Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Escola Judicial do TJAM realiza “1.º Congresso de Pesquisa Judiciária no Amazonas”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Escola Judicial do TJAM realiza “1.º Congresso de Pesquisa Judiciária no Amazonas”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Escola Judicial do TJAM realiza “1.º Congresso de Pesquisa Judiciária no Amazonas”

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

“A Ciência em Prol do Sistema de justiça em Contextos Amazônicos” e “Pesquisa Judiciária no Tribunal de justiça do Amazonas” foram os temas que marcaram a programação do evento na manhã desta quarta-feira.

A escola Judicial do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) realizou o 1.º Congresso de Pesquisa Judiciária no Amazonas (CPJAM) na manhã desta quarta-feira (02/10), com apoio do Grupo de Pesquisas Judiciárias e do Laboratório de Inovação do TJAM. O evento foi realizado no auditório Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, localizado no prédio anexo à sede do Poder Judiciário na capital do Amazonas.

Participaram da mesa de honra da solenidade o juiz do TJAM e coordenador de cursos da escola Judicial, Paulo Feitoza, representando o diretor da Ejud, desembargador Cezar Bandiera; o diretor da escola Superior de Advocacia do Amazonas (ESA-AM) e procurador do Estado do Amazonas (PGE-AM), Carlos Alberto de Moraes; a presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Lúcia Maria Viana; a pesquisadora do departamento de pesquisas judiciária do Conselho Nacional de justiça (CNJ) e palestrante, Olívia Pessoa; o secretário-geral da Ejud, Rafael Santos; a diretora da 1.ª Vara da Família da Comarca de Manaus, Mônica Mendonça; e a secretária de Controladoria Prévia da escola da Magistratura do Amazonas (Esmam) e pedagoga do TJAM, Miriam Falcão.

Após o discurso de abertura, realizado pelo coordenador de cursos da Ejud, Paulo Feitoza, Olivia Pessoa ministrou a palestra “A Ciência em Prol do Sistema de justiça em Contextos Amazônicos”. Para a pesquisadora, é imprescindível “falar sobre pesquisa empírica e aplicada, especialmente no que visa a informar a tomada de decisão e construção de políticas judiciárias, olhando para as singularidades e peculiaridades do estado do Amazonas.”

Com a conclusão da palestra, houve a realização da Mesa-Redonda com o tema “Pesquisa Judiciária no Tribunal de justiça do Amazonas”, composta pelo diretor da divisão de Gestão e Projetos do Tribunal, Bruno Oliveira, e pelas mestres em justiça Administrativa, Mônica Mendonça e Miriam Falcão.

Para a diretora da 1.ª Vara da Família da Comarca de Manaus e participante da mesa-redonda, Mônica Mendonça, o evento “foi muito gratificante e garantiu um retorno para os jurisdicionados e para os demais servidores, visto que apresentamos as nossas dissertações de mestrado em justiça Administrativa, realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense”.

Segundo Míriam Falcão, analista judiciária e mestre em justiça Administrativa, o CPJAM promove o encontro da academia e da pesquisa com o Poder Judiciário, com o intuito de buscar a melhor prestação de serviço e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Judiciário. “Pude participar da mesa-redonda e apresentar a minha dissertação de mestrado, que aborda a participação feminina em cargos e funções dentro do Poder Judiciário, trazendo uma análise de dados e mostrando o quanto avançamos neste quesito”, declarou.

A organização do evento contou com o apoio do Grupo de Pesquisas Judiciárias da TJAM e Laboratório de Inovação do TJAM. Segundo a secretária da Comissão do Grupo de Pesquisas Judiciárias do TJAM, Gizelly Caroline França Guimarães, “a iniciativa foi muito importante e contribuiu para compreender as temáticas relacionadas à pesquisa judiciária no Tribunal de justiça do Amazonas, que PODE levar a melhorias na eficiência do funcionamento do sistema judicial amazonense, por meio da pesquisa empírica, e posterior análise de dados e indicadores, que contribuem para a tomada de decisões baseada em evidências, as melhorias na prestação jurisdicional, bem como contribui para enfrentarmos desafios identificados no processo de pesquisa.”

A programação do evento continuou durante a tarde com a Cerimônia de Premiação do Concurso desembargadora “Nayde Vasconcelos”. Serão entregues as premiações para as autoras dos 4 artigos vencedores, um de cada um dos eixos temáticos.

 

 

Texto: Gabriel Horta | EJUD
Foto: Chico Batata | TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Juízes da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do TJAM fazem visita técnica ao Instituto Penal Antônio Trindade
Próximo artigo Suframa conhece inovações do portfólio da Orient no PIM

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança

3 horas atrás

Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados

5 horas atrás

Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025

7 horas atrás

FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções

8 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível

21 horas atrás

Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público

1 dia atrás

Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas

1 dia atrás

Designer de Sobrancelhas: Curso Gratuito em Manaus

1 dia atrás

Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades

4 dias atrás

FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade

4 dias atrás

Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico

5 dias atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto

5 dias atrás
Educa Nise: 105 escolas e conscientização sobre bullying
Residencial Carlos Braga – Novo lar em Manaus
Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus
Secretaria de Educação convoca 61 candidatos do PSS
Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?