Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: GMF promove ações voltadas à população LGBTQIAPN+ em privação de liberdade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > GMF promove ações voltadas à população LGBTQIAPN+ em privação de liberdade
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

GMF promove ações voltadas à população LGBTQIAPN+ em privação de liberdade

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A programação é alusiva ao “Mês do Orgulho LGBTQIAPN+” e busca reforçar a garantia dos direitos dessa população nas unidades prisionais do estado.

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de justiça do Amazonas (GMF/TJAM) organizou para o período de 13 a 21 deste junho uma série de ações em alusão ao “Mês do Orgulho LGBTQIAPN+”, com ênfase neste público em situação de privação de liberdade nas unidades prisionais do Amazonas.

O objetivo é promover ações voltadas para a garantia dos direitos da população LGBTQIAPN+ privada de liberdade, bem como acompanhar e monitorar suas garantias processuais e de direitos.

A desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, supervisora do GMF/TJAM, destacou que a pauta relativa à população carcerária LGBTQIAPN+ tem merecido muita atenção do Grupo de Moritoramento, e que o mutirão que está sendo preparado como parte da programação para este mês já é o terceiro com ênfase nesse público nas unidades prisionais da capital. “Esses mutirões, coordenados pelo juiz Saulo Góes, que também integra a equipe do GMF, têm sido importantes sobre todos os aspectos, inclusive para conscientizar as pessoas que trabalham nas unidades prisionais sobre os direitos desse segmento da população carcerária. É um tema sensível, ainda pouco discutido pela sociedade, mas nosso trabalho também é fazer com que todos compreendam a relevância dele, atuando para resguardar direitos”, afirmou a desembargadora.

A juíza coordenadora do GMF/TJAM, Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo, explicou que os servidores do Grupo de Monitoramento, com os magistrados que conduzem essa pauta – a juíza Juliana Arrais Mousinho e o juiz Saulo Góes -, estarão atuando diretamente na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e no Centro de Detenção Feminina (CDF). As atividades também contarão com auxílio do juiz João Gabriel Cirelli Medeiros, para a realização do mutirão processual, oficinas e palestras.

A primeira atividade da programação aconteceu na quinta-feira (13/0¨6), com a realização da “Roda de Conversa sobre o Combate ao Assédio e à discriminação contra a População LGBTQIAPN+”. Organizada em parceria com a Comissão de Combate ao Assédio e à discriminação/TJAM, a escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), escola Judicial (Ejud/TJAM) e a defensoria pública do Estado (DPE/AM), o evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus F. Lopes e contou com a participação de pessoas privadas de liberdade. Pela participação, terão direito a certificação a ser encaminhada à Vara de Execuções Penais (VEP) para registro de remição de pena por atividades educativas não regulares.

A próxima atividade está marcada para o dia 19 de junho, quando terá início o mutirão de atendimento jurídico e social na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Ministério Público, DPE, Conselho da Comunidade, e Secretaria do Estado de saúde (SES). Os atendimentos incluirão a revisão processual e orientações jurídicas às pessoas LGBTQIAPN+ privadas de liberdade, atendimento social, com verificação das condições das pessoas pré-egressas; oficinas educativas com atividades de educação em direitos humanos e cuidados em saúde.

Encerrando a programação será encerrada no dia 21 de junho, data em que o GMF fará um mutirão de atendimento jurídico e social no Centro de Detenção Feminina, com atividades semelhantes às que serão desenvolvidas na UPP.

 

 

 

Asafe Augusto

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:    [email protected]

(92) 993160660

 

 

Tags:AmazonasFiscalização
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Treinamento para 1º LIRAa de 2024
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza manutenção da arborização e plantio em canteiro central da avenida Djalma Batista

Mais notícias desta categoria

Educa Nise: 105 escolas e conscientização sobre bullying

11 horas atrás

Residencial Carlos Braga – Novo lar em Manaus

13 horas atrás

Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus

17 horas atrás

Secretaria de Educação convoca 61 candidatos do PSS

1 dia atrás

Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025

1 dia atrás

Padaria Artesanal: Um Ano de Sucesso e Empreendedorismo

2 dias atrás

Atendimento humanizado melhora a qualidade de vida do paciente

2 dias atrás

Amazonas: Plano Brasis 2025-2027 Impulsiona Turismo

2 dias atrás

Centro histórico de Manaus – Turismo comunitário em foco

2 dias atrás

Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus

2 dias atrás

Fiscalização em Manaus – Vagas especiais são protegidas

3 dias atrás

Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres

3 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?