizar a reunião, foi anunciada a criação do Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial – CEIMPA/AM.

 

 

Carlos de Souza

Fotos: Acervo do GMF/TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasFiscalizaçãoManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica obras no complexo viário Rei Pelé com equipes qualificadas e múltiplas frentes de trabalho

Por Redação Informe Digital
7 de junho de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida participa de homenagem ao ministro do STF, André Mendonça, durante Assembleia Geral da Ieadam

Por Redação Informe Digital
7 de junho de 2025

Colônia Antônio Aleixo recebe primeira fase de ações do ‘Mutirão no Bairro’ e sente efeitos imediatos da presença da Prefeitura de Manaus

Por Redação Informe Digital
7 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura realiza festa junina ‘Respeito Não Tem Idade’ em alusão ao ‘Junho Violeta’

Por Redação Informe Digital
7 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Seap participa de audiência pública do Plano Nacional Pena Justa em Itacoatiara

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Em Urucará, governador Wilson Lima destina mais de R$ 700 mil para fortalecer setor primário

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?