Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Em Tefé, juiz formaliza união de 154 casais, incluindo seis pessoas com deficiência auditiva que acompanharam a cerimônia por meio da tradução em Libras  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Em Tefé, juiz formaliza união de 154 casais, incluindo seis pessoas com deficiência auditiva que acompanharam a cerimônia por meio da tradução em Libras  
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Em Tefé, juiz formaliza união de 154 casais, incluindo seis pessoas com deficiência auditiva que acompanharam a cerimônia por meio da tradução em Libras  

Por
Última atualização: 17 de junho de 2024
3 Min Lidos
Compartilhar

O magistrado Rômulo Garcia Barros Silva, titular da 2.ª Vara da Comarca, presidiu a cerimônia organizada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Município, na primeira edição do “Projeto Unidos pelo Matrimônio”.

O juiz Rômulo Garcia Barros Silva, titular da 2.ª Vara da Comarca de Tefé (município distante 525 quilômetros de Manaus), presidiu na última sexta-feira (14/06) a cerimônia que formalizou a união civil de 154 casais, entre eles 3 casais de deficientes auditivos. A cerimônia aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) do município e marcou a 1.ª edição do “Projeto Unidos pelo Matrimônio”, lançado pela Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

O magistrado já realizou casamento coletivo indígena, na comunidade de Belém do Solimões (Tabatinga), com a tradução simultânea para a língua Ticuna, mas ainda não havia atuado com intérpretes de Libra.

“O evento foi realizado de maneira inclusiva e esta é uma preocupação que o Poder Judiciário vem reforçando diuturnamente, seguindo as diretrizes de atos normativos que integram os preceitos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015). Assim, buscamos atender às necessidades de cada um dos jurisdicionados, para que eles não somente participem formalmente desse tipo de celebração, mas de fato entendam tudo o que está sendo dito e celebrem o amor com a realização do casamento”, afirmou o magistrado.

A cerimônia foi traduzida em Libras por intérpretes locais. A intérprete de Libras Ruth Sousa ressaltou a importância da experiência de interpretar a cerimônia para três casais de surdos. “Para mim foi muito gratificante e emocionante porque Libras é a segunda língua mais falada no Brasil e acredito que é muito importante interpretar em eventos com amor e empatia pela comunidade surda e isso é de extrema importância para quem deseja ser profissional nessa área”, disse.

De acordo com a assessoria de imprensa do Município, o “Projeto Unidos pelo Matrimônio” propiciou aos casais diversos itens, incluindo vestido de noiva, alianças e buquê, com o apoio de instituições parceiras e doadores.

 

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria mostra o registro fotográfico do casamento coletivo presidido pelo juiz Rômulo Garcia Barros Silva, titular da 2.ª Vara da Comarca de Tefé; na imagem, o magistrado, à direita, aparece ao lado de um dos casais que contraiu matrimônio  

 

Texto: Sandra Bezerra

Foto: Acervo da Comarca

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:    [email protected]

(92) 993160660

 

 

Tags:AmazonasManausTabatingaTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Programas do Governo do Amazonas são indicados ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
16 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas alerta para golpes envolvendo o Auxílio Estadual

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
16 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sepror leva curso de Estratégias de Comercialização da Produção Agrícola a produtores da zona rural de Manaus

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
16 de maio de 2025
Governo do Amazonas

SSP-AM realizou mais de 1,5 mil atendimentos durante a “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se”

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
16 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Faça Bonito nas escolas: Sejusc lança campanha de combate à exploração sexual infantojuvenil na rede estadual

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
16 de maio de 2025
Governo do Amazonas

ência, ancestralidade e saúde pública ocupam espaços no Largo São Sebastião com o Pint of Science 2025

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
16 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?