Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Fundação Alfredo da Matta realiza 532 cirurgias dermatológicas em 28 dias do Opera+ Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Fundação Alfredo da Matta realiza 532 cirurgias dermatológicas em 28 dias do Opera+ Amazonas
Governo do Amazonas

Fundação Alfredo da Matta realiza 532 cirurgias dermatológicas em 28 dias do Opera+ Amazonas

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Em 28 dias de intensificação do mutirão Opera+ Amazonas, a Fundação Alfredo da Matta superou a meta da SES-AM e atendeu pacientes com lesões de câncer de pele.

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realizou 532 cirurgias dermatológicas durante os 28 dias de intensificação do mutirão Opera+ Amazonas, entre 21 de novembro a 18 de dezembro. O número supera a meta da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), que previa 516 cirurgias em 30 dias, e a maioria dos procedimentos teve como objetivo tratar lesões provocadas por câncer de pele.

Metas e alcance

De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, as intensificações do Opera+ Amazonas ocorrem em toda a REDE estadual, alcançando também o interior. A meta do Governo do Amazonas, segundo ela, é realizar 40 mil procedimentos eletivos, além do que já é feito na rotina dos hospitais. “No Alfredo da Matta, foi feito um trabalho intensivo de 28 dias no centro cirúrgico, no qual conseguimos um resultado muito importante junto àqueles pacientes com câncer de pele. Com isso, ampliamos a cesso e reduzimos tempo de espera”, disse.

Estrutura e operação

Para atingir o resultado, a Fuham mobilizou uma equipe de 50 servidores, formada por dermatologistas cirurgiões, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio administrativo. As ações ocorreram principalmente em mutirões realizados nos fins de semana, com trabalho concentrado no centro cirúrgico da instituição.

O diretor-presidente da Fundação, Carlos Chirano, afirmou que a intensificação foi realizada com apoio da SES-AM e executada pela Fuham. “É motivo de muito orgulho, poder entregar esse serviço a pessoas que esperavam por uma cirurgia de câncer de pele. A gente sabe que quem tem câncer tem urgência. Tivemos a oportunidade de fazer essa intensificação, nesse programa do Governo do Amazonas, com apoio da SES-AM e executado pela Fuham, que é uma instituição que tem dado contribuições valorosas para a saúde pública do estado”, disse.

Perfil dos pacientes e tipos de lesão

Segundo a enfermeira Kellen Garcês, gerente do Centro Cirúrgico da Fuham, a maioria dos pacientes atendidos no mutirão foi do sexo masculino, na faixa etária entre 60 e 80 anos. A lesão mais comum observada foi o CBC (carcinoma basocelular), tipo mais frequente de câncer de pele.

Entre os atendidos está o motorista Elias Ribeiro, de 73 anos, que passou pela sua quarta cirurgia para remoção de lesão na pele. Elias relatou a exposição ao sol durante a profissão: “Eu sou motorista de caminhão e trabalhei já muitos anos pegando sol na cara”, afirmou.

Assuntos nesse artigo:

#fuham, #fundacaohospitalaralfredodamatta, #operaamazonas, #cirurgiasdermatologicas, #cancerdepele, #sesam, #governoamazonas, #mutirao, #centrocirurgico, #dermatologia, #dermatologistas, #enfermagem, #cbccarcinomabasocelular, #equipe, #procedimentoseletivos, #516cirurgias, #532cirurgias, #40milprocedimentos, #eliasribeiro, #amazonas

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Retrospectiva 2025: aprovado incentivo para obra de drenagem em município afetado por calamidade
Próximo artigo PIB do Amazonas cresce 1,87% no 3º trimestre de 2025 e soma R$ 47,52 bilhões com indústria em alta

Mais notícias desta categoria

Na maternidade Azilda Marreiro, banho de sol de bebês também é momento de acolhimento às mães, no pós-parto

14 horas atrás

Dia das Polícias Civil e Militar: Data reforça investimento histórico no efetivo e avanços na segurança no Amazonas

15 horas atrás

Orquestra de Violões do Amazonas apresenta concerto ‘Nosso Brasil’ no Palácio da Justiça

16 horas atrás

Programa Mania de Ler leva literatura e diversão para crianças no Parque Rio Negro

16 horas atrás

Garantido lota Sambódromo com o lançamento do álbum ‘Parintins: Portal do Encantamento’

1 dia atrás

Biblioteca Pública do Amazonas promove tarde literária com atividades infantis

2 dias atrás

Dia dos Povos Originários: Mais Crédito Indígena fortalece geração de renda e autonomia no Amazonas

2 dias atrás

Com mais de 5 mil participantes, Polícia Militar do Amazonas realiza 40ª Edição da Corrida Tiradentes

2 dias atrás

No Dia dos Povos Indígenas, Cosama destaca impacto do Projeto Água Boa no interior do Amazonas

2 dias atrás

PMAM – 189 anos: Projeto de equoterapia fortalece inclusão e atende crianças no Amazonas

2 dias atrás

Durante celebração dos 189 anos da PMAM, governador interino Roberto Cidade destaca mais de R$ 1 bilhão em investimentos na segurança pública

2 dias atrás

Com mais de 600 leitos, CHS torna-se o maior complexo hospitalar do Norte do país

2 dias atrás
Ipaam realiza ação de regularização para criadores de abelhas sem ferrão em Parintins
Bastidores do Festival Amazonas de Ópera movimentam cadeia produtiva e impulsionam economia criativa no estado
Moradores da zona sul ganham Centro Social Chapéu de Zinco reformado e mais acesso a esporte e lazer
Dia dos Povos Originários: Governo do Amazonas garante direitos e dignidade aos 64 povos indígenas do estado
Parto raro de trigêmeos é realizado com sucesso na maternidade Ana Braga
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?