Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: GMF promove ações voltadas à população LGBTQIAPN+ em privação de liberdade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > GMF promove ações voltadas à população LGBTQIAPN+ em privação de liberdade
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

GMF promove ações voltadas à população LGBTQIAPN+ em privação de liberdade

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A programação é alusiva ao “Mês do Orgulho LGBTQIAPN+” e busca reforçar a garantia dos direitos dessa população nas unidades prisionais do estado.

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Amazonas (GMF/TJAM) organizou para o período de 13 a 21 deste junho uma série de ações em alusão ao “Mês do Orgulho LGBTQIAPN+”, com ênfase neste público em situação de privação de liberdade nas unidades prisionais do Amazonas.

O objetivo é promover ações voltadas para a garantia dos direitos da população LGBTQIAPN+ privada de liberdade, bem como acompanhar e monitorar suas garantias processuais e de direitos.

A desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, supervisora do GMF/TJAM, destacou que a pauta relativa à população carcerária LGBTQIAPN+ tem merecido muita atenção do Grupo de Moritoramento, e que o mutirão que está sendo preparado como parte da programação para este mês já é o terceiro com ênfase nesse público nas unidades prisionais da capital. “Esses mutirões, coordenados pelo juiz Saulo Góes, que também integra a equipe do GMF, têm sido importantes sobre todos os aspectos, inclusive para conscientizar as pessoas que trabalham nas unidades prisionais sobre os direitos desse segmento da população carcerária. É um tema sensível, ainda pouco discutido pela sociedade, mas nosso trabalho também é fazer com que todos compreendam a relevância dele, atuando para resguardar direitos”, afirmou a desembargadora.

A juíza coordenadora do GMF/TJAM, Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo, explicou que os servidores do Grupo de Monitoramento, com os magistrados que conduzem essa pauta – a juíza Juliana Arrais Mousinho e o juiz Saulo Góes -, estarão atuando diretamente na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e no Centro de Detenção Feminina (CDF). As atividades também contarão com auxílio do juiz João Gabriel Cirelli Medeiros, para a realização do mutirão processual, oficinas e palestras.

A primeira atividade da programação aconteceu na quinta-feira (13/0¨6), com a realização da “Roda de Conversa sobre o Combate ao Assédio e à Discriminação contra a População LGBTQIAPN+”. Organizada em parceria com a Comissão de Combate ao Assédio e à Discriminação/TJAM, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), Escola Judicial (Ejud/TJAM) e a Defensoria Pública do Estado (DPE/AM), o evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus F. Lopes e contou com a participação de pessoas privadas de liberdade. Pela participação, terão direito a certificação a ser encaminhada à Vara de Execuções Penais (VEP) para registro de remição de pena por atividades educativas não regulares.

A próxima atividade está marcada para o dia 19 de junho, quando terá início o mutirão de atendimento jurídico e social na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Ministério Público, DPE, Conselho da Comunidade, e Secretaria do Estado de Saúde (SES). Os atendimentos incluirão a revisão processual e orientações jurídicas às pessoas LGBTQIAPN+ privadas de liberdade, atendimento social, com verificação das condições das pessoas pré-egressas; oficinas educativas com atividades de educação em direitos humanos e cuidados em saúde.

Encerrando a programação será encerrada no dia 21 de junho, data em que o GMF fará um mutirão de atendimento jurídico e social no Centro de Detenção Feminina, com atividades semelhantes às que serão desenvolvidas na UPP.

 

 

 

Asafe Augusto

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:    [email protected]

(92) 993160660

 

 

Tags:AmazonasFiscalização
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Treinamento para 1º LIRAa de 2024
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza manutenção da arborização e plantio em canteiro central da avenida Djalma Batista

Mais notícias desta categoria

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

3 horas atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

7 horas atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?