Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em parceria com a EJUD e Seduc, Central de Justiça Restaurativa realiza curso de formação voltado para professores dos 61 municípios do interior do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Em parceria com a EJUD e Seduc, Central de Justiça Restaurativa realiza curso de formação voltado para professores dos 61 municípios do interior do Amazonas
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Em parceria com a EJUD e Seduc, Central de Justiça Restaurativa realiza curso de formação voltado para professores dos 61 municípios do interior do Amazonas

12 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Por meio de curso transmitido via Centro de Mídias de educação, projeto tem como foco a capacitação dos educadores, fornecendo a eles, técnicas e fundamentos de justiça Restaurativa.

 

O Poder Judiciário Estadual, por meio de uma ação realizada pela escola Judicial (EJUD) e pela Central de justiça Restaurativa realizou nesta segunda-feira (19/08), a abertura do projeto “Formação de Facilitadores”, por meio do qual serão capacitados professores da REDE pública estadual dos 61 municípios do interior do Amazonas.

O projeto tem como foco a capacitação dos educadores com técnicas e fundamentos de justiça Restaurativa e a abertura das atividades marcou o fortalecimento da parceria entre o Poder Judiciário e a Secretaria de Estado da educação (SEDUC).

Realizado por meio de transmissão ao vivo, para todo o Amazonas, a partir do Centro de Mídias de educação do Amazonas o evento online foi conduzido pelo diretor da EJUD, desembargador Cezar Bandiera e contou com mediação do juiz coordenador do Programa justiça Restaurativa no Judiciário Estadual, Luís Cláudio Chaves.

A atividade contou, também, com a participação da secretária de Estado de educação, Arlete Mendonça e, por meio de videoconferência, do coordenador do Comitê Gestor da justiça Restaurativa do Conselho Nacional de justiça (CNJ), o conselheiro Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha.

De acordo com o desembargador Cezar Bandiera, o lançamento da formação representa um grande passo para a disseminação da justiça Restaurativa, sobretudo, no interior do Amazonas, em uma atuação sólida em cumprimento às diretrizes do CNJ, que visa levar a pacificação e fomentar a harmonia no ambiente escolar. “O Poder Judiciário avança e é pioneiro no nosso País neste segmento de atuação. Uma atuação, aliás, com a abrangência total em todos os municípios do Estado. A parceria com a SEDUC, neste sentido, possibilitará que cheguemos a locais remotos e às fronteiras mais distantes do nosso Estado, indo ao encontro do que vislumbramos na atuação institucional da EJUD”, afirmou o desembargador.

Para o juiz Luiz Cláudio a medida vai democratizar o acesso à informação, dando aos professores, que estão diariamente com os estudantes, conhecimento de como proceder em situações de conflito entre alunos. “Chegaremos a comunidades localizadas no meio da floresta e assim, pretendemos democratizar o acesso à informação, à cultura de paz, a essa forma dialógica de resolver os problemas que é a proposta primordial da justiça Restaurativa. Hoje, no primeiro eixo do programa, iniciamos a formação teórica conforme recomendado pelo CNJ. Posteriormente, na segunda fase, nós vamos iniciar as formações presenciais dos 11 maiores municípios do Amazonas. Ato contínuo, na fase seguinte, vamos atingir os 50 municípios restantes em formações em municípios-polo, contemplando encontros presenciais em localidades de todas as calhas de rios”, explicou o magistrado, mencionando o compromisso do TJAM com a iniciativa, mediante o apoio da presidência da Corte e da EJUD.

Conforme o juiz Luís Cláudio Chaves, os cursos serão ministrados por servidores do Tribunal de justiça do Amazonas, com formação em justiça Restaurativa e a parceria entre o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) e Secretaria de Estado da educação e Desporto Escolar (SEDUC) foi firmada em abril deste ano, na assinatura do Acordo de Cooperação Técnica n.º 21/2024 (ACT) visando à sensibilização e capacitação de profissionais da REDE estadual de ensino em justiça Restaurativa e apoio à disseminação da cultura da paz e de práticas restaurativas nas escolas estaduais.

 

Asafe Augusto
Fotos: Marcus Phellipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660

 

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com mais de 2 mil audiências agendadas em processos que apuram a prática de violência contra as mulheres, TJAM inicia a 27.ª edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”
Próximo artigo Nota de Pesar – Sra. Cecília Idelmara Saldanha Antony

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança

6 horas atrás

Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados

8 horas atrás

Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025

10 horas atrás

FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções

11 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível

24 horas atrás

Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público

1 dia atrás

Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas

1 dia atrás

Designer de Sobrancelhas: Curso Gratuito em Manaus

2 dias atrás

Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades

4 dias atrás

FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade

4 dias atrás

Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico

5 dias atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto

5 dias atrás
Educa Nise: 105 escolas e conscientização sobre bullying
Residencial Carlos Braga – Novo lar em Manaus
Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus
Secretaria de Educação convoca 61 candidatos do PSS
Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?