Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em Tefé, juiz formaliza união de 154 casais, incluindo seis pessoas com deficiência auditiva que acompanharam a cerimônia por meio da tradução em Libras  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Em Tefé, juiz formaliza união de 154 casais, incluindo seis pessoas com deficiência auditiva que acompanharam a cerimônia por meio da tradução em Libras  
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Em Tefé, juiz formaliza união de 154 casais, incluindo seis pessoas com deficiência auditiva que acompanharam a cerimônia por meio da tradução em Libras  

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O magistrado Rômulo Garcia Barros Silva, titular da 2.ª Vara da Comarca, presidiu a cerimônia organizada pela Secretaria de assistência social e Cidadania do Município, na primeira edição do “Projeto Unidos pelo Matrimônio”.

O juiz Rômulo Garcia Barros Silva, titular da 2.ª Vara da Comarca de Tefé (município distante 525 quilômetros de Manaus), presidiu na última sexta-feira (14/06) a cerimônia que formalizou a UNIÃO civil de 154 casais, entre eles 3 casais de deficientes auditivos. A cerimônia aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) do município e marcou a 1.ª edição do “Projeto Unidos pelo Matrimônio”, lançado pela Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de assistência social e Cidadania.

O magistrado já realizou casamento coletivo indígena, na comunidade de Belém do Solimões (Tabatinga), com a tradução simultânea para a língua Ticuna, mas ainda não havia atuado com intérpretes de Libra.

“O evento foi realizado de maneira inclusiva e esta é uma preocupação que o Poder Judiciário vem reforçando diuturnamente, seguindo as diretrizes de atos normativos que integram os preceitos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei de Inclusão da pessoa com deficiência (Lei n.º 13.146/2015). Assim, buscamos atender às necessidades de cada um dos jurisdicionados, para que eles não somente participem formalmente desse tipo de celebração, mas de fato entendam tudo o que está sendo dito e celebrem o amor com a realização do casamento”, afirmou o magistrado.

A cerimônia foi traduzida em Libras por intérpretes locais. A intérprete de Libras Ruth Sousa ressaltou a importância da experiência de interpretar a cerimônia para três casais de surdos. “Para mim foi muito gratificante e emocionante porque Libras é a segunda língua mais falada no Brasil e acredito que é muito importante interpretar em eventos com amor e empatia pela comunidade surda e isso é de extrema importância para quem deseja ser profissional nessa área”, disse.

De acordo com a assessoria de imprensa do Município, o “Projeto Unidos pelo Matrimônio” propiciou aos casais diversos itens, incluindo vestido de noiva, alianças e buquê, com o apoio de instituições parceiras e doadores.

 

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria mostra o registro fotográfico do casamento coletivo presidido pelo juiz Rômulo Garcia Barros Silva, titular da 2.ª Vara da Comarca de Tefé; na imagem, o magistrado, à direita, aparece ao lado de um dos casais que contraiu matrimônio  

 

Texto: Sandra Bezerra

Foto: Acervo da Comarca

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:    [email protected]

(92) 993160660

 

 

Tags:AmazonasManausTabatingaTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Militar do Amazonas prende dois homens pelo crime de violência doméstica
Próximo artigo Comissão de Ciência e Tecnologia da Aleam visita Embrapa para impulsionar estudos na Amazônia

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

2 dias atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

2 dias atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

2 dias atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

2 dias atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

3 dias atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

3 dias atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

3 dias atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

3 dias atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

3 dias atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

3 dias atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

4 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

4 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?