Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em visita a Manaus, delegação do Banco Mundial conhece projetos e ações socioambientais do Prosamin+
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em visita a Manaus, delegação do Banco Mundial conhece projetos e ações socioambientais do Prosamin+
Governo do Amazonas

Em visita a Manaus, delegação do Banco Mundial conhece projetos e ações socioambientais do Prosamin+

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Programa que retira famílias de áreas de risco de alagação é referência internacional

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

As obras e ações do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) receberam, nesta terça-feira (28/01), a atenção da delegação do Banco Mundial, que está em missão de imersão na capital amazonense. O grupo conheceu o Parque Jefferson Peres, no centro, a Comunidade da Sharp, no Armando Mendes, zona leste, o viário entre as avenidas Silves e Maués, na Cachoeirinha, zona sul, e o residencial Rodrigo Otávio, no Japiim, zona sul de Manaus. À tarde, a diretoria da instituição reuniu-se com o governador Wilson Lima.

A visita foi conduzida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo. Ele apresentou as inovações da etapa atual do Prosamin+, que já retirou mais de 3 mil famílias de áreas de risco de alagamento em Manaus e é referência internacional.

“Apresentamos o histórico do programa, falamos sobre as inovações, fomos visitar uma área que ainda não passou pelo reassentamento, que está em obras, além do residencial Rodrigo Otávio, onde conheceram os apartamentos e conseguiram conversar com os moradores, sendo recebidos com muito carinho por eles e conhecendo mais sobre o programa”, relatou Campêlo.

A especialista sênior na área de Desenvolvimento Urbano, Emanuela Monteiro, contou que o Banco Mundial enviou uma equipe grande para Manaus, incluindo diretores, para realizar uma imersão na Amazônia e buscar colocar em prática a estratégia para a região, que se chama Amazônia Viva e tem a habitação como um dos pilares.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

“Para nós, era muito importante poder demonstrar o tipo de desafio que a população do Amazonas vive, principalmente em contextos urbanos. E aí, por óbvio, a escolha foi apresentar o Prosamin, que é um programa de sucesso, reconhecido nacional e internacionalmente”, disse Emanuela Monteiro.

O Programa Amazônia Viva é uma iniciativa do Grupo do Banco Mundial, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para fortalecer a proteção da floresta amazônica e fomentar oportunidades econômicas inclusivas e baseadas na natureza, para a população.

Na segunda-feira (27/01), o banco promoveu o Seminário Desafios da Amazônia e Programa Amazônia Viva, tendo um dos painéis presidido pelo secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo. O seminário foi no Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) e reuniu representantes de órgãos do Governo do Estado e organizações não governamentais, além de pesquisadores.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Roteiro

A delegação iniciou a visita pelo Parque Jefferson Peres, no centro de Manaus, onde os participantes puderam observar como o Prosamin+ vem contribuindo, ao longo dos anos, para a transformação de áreas degradadas pelas ocupações irregulares e desordenadas, em espaços urbanos, beneficiando toda a cidade.

A equipe do Banco Mundial também foi até a Comunidade da Sharp, na zona leste, onde o Prosamin+ está executando obras de saneamento básico, habitação, mobilidade urbana e reflorestamento. A equipe visitou uma área onde ainda há famílias morando em palafitas, que serão reassentadas, e o local onde está sendo construído um conjunto habitacional.

A comitiva também conheceu o projeto de reflorestamento, uma inovação no programa, que conta com um viveiro de mudas, o Escritório Local (ELO) Verde, iniciativa inédita em obras públicas no Amazonas. No ELO Verde já foram produzidas cerca de 15 mil mudas de mais de 30 espécies que serão usadas no reflorestamento.

Os visitantes conheceram, ainda, a obra de ligação viária entre as avenidas Silves e Maués, que está em fase de conclusão na zona sul, para ligar o Distrito Industrial ao Porto da Manaus Moderna, além do Parque Residencial General Rodrigo Otávio, já entregue pelo programa, no Japiim, zona sul.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Impactos gerados

O Prosamin vem sendo realizado em Manaus desde 2006, com o objetivo de contribuir para a solução dos problemas ambientais, sociais e urbanísticos que afetam a população, prioritariamente, nas áreas dos igarapés. Ao longo desses anos, cerca de 15 mil famílias foram reassentadas de áreas de risco de alagamento em igarapés tomados por ocupações irregulares.

Na atual gestão, como Prosamin+, trouxe várias inovações na tipologia do habitacionais, reflorestamento e ações voltadas para a política de gênero, incluindo a parceria com a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), na criação do Observatório de Gênero, mecanismo voltado para o monitoramento e prevenção da violência contra mulheres.

O post Em visita a Manaus, delegação do Banco Mundial conhece projetos e ações socioambientais do Prosamin+ apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas garante atendimento a migrantes, refugiados e apátridas no PAC Compensa, zona oeste de Manaus
Próximo artigo Operação Choque de Ordem, do Governo do Amazonas, reforça combate à criminalidade no Centro de Manaus e prende três suspeitos

Mais notícias desta categoria

Governador interino Roberto Cidade reforça ações de esporte e lazer com entrega do Centro Social Chapéu de Zinco, na Betânia

19 horas atrás

Malária: FVS-RCP apresenta TELEMAL+ e amplia caminho para atendimento especializado no interior do estado

21 horas atrás

Governo do Amazonas mantém funcionamento de serviços essenciais durante feriado de Tiradentes

21 horas atrás

Reconhecimento Nacional: FVS-RCP conquista 1º lugar na ExpoEpi com experiência inovadora em vigilância comunitária

21 horas atrás

Bê-á-bá Digital: FUnATI lança projeto de letramento digital voltado a pessoas idosas

21 horas atrás

SES-AM intensifica ações de prevenção e participa do “Pit Stop da Saúde no Trânsito”, em Humaitá

22 horas atrás

SES-AM divulga funcionamento da rede de urgência e emergência no feriado de Tiradentes

22 horas atrás

Codajás recebe ações de educação ambiental do Ipaam a partir de segunda-feira

22 horas atrás

Governo do Amazonas destina mais de R$ 230 milhões para obras urbanas e habitacionais do Prosai Parintins

23 horas atrás

Mulheres em tratamento de lesões pré-malignas do colo do útero podem se vacinar contra o HPV

23 horas atrás

Governo do Amazonas lança o 27º Festival Amazonas de Ópera no Teatro Amazonas

23 horas atrás

‘Mega Castração Amazonas’ recebe reconhecimento nacional de maior número de castrações de animais realizadas em um único local em 8 horas

23 horas atrás
Sedecti aponta caminhos para transformar bioeconomia em negócios e investimentos no Amazonas
Amazonas Meu Lar: governador interino Roberto Cidade acompanha avanço das obras no Residencial Tarumã
Defesa Civil do Amazonas reúne prefeitos e Associação Amazonense de Municípios para alinhar estratégias de enfrentamento à vazante de 2026
Hospital do Sangue completa primeiro mês com atendimento consolidado e avanço histórico na saúde do Amazonas
Secretaria de Educação convoca 118 candidatos aprovados no PSS para Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?