Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: FCecon orienta sobre fluxo para atendimento de fisioterapia oncológica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FCecon orienta sobre fluxo para atendimento de fisioterapia oncológica
Governo do Amazonas

FCecon orienta sobre fluxo para atendimento de fisioterapia oncológica

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Para ter acesso ao serviço, basta ir até o setor, localizado no Ambulatório da FCecon, com o cartão de paciente FCecon em mãos

FOTO: Dreyceane Soares e Laís Pompeu/FCecon

O serviço de Fisioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), realizou 17.803 procedimentos de janeiro a julho de 2025. O serviço é disponibilizado aos pacientes oncológicos que tenham complicações, lesões ou traumas causados pelo tratamento oncológico.

O serviço de Fisioterapia está localizado no Ambulatório da unidade hospitalar e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Para ser atendido, o usuário precisa apresentar o cartão de paciente no momento do atendimento, e não é necessário encaminhamento médico ou de outro profissional de saúde para agendar o atendimento.

Tratamento

Conforme a gerente do setor, Patrícia Chagas, o tratamento oncológico PODE causar sequelas ao paciente, devido à cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. “Há usuários com dificuldades de mobilidade, outros com quadros de Neuropatia Periférica Induzida pela Quimioterapia (NPIQ), linfedemas ou mesmo radiodermites”, explicou.

Segundo Patrícia Chagas, a NPIQ causa formigamento dos dedos dos pés e das mãos, e os linfedemas afetam o sistema linfático, causando inchaço dos braços ou das pernas. Ela explicou que o linfedema é uma complicação tardia, que aparece dois anos após a cirurgia, às vezes seis meses depois, dependendo da extensão cirúrgica e do número de linfonodos que foram retirados.

FOTOS: Dreyceane Soares e Laís Pompeu/FCecon

A gerente disse que há pacientes que chegam ao serviço de Fisioterapia com radiodermite, que é uma reação adversa à radioterapia que deixa a pele avermelhada, descamada e ressecada. Ela disse que em casos mais graves, a radiodermite PODE lesões na pele. “O serviço está disponível para atender os usuários com os quadros mais diversos causados pelo tratamento oncológico”, frisou.

Serviços

O serviço de fisioterapia atende crianças, adultos e idosos, com média de 390 pacientes no mês. Os profissionais trabalham com diversas técnicas aplicadas para reduzir as sequelas do tratamento oncológico, como a laserterapia, a drenagem linfática, terapias manuais, cinesioterapia, terapia por ondas de choque, dentre outras técnicas.

O post FCecon orienta sobre fluxo para atendimento de fisioterapia oncológica apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que obriga laticínios a informar o preço do leite antecipadamente ao produtor
Próximo artigo Ipaam lança Plano de Ação 2025-2028 do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas amplia Auxílio Estadual Permanente e entrega 1.600 cartões a famílias no Médio Solimões

15 horas atrás

Barco Hospital São João XXIII inicia 21ª expedição e atende Urucurituba até 26 de novembro com serviços médicos

16 horas atrás

Governo Presente oferece consultas presenciais e por telessaúde no Ceti de Manaus neste sábado

16 horas atrás

Mutirão de cirurgias dermatológicas do Amazonas inicia ação para reduzir espera por procedimentos de câncer de pele

16 horas atrás

Governador Wilson Lima realiza entregas no Médio Solimões com doações e investimentos a Japurá, Alvarães e Tefé

16 horas atrás

Estreia do espetáculo Aquelas que me habitam questiona força e apagamento das mulheres amazônicas

21 horas atrás

‘Aquelas que me habitam’: Espetáculo sobre ancestralidade feminina amazônica estreia no Teatro da Instalação

21 horas atrás

Amazonas lidera apreensão de maconha na Amazônia após instalação de bases fluviais integradas e amplia ações de segurança

22 horas atrás

Bases fluviais impulsionam apreensão de entorpecentes no Amazonas, aponta Fórum Brasileiro de Segurança Pública

22 horas atrás

Circuito Reggae Amazonas celebra Dia da Consciência Negra com shows e feirinha criativa em Manaus

22 horas atrás

Com shows e feira criativa, ‘Reggae Consciência’ exalta a potência cultural afro-amazônica em Manaus

22 horas atrás

Comitiva do Idam apresenta experiências de assistência técnica e extensão rural durante a COP30 em Belém-PA

24 horas atrás
Prosai Parintins recebe visita técnica de estudantes da UEA para acompanhar obras e ações socioambientais
Acadêmicos da UEA visitam obras do Prosai Parintins e conhecem avanços do programa no município
Dia da Consciência Negra: Escolas Estaduais combatem o racismo estrutural por meio de palestras e atividades culturais
Dia da Consciência Negra: Morador de quilombo, em Manaus, tem assistência do Melhor em Casa
Escolas estaduais de Manaus promovem atividades pedagógicas no Dia da Consciência Negra durante a semana
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?