Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Focos de calor no Amazonas caem 65,81% em outubro, aponta Inpe
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Focos de calor no Amazonas caem 65,81% em outubro, aponta Inpe
Governo do Amazonas

Focos de calor no Amazonas caem 65,81% em outubro, aponta Inpe

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Dado reforça os resultados do monitoramento ambiental realizado pelo Ipaam e pela SEMA

FOTO: Henrique Almeida/Ipaam

O Amazonas registrou 874 focos de calor em outubro de 2025, o que representa uma redução de 65,81% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 2.557 alertas. É o menor número de registros para o mês em mais de uma década. Os dados são do Programa de Queimadas (BD Queimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), monitorados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

No acumulado de janeiro a outubro, o estado totalizou 4.156 focos de calor, contra 24.671 no mesmo período de 2024. O resultado representa uma queda de 83,15% e é o menor número para o período desde 2019.

Ao longo de 2025, o Amazonas manteve tendência de redução nos focos de calor em todos os meses, resultado das ações integradas de prevenção e do monitoramento contínuo realizado pelos órgãos ambientais do Estado e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a redução expressiva dos focos de calor é resultado do trabalho integrado do Governo do Amazonas, que vem intensificando ações de monitoramento, prevenção e combate às queimadas em todo o território estadual.

“O Governo do Amazonas, por meio da SEMA, do Ipaam e de outros órgãos parceiros, tem atuado de forma coordenada para enfrentar as queimadas e sensibilizar a população sobre os impactos ambientais e à saúde. Essa UNIÃO de esforços tem sido fundamental para reduzir os focos de calor e proteger nossas florestas”, destacou o gestor.

“O resultado nos mostra que o Amazonas está consolidando uma nova trajetória na gestão ambiental, com políticas de prevenção e resposta que têm produzido efeitos concretos. Essa queda expressiva prova que o planejamento, o uso da tecnologia e o trabalho em conjunto com os órgãos de governo e as forças de segurança estão fazendo a diferença. A gente vai focar em manter essa curva de redução e fortalecer as ações de enfrentamento ao desmatamento e às queimadas em todo o estado”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

A coordenadora do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas
Protegidas (CMAAP) do Ipaam, Priscila Carvalho, ressaltou que o trabalho técnico realizado pelo centro tem papel fundamental para garantir a precisão dos dados e o direcionamento das ações de campo. De acordo com ela, o monitoramento é feito diariamente por meio da análise de imagens de satélite e do cruzamento de informações geográficas, o que permite identificar as áreas mais críticas e subsidiar as estratégias de prevenção e resposta do Governo do Amazonas.

Entre os municípios com maior número de registros em outubro deste ano, Lábrea lidera com 127 ocorrências, seguida de Humaitá (83) e Nhamundá (59). Em 2024, os maiores números foram observados em Apuí (228), Lábrea (227) e Boca do Acre (210), evidenciando uma diminuição nas áreas historicamente mais críticas do estado.

Mais sobre o CMAAP

O Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas é uma unidade técnica vinculada ao Ipaam responsável por coletar, processar, analisar e divulgar informações geoespaciais sobre o meio ambiente. O centro realiza o monitoramento do desmatamento, das queimadas, das áreas protegidas e de outros indicadores ambientais, atuando de forma integrada com a SEMA e demais órgãos estaduais e federais. As informações produzidas pelo CMAAP servem de base para ações de fiscalização, prevenção e controle ambiental em todo o estado.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Banzeiro Cabôco celebra a MPB e os ritmos amazônicos no Largo de São Sebastião
Próximo artigo Prefeitura de Manaus anuncia criação do bairro Colônia Japonesa

Mais notícias desta categoria

Hemoam convoca aprovados no PSS n° 001/2026 para entrega de documentos no Centro de Convenções nesta terça (24/02)

12 horas atrás

Sine Amazonas divulga 207 vagas de emprego com atendimento presencial e distribuição de senhas das 8h às 14h

12 horas atrás

Arrecadação da dívida ativa do Amazonas em 2025 alcança R$ 366 milhões e reforça capacidade de investimento do Estado

13 horas atrás

Colégio Amazonense Dom Pedro II inicia aulas em sede provisória no Centro de Manaus enquanto prédio histórico passa por restauração

13 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de quatro desaparecidos em Manaus e pede informações

14 horas atrás

Amazonas EcoLar inicia pré-cadastro para 16 moradias gratuitas em Petrópolis, Manaus, com tecnologia sustentável

15 horas atrás

Governo do Amazonas abre novas vagas de natação e corrida na Vila Olímpica de Manaus para público adulto

15 horas atrás

Amazonas define prazo final para envio de planos de logística reversa por fabricantes e comerciantes

15 horas atrás

Programa Asfalta Amazonas investe R$ 30 milhões em pavimentação e drenagem na comunidade Maroaga em Presidente Figueiredo

15 horas atrás

ADS promove 11 edições das Feiras de Produtos Regionais nesta semana

17 horas atrás

Feiras de Produtos Regionais da ADS terão 11 edições em Manaus entre 24/02 e 01/03

17 horas atrás

Escola estadual de Parintins conquista título nacional em olimpíada sobre história e cultura afro-brasileira e indígena

17 horas atrás
Família, cultura e boi-bumbá marcam estreia do Toada Kids no Largo de São Sebastião
Toada Kids reúne famílias e promove toada dos bois Caprichoso e Garantido no Largo de São Sebastião
Carretas da Saúde ampliam atendimento com mamografia e ultrassonografia em Manacapuru até 15 de março
Manacapuru recebe Carreta da Saúde, para exames de mamografia e ultrassonografia, a partir desta segunda-feira (23/02) 
Carnaboi 2026 reúne mais de 20 mil no Sambódromo de Manaus e entrega chave simbólica aos bois
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?