Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Escola Judicial realiza 2.ª edição do “Curso de Formação Inicial de Servidores” de 2024, abordando o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Escola Judicial realiza 2.ª edição do “Curso de Formação Inicial de Servidores” de 2024, abordando o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Escola Judicial realiza 2.ª edição do “Curso de Formação Inicial de Servidores” de 2024, abordando o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples

1 ano atrás
Compartilhar
8 Min Lidos
53602271918 3b1cab4176 c 1vvJLU

O curso que apresenta um panorama do funcionamento da estrutura do Tribunal e integra os 21 servidores recém-nomeados, falou sobre a importância do PNJLS.

A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM) realizou nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/03) a segunda turma do Curso de Formação Inicial de Servidores (CFIS) deste ano. Participaram desta edição, 21 servidores aprovados no concurso público realizado pelo TJAM em 2019 e recém-nomeados para o cargo de assistente judiciário.

 

O objetivo do programa é integrar os novos servidores e proporcionar a eles um panorama do funcionamento da instituição, bem como das ferramentas utilizadas na rotina de trabalho. Nesta edição, o conteúdo do CFIS também incluiu a implementarção da Linguagem Simples no Judiciário.

Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em novembro de 2023, o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples (PNJLS) consiste na adoção de iniciativas, projetos e práticas que sejam implementados em todos os segmentos e graus da Justiça, visando à utilização de uma linguagem inclusiva e que seja direta e de fácil compreensão de todos os que buscam seus direitos.

Mais do que um vocabulário simplificado, a linguagem simples presume a acessibilidade, adotando todas as formas de inclusão, como a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição e outras ferramentas, tudo para respeitar a dignidade do cidadão.

O diretor da Escola Judicial, desembargador Cezar Bandiera, destacou que os novos servidores irão iniciar uma carreira exercendo funções importantes, destinadas a atender as pessoas que esperam o melhor dos trabalhadores. E reafirmou que o objetivo da Escola é servir os servidores.

“Nós somos responsáveis pela construção da pacificação social de uma sociedade melhor e de atender as renúncias sociais. Quando somos demandados, devemos ser gentis, receptivos, tendo amor, empatia e compaixão, pois esse é o sentimento que nos faz humanos”, declarou o magistrado.

O secretário-geral da Escola Judicial, Rafael Santos, frisou que o CFIS é pensado para “dar a segurança necessária para o cumprimento de um novo trabalho por esses novos servidores, e, enquanto Escola, desejamos que os mesmos sigam nesse caminho da busca de aperfeiçoamento profissional, acadêmico e pessoal”. Rafael completou sua fala afirmando que espera que os servidores “implementem a Linguagem Simples em seu dia a dia, para que seu ingresso resulte na maior qualidade da prestação jurisdicional, objetivo fim do nosso TJAM”.

Primeiro dia

Na quinta-feira (21), a abertura do CFIS foi realizada pelo coordenador de Cursos da Escola Judicial, juiz Paulo Feitoza, que deu as boas-vindas aos novos servidores e contou suas experiências no Tribunal.

A servidora Roberta Santos, chefe da Seção de Desenvolvimento de Competências da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep/TJAM)”, compartilhou informações sobre a vida funcional do servidor (férias, licenças, marcação de ponto), cujos registros são de responsabilidade da Segep.

Em seguida, a chefe da Seção de Avaliação de Desempenho, Rosana Nunes, explicou como é realizado o Estágio Probatório, desde a duração até como são avaliados os servidores que participam.

A secretária de Planejamento do TJAM, Márcia Rizatto, abordou a temática das “Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, apresentando as ferramentas disponíveis para acompanhamento dos indicadores dos principais itens do “Prêmio CNJ de Qualidade”, esclarecendo como são feitos os cálculos para as premiações, como acessar a Intranet e como visualizar quantos processos estão pendentes dentro das unidades judiciais.

O coordenador do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica do TJAM, José Edson Ferreira, mostrou as metas do Tribunal de Justiça do Amazonas para o ano de 2024, bem como os 18 painéis de Business Intelligence utilizados pelo TJAM atualmente.

Servidor da Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade do Tribunal, Ivan Cheik mostrou como funciona o Plano de Logística Sustentável (PLS), que objetiva o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos, bem como a redução do desperdício e o consumo consciente de materiais; além de fomentar a inclusão de práticas relacionadas à tríade sustentabilidade, racionalização e consumo consciente.

O primeiro dia foi finalizado com a participação da integrante da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJAM, assistente social Jessica Oran, que colocou em perspectiva como são, em nível estratégico, as ações de acessibilidade e inclusão e quais são os principais Normativos de Acessibilidade.

Segundo dia

Nesta sexta-feira (22), a programação do CFIS iniciou com a fala do desembargador Cezar Bandiera, diretor da Ejud, que lembrou qual a missão dos servidores ao entrarem no Judiciário: servir o povo.

O servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic/TJAM), Washington Neto, apresentou um panorama dos principais sistemas utilizados no Tribunal, além de dar algumas dicas de segurança no cotidiano da atuação dos recém-empossados.

O secretário-geral da Escola, Rafael Santos, abordou o funcionamento do Projudi, como utilizá-lo da forma mais eficiente, e a importância da Linguagem Simples no Judiciár io. Em seguida, o assistente judiciário Leandro Oliveira esclareceu como funciona o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que é uma ferramenta utilizada pelo Tribunal para facilitar a produção e gestão de documentos e processos.

O coordenador de consultoria da Secretaria de Auditoria Interna, Adriano Soares, abordou mais sobre o “Código de Ética e Conduta”, e o Programa de Integridade, que é “um conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta”. Na sequência, Laís Arruda, da Secretaria de Arquivo e Memória Institucional (SEAMI), falou sobre o conceito e a importância da gestão de documentos, as fases e a legislação arquivística.

O secretário de Orçamento e Finanças do Tribunal explicou como funciona o Regime de Previdência Complementar do Estado do Amazonas (RPC), como foi a migração para o RPC e quais as variáveis analisáveis.

 

 

#ParaTodosVerem – A imagem que ilustra a matéria, mostra o secretário-geral da Escola Judicial, Rafael Santos, com uma blusa branca, calça cinza escuro e gravata cinza, em frente ao quadro branco com um slide verde escuro sendo refletido, com os dizeres “Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples e Acesso à Justiça no Amazonas”, em amarelo.

 

Nicolle Brito | Ejud

Fotos: Chico Batata e Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6666 / 993160660

 

 

Tags:AmazonasEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior OAB Homenagem2 jTegMZ Juízas do TJAM são homenageadas em evento da OAB/AM
Próximo artigo WhatsApp Image 2024 03 22 at 12.33.06 PM bT5yBG Esmam promove primeira atividade do “Projeto Gerações” do ano de 2024

Mais notícias desta categoria

Novas Viaturas Tiago Correa 5 1024x682 1

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

24 horas atrás
tarifa do Zona Azul

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

1 dia atrás
VOLUME DE DROGAS APREENDIDO PELO AMAZONAS EM 2025 E O MAIOR EM RELACAO AOS ULTIMOS 10 ANOS FOTOS ERLON RODRIGUES PC AM BEATRIZ SAMPAIO PC AM DIEGO PERES SECOM DIVULGACAO PMAM 4 1024x576 1

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

2 dias atrás
SEAS CENTROS DIVULGACAO 5 1024x682 1

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

4 dias atrás
UGPE REGIONALIZACAO DO SANEAMENTO NO AMAZONAS FOTO TIAGO CORREA UGPE 04 1 1 1024x683 1

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

5 dias atrás
Procon AM Notificacao Cinema 1024x689 1

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

5 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 17 at 093549 1024x682 1

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

5 dias atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás
564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
Deputado Mario Cesar Filho presidente da CDC anuncia nova edicao da E28098Operacao Limpa Nome Foto Leandro Cardoso 1024x684 Jj934Q

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás
Projeto de Debora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas e aprovado na Aleam Foto Daniel Nogueira kgMoJm

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

PL que institui Semana Municipal de Adoção Tardia de Crianças e Adolescentes, é aprovado na CMM

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Projeto de Dr. Daniel que considera associação católica de Utilidade Pública, é aprovado na CMM

Em tempo recorde, prefeitura conclui obra na Mário Ypiranga

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?