Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Emoção marca união de casais homoafetivos em cerimônia realizada pelo TJAM e instituições parceiras no Centro de Detenção Feminino  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Emoção marca união de casais homoafetivos em cerimônia realizada pelo TJAM e instituições parceiras no Centro de Detenção Feminino  
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Emoção marca união de casais homoafetivos em cerimônia realizada pelo TJAM e instituições parceiras no Centro de Detenção Feminino  

9 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
casoriohomo1 8slklF

Seis casais oficializaram a união, com o apoio do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Proteção a Pessoas Socialmente Vulneráveis e do Núcleo de Advocacia Voluntária do Tribunal.

Emoção, declarações de amor e até reencontros familiares marcaram a manhã desta quinta-feira (07/11) no Centro de Detenção Feminino (CDF), localizado na BR-174, em Manaus, quando seis casais homoafetivos oficializaram união civil, com direito à marcha nupcial e à presença de familiares dos noivos, em cerimônia organizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas com o apoio de instituições parceiras.

A iniciativa de realização da cerimônia foi do Núcleo de Advocacia Voluntária (NAV) e do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Proteção de Pessoas Vulneráveis, da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (NAPPV/CGJ)) -, em parceria com o Grupo Permanente de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJAM), do 8.º Cartório de Registro Civil da Pessoa Naturais de Manaus, da Comissão LGBT da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

A parceria para a realização do Casamento Coletivo no Centro de Detenção Feminino (CDF) envolveu diversos órgãos com o objetivo de promover a cidadania e fortalecer os vínculos familiares das reeducandas.

A cerimônia foi conduzida pela juíza de paz Débora Katelen Horta de Aquino, designada pela Corregedoria de Justiça, e contou ainda com a presença do juiz de direito Glen Paulain, que representou a supervisora do GMF/TJAM, desembargadora Luiza Cristina Marques; da coordenadora do NAV/TJAM, Isabelle Perasa Albuquerque; da oficiala interina do 8.º Registro Civil das Pessoas Naturais de Manaus, Larisse Moura Silva; do secretário executivo adjunto da Seap, tenente-coronel Wallace Almeida; do diretor-adjunto do Centro de Detenção Feminina, Augusto Neto; da vice-presidente e do secretário-geral da Comissão LGBTQIAPN+ da OAB/CAAM, Fernanda Monteiro e Rodrigo Mustafa, respectivamente; entre outras autoridades.

O juiz Glen Paulain destacou a importância da celebração e a humanização do espaço onde houve a cerimônia. “Celebrações como esta mostram que a vida continua. Essas moças foram presas, cometeram crimes, estão aqui cumprindo suas penas no CDF, mas sua vida civil continua. E aqui esses seis casais estão bastante felizes, graças a Deus, e que Deus dê certo e abençoe a união delas”, disse o magistrado.

A coordenadora do NAV/TJAM, Danielle Perasa, ressaltou que o evento realizado em parceria com o GMF e com a Corregedoria-Geral de Justiça foi o primeiro casamento coletivo de pessoas vulneráveis no Centro de Detenção Feminina; e que a atuação do Núcleo de Advocacia Voluntária foi, principalmente, identificar a demanda após a realização do primeiro mutirão LGBTQIA+ realizado na unidade pelo TJAM.

“O núcleo de advocacia esteve anteriormente no centro de detenção, deu apoio jurídico, oferecendo consultoria sobre os processos delas e surgiu essa demanda, com muitas perguntando se poderíamos fazer o reconhecimento de união estável e o casamento. Levamos essa ideia para a desembargadora Luiza Cristina, do grupo de monitoramento carcerário, e para a Corregedoria-Geral, que foi totalmente acolhida pelo desembargador Jomar Fernandes”, frisou Danielle.

A oficiala Larisse Moura também destacou que a cerimônia desta quinta-feira representou uma continuidade do casamento coletivo realizado no Largo São Sebastião (em 19 de julho), que formalizou a união de 164 casais socialmente vulneráveis, abrangendo o público LGBTQIA+, PCDs, indígenas, idosos, pessoas com enfermidades e outros. “Naquela oportunidade não tivemos como atender as pessoas encarceradas e isso está sendo feito hoje, nesta celebração especial”, explicou.

Para a vice-presidente da Comissão LGBTQIA+ da OAB/CAAM, Fernanda Monteiro, o casamento civil garante a pensão, a adoção e outros direitos para os casais. “Essas pessoas que estão aqui têm os mesmos direitos de quem está lá fora. Esse evento é uma questão de dignidade e respeito para pessoas que escolheram um parceiro para viver, independentemente de orientação sexual, etnia, religião ou qualquer motivo que seja”, destaca a advogada.

Depoimentos

Os noivos e noivas falaram da emoção que sentiram naquele que foi um dos dias mais importantes de suas vidas.

“Estou tremendo de nervoso. É o dia mais especial da minha vida. Nós nos conhecemos lá fora e nos reencontramos novamente aqui no presídio. Quero estar com ela toda a vida”, disse um dos noivos, antes do matrimônio.

“Eu sempre quis me casar. E hoje chegou o dia, com essa pessoa que eu amo”, falou uma das noivas.

A manhã também foi de reencontros afetivos familiares, como de uma das noivas que reviu, após seis anos, o seu próprio irmão, que cumpre pena no Instituto Prisional Antônio Trindade (Ipat). O reencontro foi possível graças à autorização concedida pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.

 

#PraTodosVerem: 

 

Texto: Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasFiscalizaçãoManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Apresentacao do RDQA na Aleam Foto Evandro Seixas SES AM 3 Na Aleam, SES-AM apresenta relatório dos investimentos na saúde, no período de janeiro a agosto deste ano
Próximo artigo Deputado Cabo Maciel encaminhou Requerimento para ampliacao da pista do aeroporto de Carauari Foto Paulo Ferraz 1024x683 qLAAmO Deputado Cabo Maciel encaminhou Requerimento para ampliação da pista do aeroporto de Carauari

Mais notícias desta categoria

Fonte Boa e Jutai Foto Janailton Falcao 1 1024x682 1

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

9 horas atrás
Detran AM Remocao Carros Racha Creditos Divulgacao Detran AM 3 1024x771 1

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

10 horas atrás
d4f224f9 a6bd 4aba 8cc8 49a85790cd7c

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

1 dia atrás
obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

1 dia atrás
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

1 dia atrás
IMG 7343

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

2 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 23 at 135000 2

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

2 dias atrás
CETAM EaD FOTO CLEUDILON PASSARINHO ASSCOM CETAM 1 1024x683 1

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

2 dias atrás
UGPE OFICINA DE CHOCOLATE FOTO TIAGO CORREA UGPE01 1024x683 1

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

3 dias atrás
Novas Viaturas Tiago Correa 5 1024x682 1

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

4 dias atrás
tarifa do Zona Azul

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

4 dias atrás
VOLUME DE DROGAS APREENDIDO PELO AMAZONAS EM 2025 E O MAIOR EM RELACAO AOS ULTIMOS 10 ANOS FOTOS ERLON RODRIGUES PC AM BEATRIZ SAMPAIO PC AM DIEGO PERES SECOM DIVULGACAO PMAM 4 1024x576 1

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

5 dias atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?